ODATA-DataCenter-Remoto-Startup

Entenda como Data Centers remotos estão ajudando as startups a ganharem escala

Leitura de 6 minutos
30/03/22

Em um ritmo cada vez mais acelerado, as startups vêm se estabelecendo como potências de inovação no mundo empresarial. E mesmo em um período de instabilidade política e econômica, com a inflação atingindo níveis incômodos, o ecossistema não para de crescer.

De acordo com o Distrito, só nos primeiros dois meses de 2022, startups brasileiras já acumularam a cifra de US$ 1,36 bilhão em investimentos. Ainda segundo a empresa de inovação, este valor supera a marca registrada no mesmo período de 2021, ano considerado recorde para o ecossistema.

Para acelerar a evolução do negócio, as startups precisam considerar a expansão das aplicações de TI como parte de seu crescimento e da estabilidade da operação. Isso porque, para o sucesso de uma empresa nativa digital, a composição de sua infraestrutura de tecnologia é um elemento crucial.

Por sua vez, a geração e o tráfego de dados inerentes ao desempenho de suas atividades, assim como o consumo de energia elétrica, vêm crescendo exponencialmente.

Esse aumento significativo de recursos pode ser um entrave a se lidar internamente, ou com a infraestrutura corporativa existente, já que são necessárias muitas horas e pessoal especializado para sustentar a alta demanda.

É nesse ponto onde a terceirização do Data Center para a estrutura de um provedor especializado passa a ser ainda mais vantajosa. Quer saber como? Leia a seguir.

Data Centers: estruturas fundamentais de negócios nativos digitais

De modo geral, os Data Centers são instalações de computação nas quais equipamentos de rede, responsáveis pelo funcionamento de uma empresa, são instalados. Como função principal, são encarregados de coletar, armazenar, processar e distribuir grandes quantidades de dados.

Esse grande número de servidores em cluster pode ser encontrado em uma sala – ou mesmo em um complexo inteiro.

De fato, os Data Centers conectam redes de comunicação para que os usuários finais possam acessar informações remotamente. Por sua vez, também são responsáveis pelas funções de backup e recuperação de desastres. Esses centros de processamento de dados também hospedam sites, gerenciam e-mails e serviços de mensagens instantâneas, suportam aplicações de armazenamento em nuvem e diversas transações online.

Assim, os centros de processamento de dados são essenciais às startups dos mais diversos segmentos – de fintechs, à saúde e ao varejo eletrônico. Até mesmo as comunidades de games exigem Data Centers robustos para sustentar as atividades online.


SAIBA MAIS: Realidade Virtual, Metaverso e 5G: entenda o impacto no seu Data Center


Por que startups deveriam contratar serviços de Data Center?

As startups se beneficiam dos serviços de Data Centers de várias maneiras. Mais especificamente, porque permitem que a empresa se concentre em seu core business, ao invés de olhar para a manutenção da infraestrutura tecnológica.

Assim, as startups precisam desses serviços para dar suporte aos negócios e evitar vulnerabilidades. Consequentemente, contratar uma instalação especializada, com sistemas redundantes de energia e refrigeração próprios, aumentará a segurança e a produtividade de seus sistemas de missão crítica.

Uma das opções mais estáveis, confiáveis ​​e acessíveis entre os serviços de Data Center que estão em alta no mercado é a modalidade de Colocation, que oferece a flexibilidade e a segurança exigidas pelas startups, a preços razoáveis.

Escalabilidade e agilidade na operação também estão entre os principais benefícios, já que o Colocation permite que a empresa mantenha seu ritmo de crescimento e inove, em um cenário de TI em rápida mudança.


LEIA TAMBÉM: Em tempo recorde, ODATA migra e implanta Data Center da SOAP em Colocation


Colocation é vantagem competitiva para startups

Para apoiar o ganho de escala das startups, por meio da evolução digital e do atendimento às necessidades de um serviço de conectividade estável e de baixa latência, os principais provedores especializados em serviços de Data Center, como a ODATA, têm aprimorado suas infraestruturas na região.

Assim, listamos oito entre as principais vantagens que as startups podem alcançar ao terceirizar seus serviços de TI para a estrutura de um provedor especializado:

  1. Suporte contínuo, 24×7, para garantir a continuidade dos negócios da sua startup
  2. Liberação dos times internos para que se concentrem nas funções principais do negócio, enquanto delegam o suporte de TI ao provedor de serviços
  3. Acesso a profissionais e fornecedores experientes, a qualquer momento, sob demanda
  4. Contratação de serviços de consultoria de TI, a um custo reduzido
  5. Zero Capex, modelo de suporte orientado a Opex
  6. Redução dos custos de suporte de TI, por meio da aquisição de serviços compartilhados
  7. Otimização do uso de recursos naturais, como água e energia, contribuindo para a elevação de indicadores de ESG
  8. Segurança física, patrimonial e digital: proteção da rede corporativa da sua startup, que se beneficia das melhores práticas de parceiros especializados e certificados

LEIA TAMBÉM: Ucrânia: como uma guerra cibernética do outro lado do mundo pode impactar seu Data Center

Ganhando escala

Os serviços de TI dão um grande impulso às empresas iniciantes, em termos de estabilidade tecnológica. Assim, uma startup, quando atingiu o ponto de equilíbrio em sua operação, possivelmente investirá mais em suas necessidades de TI, como na compra de servidores de ponta, ferramentas de software eficazes, licenças de banco de dados, etc.

Desse modo, ater-se a uma infraestrutura interna precária certamente resultará em ineficiência nos negócios. Nesse sentido, uma das opções mais estáveis, confiáveis ​​e acessíveis para as startups é a combinação de serviços de Colocation com a computação em nuvem, que oferecem a flexibilidade e a estabilidade de rede adequadas à sua operação.

Um orçamento pequeno não é, necessariamente, uma preocupação, já que esse tipo de serviço é altamente econômico. Por esse motivo, novas empresas podem obter um desempenho eficiente, com menos investimentos. Inclusive, é possível começar com pequenos recursos e depois expandir, para atender às demandas cada vez maiores.


Conclusão: implemente uma estratégia de Data Center eficaz

Há alguns anos, as mudanças na estratégia do Data Center e na área de cobertura das instalações eram, tradicionalmente, um esforço e empreendimento isolados na trajetória de uma empresa. Contudo, com a abundância de opções em relação à capacidade, custo e soluções de hospedagem, as estratégias de TI das empresas vêm sendo reavaliadas a cada três ou cinco anos.

Esse é o retrato do mundo ágil no qual estamos inseridos – em especial, as startups, que já têm essa condição como premissa do modelo de negócio. No entanto, subestimar todo o esforço necessário para uma eventual pivotagem na infraestrutura tecnológica pode ser um dos maiores erros que as empresas cometem.

Por esse motivo, tentar implementar uma estratégia de Data Center internamente pode causar bloqueios e atrasos, especialmente se o gerenciamento de uma arquitetura de dados não for uma das principais competências da startup.

Então, considere trabalhar com um parceiro especializado, como a ODATA, que nasceu como uma startup, ganhou escala e agora se destaca entre os maiores provedores de serviços de Data Center da América Latina.

Em conjunto, o parceiro poderá ajudar a sua equipe a desenvolver e a implementar a estratégia de Data Center mais adequada à sua operação. Assim, será possível concentrar seus recursos na expansão dos negócios.


Precisa de ajuda para escalar sua infraestrutura tecnológica?

Entre em contato com um Especialista ODATA

E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

E-Book: Tendências Tecnológicas 

Fazer o download

Melhore os índices de sustentabilidade da sua empresa

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.