Em tempo recorde, ODATA migra e implanta Data Center da SOAP em Colocation

Leitura de 7 minutos
20/09/20

Um processo de migração e implantação de Data Center tradicional em estruturas mais modernas é, normalmente, bastante complexo. Por isso, tomar a decisão de fazê-lo nem sempre é fácil.

E, dependendo das condições do parque tecnológico da empresa, o projeto também pode ser demorado.

No entanto, o cenário atual continua a pressionar os gestores de tecnologia para que, rapidamente, adaptem suas estruturas às demandas de virtualização.

Para isso, devem ser capazes de suportar a produtividade dos colaboradores – seja em home office ou no modelo híbrido, com parte das equipes retornando aos escritórios.

Assim, suportar o tráfego de dados, a estabilidade da conectividade e a disponibilidade dos sistemas, ao mesmo tempo em que se promove a eficiência de despesas, tem se destacado como um dos principais desafios da atualidade.

Por isso, em todo o mundo, cada vez mais empresas estão transferindo seus Data Centers internos para modelos mais flexíveis, contratados como serviço, tais como o Colocation.

Mas será que é viável realizar uma operação dessa magnitude em eventos de crise, como a situação imposta pela pandemia da Covid-19?

Com a ajuda de um provedor especializado é possível sim. Quer saber como?

Veja, a seguir, como a ODATA conseguiu realizar a migração da estrutura in-house da SOAP e a implantação em Colocation em apenas um dia.

O cenário da migração: de interno ao colocation em tempo recorde

Eram 18 horas, de uma sexta-feira do mês de março, quando a solicitação urgente de proposta de migração e implantação de Data Center interno para o Colocation chegou.

A mensagem havia sido enviada à ODATA pela SOAP – empresa brasileira referência em consultoria e treinamentos de apresentações corporativas.

A alta gestão da companhia havia percebido que o home office, durante a pandemia, estava sendo bastante eficiente. E, por isso, manter um escritório na Vila Olímpia, com toda sua infraestrutura, não fazia mais sentido.

Assim, seria preciso mover tanto seu ambiente de TI quanto os links corporativos – e esta tarefa se apresentava como a parte mais crítica do processo de mudança.

Não seria possível arriscar uma eventual indisponibilidade de seus recursos de comunicação, sob o risco de impactar o trabalho dos colaboradores e, consequentemente, as entregas aos seus clientes.

Por isso, toda a migração deveria ocorrer na janela de um final de semana apenas.

 

O desafio da migração e implantação do Data Center

O cenário era adverso, mas a equipe ODATA prontamente aceitou o projeto de migração e implantação de Data Center. Tínhamos um prazo de cinco dias para concluir a migração dos servidores, back-up e storage, além de toda a estrutura de comunicação com duas operadoras distintas.

Desde o entendimento do cenário e escopo pelos times de Vendas e Pré-vendas até o envio da proposta, com toda as condições negociadas e aprovadas, à elaboração da minuta do contrato pelo Jurídico, os especialistas resolveram todos os processos prontamente.

A equipe interna de TI da SOAP também se mostrou altamente proativa e dedicada a ajudar com as aprovações e com o envio da documentação, para que tudo pudesse ocorrer no menor tempo possível.

Desse modo, foi firmado entre as empresas um contrato de serviços de Colocation com espaço, energia, banda de Internet e conexões com operadoras.

Do kick-off à entrega

Então, deu-se o início do projeto. Os profissionais corriam contra o tempo e a colaboração entre as equipes tornava-se crucial.

Um dos maiores desafios da migração e implantação de Data Center é conciliar o prazo de ativação dos links. Aqui não foi diferente.

Nesse ponto, o time de redes da ODATA realizou uma intervenção e, entendendo no detalhe a demanda, o ponto foi resolvido a tempo e sem risco de indisponibilidade.

Assim, conseguiram implementar e ativar toda a estrutura em menos de 24 horas, – no sábado, 31 de maio de 2020.

Nesse caso, foi preciso entender, executar e entregar em cinco dias úteis um ambiente que dependia muito das operadoras.
E, para isso, nosso modelo de atendimento humanizado,
assim como a flexibilidade comercial e processual da companhia, fizeram toda a diferença. Estou orgulhoso por
ter participado ativamente desse projeto.

Joel Amadio
Senior Account Executive da ODATA

Migração e implantação de Data Center: o projeto na visão do cliente

Para nos aprofundarmos no entendimento da dimensão de um projeto de migração e implantação de Data Center como esse, fizemos questão de trazer para este artigo a visão do cliente.

A partir de agora, acompanhe o depoimento do gestor de Tecnologia, Criação e Planejamento da SOAP, Denis Dourado Barreto:

Quais são os principais ganhos da SOAP com a implementação desse projeto?

No cenário anterior à mudança, nosso Centro de Processamento de Dados (CPD) estava em ambiente de escritório, sob ameaça constante de riscos e falhas habituais.

A energia elétrica sempre oscilava ou falhava, fazendo, muitas vezes, com que a operação parasse por completo até que a energia retornasse. Isso quando não perdíamos o dia de trabalho...

Não tínhamos o CPD ativo em dias de manutenção da rede elétrica nem em eventos de queda. Além disso, precisávamos monitorar os ativos via câmera de segurança 24×7.

Um dia, tivemos um grande problema com a falha do ar condicionado, que colocou em risco os equipamentos pelo acúmulo de água no piso. E para completar, nosso ambiente operava com um nobreak que exigia manutenção constante.

Então, imagine as diversas dores de cabeça que este contexto nos ocasionava.

Agora, temos a confiança de que nossa operação estará sempre disponível, em ambiente de altíssimo nível tecnológico, com toda segurança e confiabilidade possível.

Além disso, o fato de não estarmos mais em uma estrutura fixa, com alto custo, nos dará uma grande vantagem competitiva frente ao nosso mercado.

Por que decidiram contratar a ODATA para apoiá-los nesse projeto?
Em comparação com o mercado, os principais diferenciais da ODATA foram o custo competitivo e a forma como desenharam a proposta, bastante flexível e adequada ao momento de crise, em virtude da pandemia.

Além disso, a velocidade de resposta desde os primeiros contatos até a conclusão do moving também foi um aspecto essencial.

Aliás, até o momento, todos têm sido sempre muito solícitos e disponíveis.

Qual é a sua impressão geral sobre o projeto?
A ODATA tem uma estrutura muito nova, com sistemas e processos de ponta. E muito bem definidos, o que nos faz ter tranquilidade sobre a confiabilidade, segurança e disponibilidade da operação.

O moving foi feito com o mínimo de barreiras burocráticas possível, exatamente o suporte que precisávamos no momento.

Também achei incrível a forma como acompanharam todo processo de migração. Foi tudo muito rápido e com todo o apoio necessário. Acredito que o tempo de moving foi um recorde!

Nosso tradicional parceiro de outsourcing havia imaginado um prazo de 30 a 40 dias para a conclusão desse projeto. No entanto, conseguimos executar em menos de uma semana. Inacreditável!

Ficamos positivamente impactados com a experiência
que tivemos e estamos satisfeitíssimos com a ODATA.
Super recomendo a empresa como
a melhor escolha do segmento.

Denis Barreto
Gestor de Tecnologia da SOAP

Saiba mais sobre a ODTA

A ODATA é uma provedora de serviços de Data Center de origem brasileira, dedicada a fornecer infraestruturas de TI escaláveis, seguras e flexíveis na América Latina.

Atualmente possui três Data Centers no Brasil, um na Colômbia e já iniciou sua expansão no México e no Chile.

Especializada em Colocation, a ODATA atende às crescentes demandas por energia, espaço e segurança de organizações de diversos setores, interessadas em avançar em suas jornadas de transformação digital.

É uma empresa do grupo Patria Investimentos, uma das maiores gestoras de investimentos alternativos com foco em ativos da América Latina, sendo pioneira na indústria de Private Equity no Brasil.

Um de seus acionistas é a CyrusOne, uma empresa norte-americana de investimento imobiliário (REIT) de alto crescimento, especializada em data centers neutros para operadoras, altamente confiáveis e de classe mundial. É um dos principais players internacionais do setor.

Saiba mais sobre a SOAP

A SOAP – State of the Art Presentations (Apresentações no Estado da Arte – soap.com.br) é uma empresa brasileira, especializada em apresentações profissionais.

Pioneira e líder do segmento, há 17 anos trabalha com as maiores empresas do país auxiliando empresas e executivos em seus momentos decisivos de comunicação.

Suas soluções concentram-se em: consultoria em apresentações e treinamentos corporativos. Saiba mais em: www.soap.com.br


Quer saber mais sobre como a migração e implantação de Data Centers tradicionais em Colocation pode ser realizada de forma rápida e segura?

FALE COM UM ESPECIALISTA ODATA

E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

E-Book: Tendências Tecnológicas 

Fazer o download

Melhore os índices de sustentabilidade da sua empresa

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.