Tendências para 2023: Gartner anuncia previsões para o setor de infraestrutura e operações

Leitura de 6 minutos
20/12/22

Nesta época, todos os anos, o mercado de tecnologia já espera as análises dos institutos de pesquisa, que antecipam as principais previsões para os próximos meses. No setor de Infraestrutura e Operações (I&O), entre as tendências para 2023, uma das análises mais aguardadas é a do Gartner, Inc., que destacou seis entre as que terão impacto significativo nos próximos meses.

“As transformações que as equipes de I&O enfrentam estão mudando as visões de como comprar, implementar e gerenciar soluções de tecnologia para se obter resultados de negócios ideais”, disse Jeffrey Hewitt, vice-presidente de pesquisa do Gartner, durante a Conferência de IT Infrastructure, Operations & Cloud Strategies, organizada anualmente e realizada recentemente pelo instituto.

Além das questões tecnológicas, os analistas ainda fizeram uma ressalva importante em relação às previsões para a força de trabalho especializada em tecnologia. Assim, Hewitt ressaltou que o rápido aumento na complexidade das soluções e nos cenários de implementação está desafiando os líderes de I&O a abordar habilidades, funções e gerenciamento de planos de carreira de seus colaboradores de uma perspectiva diferente.

Veja mais sobre as tendências para 2023 que impactarão o mercado de Infraestrutura e Operações a seguir:

1: Secure Access Service Edge (SASE)

Secure Access Service Edge (SASE) é uma estrutura de segurança que permite que usuários e dispositivos tenham acesso seguro à nuvem e suas aplicações, dados e serviços, a partir de qualquer lugar e a qualquer momento.

Por ser vendido como um serviço integrador, que conecta e protege usuários, dispositivos e locais enquanto trabalham – e que por isso, é um forte habilitador da aceleração digital, o SASE é considerado uma das principais tendências para 2023 no mercado de TI.

“O SASE permite que os usuários se conectem às aplicações de maneira segura e melhora a eficiência do gerenciamento. As equipes de I&O que implementam o SASE devem priorizar soluções de fornecedor único e uma abordagem integrada”.

Jeffrey Hewitt,
vice-presidente de pesquisa do Gartner

Neste cenário, o Gartner prevê que os investimentos em SASE chegarão a US$ 9,2 bilhões em 2023, um aumento de 39% em relação a 2022.

O trabalho híbrido e a mudança implacável para a computação em nuvem aceleram a adoção do SASE”, explicou Hewitt.

Assine a newsleter Data Center Insights

2: Tecnologia Sustentável

Tecnologia sustentável é um conceito que engloba a TI sustentável dentro do contexto de uma organização habilitada por tecnologia e sustentabilidade, visando-se o cliente e todos os demais stakeholders. Por sua vez, envolve os quatro aspectos principais do conceito de ESG:

  • ambiental
  • social
  • governança
  • e econômico.

Endossando uma pesquisa divulgada recentemente pelo próprio Gartner, que apontou que 87% dos líderes empresariais esperam aumentar os investimentos de sua empresa em sustentabilidade nos próximos dois anos, esta, inegavelmente, é uma das mais proeminentes tendências para 2023.

Por isso, os gestores de Infraestrutura e Operações devem rapidamente adotar a tecnologia sustentável como forma de verdadeiramente apoiar o cumprimento das metas de ESG de toda a organização.

Jeffrey Hewitt ressaltou que os líderes de I&O têm, hoje, a oportunidade de ser uma parte fundamental dos esforços de sustentabilidade empresarial.

“Desde a melhoria da sustentabilidade dos Data Centers e da nuvem até a adoção da economia circular de TI para dispositivos, o time de I&O pode promover a tecnologia sustentável melhorando a eficiência e o desempenho dos ativos de infraestrutura”, explicou o analista.


LEIA TAMBÉM: Entenda porque terceirizar o Data Center pode melhorar os índices de sustentabilidade da sua empresa


3: Engenharia de plataforma

A engenharia de plataforma é a unidade de ferramentas de gestão de diversos componentes de tecnologias de infraestrutura, como gerenciamento de recursos de aplicativos (ARM), monitoramento de desempenho de aplicativos (APM), monitoramento de experiência digital (DEM) e ferramentas de condutor de plataforma digital (DPC).

Essa tendência permite implementações de uma infraestrutura de autoatendimento orientada ao usuário que, por sua vez, estende o princípio de integração e de entrega contínuas. Assim, promove mais agilidade, velocidade, eficiência, segurança e conformidade à operação de toda a Infraestrutura de TI.

Por esse motivo, o time de I&O pode adotar a engenharia de plataforma determinando quais habilidades e lacunas de competência existem nas organizações, criando um plano para preenchê-las.

Assim, a adoção de práticas como a automação é o que pode habilitar a autoatendimento com maior facilidade.

4: Inovação de valor sem fio

Entre as principais tendências para 2023, os analistas do Gartner também apostam na possibilidade de se alavancar diferentes tecnologias sem fio para ampliar as oportunidades de disrupção dos negócios para além da conectividade.

Nesse sentido, defendem que as sobreposições entre várias tecnologias, incluindo Wi-Fi, 5G, Bluetooth e alta frequência (HF), facilitam a operação das soluções de conectividade e criam oportunidades de inovação.

A inovação de valor sem fio cria um retorno escalável sobre o investimento e torna as redes uma plataforma de inovação estratégica”, disse Hewitt.

No entanto, o analista alerta que há nessa área uma complexidade significativa em jogo e que há diversas novas habilidades necessárias para que se possa alcançar essa inovação, como recursos de integração wireless e experiência de implementação de rastreamento sem fio.


LEIA TAMBÉM: Modelos de conectividade: como selecionar o mais adequado para o seu negócio


5: Plataformas de nuvem

Você sabia que a cloud pública não tem um tamanho e uma especificação únicas? As nuvens da indústria são uma alternativa para empresas que compram uma variedade de ofertas de nuvem, já que fornecem uma solução pré-integrada que coincide com as necessidades específicas do mercado vertical.

Desse modo, as plataformas de nuvem são uma combinação de serviços de nuvem tradicionais, com funcionalidade personalizada e específica para determinado setor.

Por sua vez, as organizações que procuram acelerar o tempo de valorização, alavancar a capacidade de composição para criar produtos e serviços digitais diferenciadores e se beneficiar de inovações em vários setores estão se voltando para essas soluções.

Neste cenário, o Gartner prevê que, até 2027, mais de 50% das empresas usarão plataformas de nuvem para acelerar suas iniciativas de negócios.


LEIA AQUI: Caso de Sucesso: Brascloud, Zadara e ODATA se unem para entregar nuvem pública brasileira com 100% de disponibilidade


6: Competição de habilidades aquecida

À medida que a aceleração digital continua a crescer, vê-se uma demanda maior por uma ampla variedade de competências nas equipes de Infraestrutura e Operações. No entanto, ainda há um pool de talentos limitado, disponível para habilidades de alta demanda. Isso inclui especialização em nuvem, em automação e em análise avançada.

Simultaneamente, algumas organizações estão criando mais cargos de I&O dentro de suas unidades de negócios, o que também aumenta a competição interna por profissionais com esse perfil.

Embora a competição por novas habilidades crie mais oportunidades de carreira para os líderes de Infraestrutura e Operações, também pode fazer com que as lacunas de talentos dentro de uma companhia sejam mais caras de se preencher, criando desafios para reter funcionários”, analisou Jeffrey Hewitt.

Por esse motivo, o analista recomenda que os líderes desenvolvam uma linha de pensamento mais sofisticada em relação à proposta de valor de suas equipes. Para isso, sugere considerar ferramentas adequadas para identificar os futuros requisitos de competências, assim como novas abordagens de treinamento para enriquecer as qualificações dos funcionários atuais, para reduzir o risco de migrarem para outras unidades de negócios ou para concorrentes.

Conclusão

Os analistas do Gartner, Inc. apresentaram estas seis tendências, que terão impacto significativo no setor de Infraestrutura e Operações nos próximos 12 a 18 meses, durante sua IT Infrastructure, Operations & Cloud Strategies Conference, que ocorreu entre 6 e 8 de dezembro de 2022.


Precisa de ajuda para modernizar sua infraestrutura de TI?

Fale com a ODATA

E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

E-Book: Tendências Tecnológicas 

Fazer o download

Melhore os índices de sustentabilidade da sua empresa

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.