Sustentabilidade: estratégias inteligentes para reduzir o impacto ambiental no Data Center

Leitura de 10 minutos
03/07/23

A importância das práticas de sustentabilidade vem avançando significativamente nos últimos anos, devido às crescentes demandas de consumidores, dos investidores e dos governos. E no atual mundo orientado a dados, os Data Centers inegavelmente desempenham um papel crítico na viabilização de nossas vidas digitais.

Mas ao passo que essas instalações armazenam e processam grandes quantidades de informações em velocidades surpreendentes, também consomem recursos naturais para isso.

Para resolver esse desafio, centros de dados em todo o mundo começaram a adotar práticas mais limpas com o objetivo de reduzir seu impacto ambiental e, ao mesmo tempo, de configurar sua estrutura de TI para o futuro, com base nas melhores práticas de ESG.

Neste artigo, exploraremos como os Data Centers estão priorizando a sustentabilidade e implementando práticas sustentáveis para mitigar o impacto ambiental da organização. Mostraremos por que esse é um modelo de negócio essencial e o que pode ser feito para melhorar seus indicadores de sustentabilidade. Leia a seguir:

O que é sustentabilidade? Entenda os conceitos relacionados

De acordo com a definição do dicionário Oxford Languages, sustentabilidade é a capacidade de algo ser mantido em determinada taxa ou nível (como exemplo, a sustentabilidade do crescimento econômico).

Mais especificamente no aspecto de governança ambiental, social e corporativa (também tratado pela sigla ESG, proveniente do termo original em Inglês environmental, social, and corporate governance), o dicionário ainda define sustentabilidade como o ato de evitar o esgotamento dos recursos naturais, a fim de se manter um equilíbrio ecológico.

Assim, podemos entender que é uma característica ou condição do que é sustentável – o que, por sua vez, está relacionado à condição de se manter permanente.

Então, no sentido da sustentabilidade ambiental, trata-se de preservar e evitar o esgotamento dos recursos naturais, a fim de se preservar o equilíbrio ecológico. Isso porque o conceito é fundamentado em um princípio simples: a sobrevivência e o bem-estar da humanidade estão intrinsecamente ligados ao ecossistema natural do nosso planeta, já que dele dependemos diretamente para viver.

E aqui, estamos falando especificamente de atender às necessidades das gerações atuais sem comprometer as futuras, garantindo o equilíbrio entre crescimento econômico, o cuidado com o meio ambiente e o bem-estar social.

Assine a newsleter Data Center Insights

Então, o que é sustentabilidade no Data Center?

Em especial no setor de Data Centers, a sustentabilidade é normalmente entendida como a prática de criar e gerenciar centros de processamento de dados de maneira sustentável e ambientalmente responsável.

Para isso, prioriza o uso consciente de recursos naturais, como energia e água, além da redução de suas das emissões de carbono. E para que se chegue a esse resultado é necessário implementar uma operação otimizada para a prática ESG, ou seja, melhorando tecnicamente o desempenho da operação, enquanto se mitigam os impactos ambientais, sociais e de governança.

Desse modo, um aspecto essencial da sustentabilidade no Data Center é o desenvolvimento de um projeto de infraestrutura sustentável, que inclui:

  • o uso de técnicas inovadoras de resfriamento (como o ar externo ou um sistema fechado de reuso de água para arrefecer os servidores e o restante do edifício);
  • conceitos de design modular;
  • e processos avançados de fabricação, que limitam o impacto ambiental.

É importante frisar que ao projetar e construir centros de dados voltados para a sustentabilidade, as empresas conseguem reduzir sua dependência de fontes de energia não renováveis, mitigando seus impactos ambientais e cortando despesas operacionais. Além disso, desenvolvem políticas dedicadas à manutenção de um relacionamento justo e saudável com suas partes interessadas, voltando-se para um futuro onde a sustentabilidade será prioridade.


LEIA MAIS: Sustentabilidade no Data Center: entenda porque deve ser uma prioridade de negócios


Como reduzir o impacto ambiental dos Data Centers

O impacto ambiental da infraestrutura tecnológica pode levar tanto a organização que a detém quanto o ecossistema no qual está inserida a uma situação crítica. Por isso, as empresas devem tomar medidas efetivas para minimizar esse impacto, como a terceirização do Data Center para provedores especializados, com experiência comprovada e as certificações ambientais em dia.

Nesse sentido, ainda há importantes iniciativas a serem adotadas:

  • Uma das melhores maneiras de reduzir o impacto ambiental do Data Centers é melhorando sua eficiência energética. Para isso, é possível implementar tecnologias diversas, como sistemas de resfriamento, técnicas de limitação de energia, virtualização e software de gerenciamento, que contribuem para que os recursos do servidor sejam usados de maneira otimizada e eficiente.
  • Tais recursos, por sua vez, são capazes de reduzir significativamente o consumo de energia e a pegada de carbono. Além disso, o uso de hardware energeticamente eficiente, como unidades de estado sólido (SSDs) e servidores, também pode ajudar nessa tarefa.
  • Outro método interessante é a adoção de fontes de energia renováveis, como a hidrelétrica, a eólica e a solar. Esses modelos, considerados “verdes”, ajudam na redução da pegada de carbono ao diminuir a dependência de combustíveis fósseis.
  • As empresas também podem usar tecnologias de armazenamento de energia, como baterias, para armazenar o excesso de energia renovável gerado para um uso posterior. Essa conduta é especialmente interessante, porque torna os Data Centers mais resistentes a interrupções e quedas de energia.
  • Além disso, ainda é possível usar técnicas avançadas de resfriamento, como o evaporativo, o natural e bombas de calor, além de sistemas de circuito fechado de água, que privilegia o reuso e dispensa o consumo constante de novas fontes hídricas.

LEIA MAIS: Sustentabilidade energética: terceirizar o Data Center pode melhorar seus indicadores


O que é eficiência energética?

Um dos principais componentes da sustentabilidade do Data Center é a eficiência energética, conceito que, basicamente, significa realizar determinada tarefa com menos energia do que o volume utilizado anteriormente. E, como vimos, é vital para reduzir os custos operacionais e o impacto ambiental da organização como um todo.

No caso dos centros de dados, a implementação de práticas como o uso de contenção de corredores quentes e frios, tecnologias de virtualização e fontes de energia renováveis, é essencial para reduzir o consumo e minimizar as emissões de carbono. Além disso, as melhores práticas operacionais, como automação, desativação de equipamentos desatualizados e adoção de uma abordagem de economia circular, podem melhorar ainda mais a eficiência energética e a sustentabilidade da operação.

Outra iniciativa interessante é a virtualização, método de execução de diversas máquinas virtuais em um único servidor físico. Essa abordagem permite que as empresas consolidem seus equipamentos físicos, reduzam os requisitos de hardware e aloquem recursos de computação com mais eficiência. Como resultado, baixa o consumo de energia e de outras despesas relacionadas, e minimiza os requisitos de resfriamento, reduzindo significativamente os custos operacionais do Data Center.

Vale, ainda, mencionar o uso de hardware, servidores e dispositivos de armazenamento com baixo consumo de energia, como Solid State Drives (SSDs), que garante a utilização ideal de recursos. Além disso, o uso de hardware modular e escalável pode fornecer infraestrutura econômica e facilmente atualizável.


LEIA MAIS: Data Centers sustentáveis: conheça as principais métricas para atestar sua eficiência ambiental


Energia renovável

O uso de energia renovável é uma das maneiras mais eficazes de se assegurar a eficiência energética de um Data Center, o que contribui significativa para os esforços de sustentabilidade, para a demonstração da responsabilidade social corporativa da companhia e para melhorar a imagem da marca. Aqui, vale entender o panorama do modelo energético do setor:

  • Os centros de dados tradicionais normalmente dependem de fontes de energia convencionais, como carvão, petróleo e gás para alimentar suas operações, o que resulta em uma quantidade significativa de emissões de carbono
  • Por outro lado, uma estrutura alimentada por energia renovável, como solar, eólica ou hidrelétrica, tem suas emissões reduzidas e contribui para um ambiente mais limpo e sustentável.

É possível aderir ao uso da energia renovável de várias maneiras. Em primeiro lugar, as empresas podem investir em fontes geradoras próprias e instaladas no local, como painéis solares, geradores de energia eólica ou sistemas geotérmicos, para produzir eletricidade diretamente.

Esse é o caso da ODATA, que adquiriu parte do parque eólico Assuruá IV (212 MW), situado em Xique-Xique, na Bahia, para que 100% do consumo de energia de seus Data Centers no Brasil seja proveniente de participação direta em fonte renovável, reforçando a sua missão de proporcionar a melhoria da infraestrutura digital da região com os mais elevados padrões de sustentabilidade. Com essa iniciativa, a empresa deixará de emitir aproximadamente 125 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera até 2035.

Além desse modelo, as organizações podem entrar em acordos de compra de energia (PPAs) com desenvolvedores especializados a um preço fixo ou predeterminado. Dessa forma, garante-se um fornecimento consistente a um custo adequado ao orçamento e à demanda de energia da organização.

Há, ainda, a possibilidade de se implementar o uso de energia renovável em Data Centers por meio de uso de selos verdes. Certificados de Energia Renovável (RECs) e Garantias de Origem (GOs), por exemplo, podem ser adquiridos por empresas para garantir que uma quantidade específica de seu conumo energético provém de fontes renováveis. Essa abordagem permite que a companhia apoie indiretamente o crescimento desse segmento, ajudando-as a diversificar suas fontes e a cumprir com seus objetivos de sustentabilidade.


LEIA MAIS: Entenda porque os Data Centers precisam da energia renovável


Como desenvolver estratégias inteligentes para melhorar os indicadores ESG dos Data Centers

Agora que já tivemos a oportunidadede nos debruçarmos sobre o entendimento do impacto ambiental que pode ser causado pelos Data Centers, assim como alguns caminhos eficientes para que possam contornar esse problema, vamos entender o processo para melhorar os indicadores ESG da organização.

Em primeiro lugar, os operadores de Data Centers precisam realizar uma auditoria para entender o panorama atual de seu desempenho ambiental, social e de governança. Essa auditoria ajudará a identificar pontos de atenção, a definir metas de desempenho e a determinar iniciativas de melhoria viáveis.

Esta análise deve cobrir o consumo de energia e de água, além das emissões de gases de efeito estufa, a gestão de resíduos, a responsabilidade social da companhia e o engajamento de funcionários e outros stakeholders importantes, como parceiros e fornecedores diretos. O relatório de auditoria servirá como base para monitorar o desempenho ESG e avaliar a eficácia das ações de aprimoramento.

Após a auditoria, será necessário desenvolver um plano abrangente para melhorar as métricas ESG, priorizando as iniciativas que oferecem o impacto ESG mais significativo e fornecem um retorno razoável sobre o investimento. O plano deve incluir cronogramas detalhados, orçamentos e métricas de desempenho.

Por fim, a empresa precisará monitorar seu desempenho continuamente. Medir as métricas ESG do Data Center é fundamental para avaliar o sucesso do plano de melhoria e identificar as áreas que precisam de benfeitorias adicionais. Deve estabelecer referências claras para emissões de gases de efeito estufa, uso de água, consumo de energia e outras áreas de impacto.

Os benchmarks devem ser revisados e atualizados regularmente, para se alinharem aos padrões e regulamentos do setor. Além disso, devem adotar padrões de relatórios ESG, como o GRESB, para comunicar seu desempenho às partes interessadas regularmente.


LEIA TAMBÉM: Soluções de energia e resfriamento: saiba como otimizar a eficiência do seu Data Center


Precisa de ajuda para desenvolver estratégias de sustentabilidade inteligentes, para reduzir o impacto ambiental no Data Center?

Fale com a ODATA

E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

E-Book: Tendências Tecnológicas 

Fazer o download

Melhore os índices de sustentabilidade da sua empresa

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.