Soluções de energia e resfriamento: saiba como otimizar a eficiência do seu Data Center

Leitura de 7 minutos
06/04/23

À medida que as organizações se tornam mais dependentes do uso de dados, é essencial que garantam soluções ideais de energia e resfriamento para sustentar seus Data Centers. Isso porque encontrar o equilíbrio entre o consumo energético e a necessidade de arrefecimento de toda a estrutura é fundamental para que se possa assegurar o funcionamento de operações seguras e eficientes.

Ao reservar um tempo para avaliar os sistemas existentes e para fazer melhorias, pode-se obter a maior eficiência das soluções implementadas. E isso, invariavelmente, inclui o monitoramento e a manutenção adequados, procedimentos essenciais para evitar o surgimento de problemas diversos.

Mas além desses, ainda há outros quesitos fundamentais. Por isso, conversamos com os especialistas em infraestrutura da ODATA para trazer para você, neste artigo, 10 recomendações essenciais para elevar a eficiência da sua estrutura.

Desde a compreensão da importância da redundância até o uso de equipamentos de alta eficiência, há muitas considerações a serem feitas ao otimizar as soluções de energia e refrigeração do seu Data Center. Saiba mais a seguir:

O papel das soluções de energia e resfriamento no Data Center

Conforme a densidade energética por rack aumenta, as organizações têm se visto na obrigação de encontrar maneiras mais assertivas de enfrentar os desafios de eficiência em seus centros de dados.

De fato, espaço, energia e resfriamento são componentes primordiais para a existência de qualquer Data Center. Isso porque sem sistemas dedicados e funcionando adequadamente, podem sofrer interrupções capazes de levar a eventos de downtime, sem falar na necessidade de reparos caros e de outros problemas, que podem ocasionar prejuízos significativos.

Na prática, essas estruturas dependem de energia e de um potente sistema de arrefecimento para manter as condições ideais. A energia é usada para alimentar toda a estrutura tecnológica do edifício, ao passo que a refrigeração é necessária para que os servidores não superaqueçam e falhem. Assim, para que as operações sejam confiáveis e eficientes, os Data Centers devem conter sistemas redundantes de energia e resfriamento desde a sua concepção.

Nesse cenário, também contribuem com a melhoria na eficiência geral de toda a arquitetura de TI da organização, já que com a configuração de soluções adequadas nas instalações obtem-se maior segurança e confiabilidade.

Aqui, a boa notícia é que, felizmente, provedores especialistas em serviços de Data Center, como a ODATA, já trabalham sob o conceito de modularização para trazer mais flexibilidade, permitindo que seus clientes se prepararem de maneira confortável para cargas de trabalho crescentes.


LEIA MAIS: 75% dos eventos de downtime em Data Centers poderiam ser evitados


Panorama

Nos últimos anos, as organizações vêm enfrentando inúmeros desafios impostos pelas rápidas mudanças na tecnologia, além dos níveis de aquecimento global. Com isso, centros de dados de alta densidade – em especial os mantidos no modelo on-premise – se tornaram um problema que seus gestores precisam enfrentar rapidamente.

De acordo com uma entrevista concedida pelo vice-presidente da Associação Brasileira de Data Centers (ABDC), Luis Tossi, ao portal BNAmericas, o consumo dos centros de dados comerciais no Brasil gira em torno de 1 GW, sendo que a matriz energética do País encerrou 2022 com 185 GW [de potência disponível].

Com demandas cada vez mais rígidas por serviços de Internet, as empresas devem pensar em saídas para satisfazer as expectativas dos usuários, no que tange à disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana. O número de servidores continua aumentando, enquanto mais capacidades e recursos de computação são incorporados em gabinetes cada vez menores.

Além disso, desde o desenvolvimento das plataformas de mobilização e de mídias sociais, os dados necessários para análise e extração de poder de computação em massa aumentaram rapidamente. E, ainda, com o desenvolvimento contínuo da Internet das Coisas (IoT) e da inteligência artificial, os dados coletados por meio de sensores serão direcionados para Data Centers de back-end para realizar análises de big data.

Assine a newsleter Data Center Insights

Essas mudanças, por sua vez, estão levando as organizações a desenvolverem estruturas de alta densidade. Consequentemente, com o rápido crescimento da densidade dos equipamentos, Data Centers construídos segundo conceitos tradicionais já não são mais suficientes para suportar as cargas de trabalho impulsionadas pelas tecnologias digitais.

Por outro lado, servidores de maior densidade significam maior consumo de energia em cada servidor. E à medida que o mundo se volta cada vez mais para essa pauta, as empresas começaram a tratar as questões de eficiência energética e de responsabilidades ambientais com mais seriedade.

Desse modo, a terceirização da estrutura permite que cada servidor lide com uma carga de trabalho maior, para que sejam utilizados ao máximo, mas a um volume energético mais eficiente.

Por esse motivo, muitos gestores veem a migração dos Data Centers para edifícios de Colocation, de forma associada ao “Cloud First”, como uma de suas principais estratégias para contornar esse problema. E assim, hoje, mais e mais orçamentos de TI estão priorizando o investimento em infraestruturas terceirizadas.


LEIA TAMBÉM: Resiliência de Data Centers: como ter uma infraestrutura livre de downtime


10 recomendações para implementar soluções de energia e resfriamento mais eficientes

Com iniciativas corretas de energia e resfriamento, os gestores podem ter certeza de que suas operações de Data Center são seguras e eficientes. Veja a seguir dez dicas – entre as mais importantes recomendações selecionadas pelos especialistas da ODATA – para otimizar a eficiência do seu centro de dados:

  • 1. Entenda a importância da redundância: a redundância é essencial porque assegura que os sistemas de energia e refrigeração se manterão em operação mesmo em casos de interrupção. Por sua vez, a utilização de soluções redundantes pode ajudar a evitar falhas dispendiosas, a reduzir o tempo de inatividade e a melhorar a eficiência geral;
  • 2. Invista em equipamentos de alta eficiência para otimizar a conta de energia: esta prática contribui significativamente para a redução dos custos de energia porque limitam a quantidade de calor produzido, o que minimiza a necessidade de sistemas de resfriamento;
  • 3. Monitore o uso de energia e resfriamento para detectar ineficiências: o monitoramento constante é importante para identificar qualquer insuficiência no sistema de energia e refrigeração. Assim, pode-se descobrir problemas antes que causem interrupções ou outros percalços;
  • 4. Realize manutenção regular: a manutenção regular de toda a infraestrutura é essencial para que os serviços de energia e resfriamento, entre outros, funcionem corretamente. Isso inclui verificar possíveis problemas, limpar componentes e assegurar que todos os equipamentos estejam performando conforme o esperado;
  • 5. Utilize sistemas de resfriamento para manter as temperaturas ideais: tais sistemas são necessários para manter as temperaturas do servidor em níveis adequados e operando corretamente. Isso ajuda a evitar falhas, a reduzir eventos e o tempo de downtime e, ainda, a melhorar a eficiência geral;
  • 6. Priorize a economia de energia: a adoção de estratégias de redução no consumo energético pode abater os custos de energia. Isso porque a prática permite que diversas aplicações sejam executadas em um único servidor, o que, consequentemente, melhora a eficiência;
  • 7. Crie um layout que permita um fluxo de ar adequado: o fluxo de ar é essencial para que os sistemas de energia e resfriamento do Data Center funcionem corretamente. Um layout que privilegie a eficiência contribui para o funcionamento mais eficiente possível;
  • 8. Resolva imediatamente os problemas: caso ocorra alguma disfunção relacionada à energia ou ao resfriamento, é importante resolvê-la o mais rápido possível para evitar interrupções;
  • 9. Utilize fontes de energia de backup: fontes de backup são essenciais porque podem manter o fornecimento energia em caso de interrupção ou falha do sistema, melhorando a confiabilidade geral;
  • 10. Priorize fontes de energia renovável: apesar de os Data Centers serem um dos tipos de edifícios com maior consumo energético, já é possível implementar e promover práticas mais sustentáveis, principalmente por meio da implementação de tecnologias de ponta e do uso de fontes de energia limpas e renováveis. Com isso, não apenas reduz-se o impacto ambiental, mas também uma alternativa à alta nos preços de combustíveis convencionais.

LEIA MAIS: Entenda porque os Data Centers precisam da energia renovável


Precisa de ajuda para melhorar a eficiência do seu Data Center?

Fale com a ODATA

E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

E-Book: Tendências Tecnológicas 

Fazer o download

Melhore os índices de sustentabilidade da sua empresa

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.