Data Centers no México: ODATA amplia presença com dois novos centros

Leitura de 6 minutos
06/03/24

É inegável que o mercado latino-americano já se destaca como um dos mais pungentes no cenário global – em especial, na seara dos data centers. No panorama atual, observamos um crescimento impulsionado por fatores como a rápida evolução tecnológica, o aumento da demanda por serviços de infraestrutura de TI e a adoção da nuvem, juntamente com a progressiva implementação de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial. E, em especial, vemos esta arrancada no mercado de data centers no México.

Isso porque, à medida que as organizações buscam mais escalabilidade, segurança e eficiência operacional, a necessidade de instalações de data centers robustas e modernas tornou-se cada vez mais urgente. Ao mesmo tempo, o contexto geopolítico está favorecendo a descentralização e a distribuição estratégica dos centros de dados, garantindo redundância e resiliência em toda a América Latina.

Para apoiar esse processo a ODATA, uma empresa especializada em serviços de data centers, está dando passos sólidos para expandir a sua atuação nas Américas – em especial, fortalecendo sua atuação em países como o México, para atender à crescente demanda por serviços de infraestrutura de TI e nuvem na região. Saiba mais a seguir:

Expansão do mercado de data centers na América Latina

A demanda por data centers aumentou consideravelmente nos últimos anos, com o crescimento da infraestrutura digital motivado pela alta adoção de serviços de cloud computing, ao passo que o armazenamento limitado disponível nos centros de dados à época limitava o avanço da virtualização das operações empresariais.

Posteriormente, surgiu o conceito de data centers de hiperescala e os data centers de colocation, atendendo às necessidades de diversificação dos modelos de infraestrutura de dados do mercado de TI.

Hoje, países como Brasil, Colômbia e México se destacam nesse contexto, evidenciando uma expansão significativa das operações de dados. Em especial, para atender à progressiva demanda, sustentada por um ambiente empresarial favorável e adicionada a iniciativas governamentais voltadas à promoção da evolução digital.

De acordo com a International Data Corporation (IDC), em 2023 o México liderou o avanço na região com um crescimento de 22%, superando o Brasil (com 15%). Para a consultoria, a América Latina como um todo está prevista para ter um crescimento de 11% no mercado até 2024, indicando um investimento substancial em tecnologia na região.

Nessa toada, a Mordor Intelligence estima que o mercado de data centers chegará a US$ 5,14 bilhões em 2024 na América Latina e deve atingir US$ 7,81 bilhões até 2029, avançando a uma taxa de crescimento anual composto (CAGR) superior a 8,71% durante o período de previsão (2024-2029). Seus analistas atribuem este movimento à adoção de de tecnologias avançadas, como centros de dados definidos por software, Internet das Coisas (IoT) e de soluções para recuperação de desastres.

Assine a newsleter Data Center Insights

Crescimento estratégico no México

A construção de data centers é uma tarefa extremamente complexa, que exige planejamento extensivo de requisitos elétricos, de localização e mecânicos. Isso porque tais estruturas realizam, entre outras atividades, tarefas de missão crítica, o que faz com que qualquer imperfeição na concepção dos edifícios seja catastrófica, resultando em aumento de despesas para as empresas.

Por esse motivo, não é qualquer empresa que consegue obter sucesso nesse mercado, fazendo com que provedores especializados consolidados, como a ODATA, ampliem a capilaridade de seus serviços pela América Latina.

“O México, atualmente, é um dos principais mercados da região, no qual a ODATA está bem consolidada e enraizada para sustentar seu crescimento”, explica o CEO Latam da ODATA para a América Latina, Ricardo Alário. “Já contamos com uma identidade reconhecida, expertise regional e grande credibilidade com os fornecedores locais, o que nos possibilita crescer em segurança e de forma acelerada”.

O Data Center QR01, primeiro campus da empresa instalado no país, foi estrategicamente alocado em Querétaro, entrou em operação em 2022 com 8,4 MW de capacidade instalada em sua primeira fase. Agora, será expandido para suprir as crescentes necessidades do mercado de data centers no México. Com capacidade e tecnologia avançadas, o campus terá capacidade para até 32MW quando totalmente desenvolvido, oferecendo soluções avançadas para clientes hyperscales.


LEIA TAMBÉM: Surfando a onda dos Data Centers: desafios e oportunidades nos mercados emergentes


Expandindo o mercado de data centers no México

A expansão da ODATA no México é uma resposta ao crescente desenvolvimento empresarial de TI no país. Além da ampliação do DC QR01, a ODATA está iniciando a construção de dois novos centros de dados em áreas estratégicas.

O estado de Guanajuato foi o local escolhido para o campus DC QR02 e comportará a capacidade de 30MW; já o DC QR03 está sendo erguido na cidade de El Marqués, situada no centro do país, a 221 km da Cidade do México. Este último será o maior campus de Data Center do México, com capacidade instalada de 150MW de potência. Ambos os campi serão destinados a atender clientes de hiperescala.

“Estamos satisfeitos com o sucesso obtido durante o desenvolvimento de nossas instalações QR01 e QR02. Essa expansão do nosso primeiro data center no México ilustra o interesse contínuo dos clientes no mercado, a execução bem-sucedida de nossas equipes e o valor de longo prazo do desenvolvimento de data centers em Querétaro”, afirmou Ricardo Alário.


LEIA TAMBÉM: Data Centers na América Latina: perspectivas de crescimento e tendências


Outros data centers da ODATA na América Latina

O projeto do DC QR03 está sendo desenvolvido de forma semelhante ao DC BG01, primeiro campus da ODATA na Colômbia, onde a empresa também está expandindo a sua capacidade e, também, onde a companhia vê um grande potencial de crescimento.

Um ponto interessante no design de seu data center colombiano é que o local dispõe de prédios separados no mesmo campus, com a mesma energia e conexão. Além disso, cada edifício se destina a um cliente específico com um único inquilino, embora não necessariamente o mesmo em ambos.

Hoje, o primeiro site colombiano da ODATA já atingiu plena capacidade. A empresa possui um terreno adjacente ao primeiro edifício, onde provavelmente será realizada uma expansão com BG02.

Além das operações no México e na Colômbia, a ODATA ainda mantém quatro data centers no Brasil e mais dois no Chile. Para o restante de 2024, a companhia deve anunciar novas expansões em ambos os países.


LEIA TAMBÉM: Capilaridade regional da rede de Data Centers: entenda como beneficia a sua TI


Maior capacidade no mercado regional

A ODATA, uma empresa da Aligned Data Center, provedora de serviços de data center para a América Latina, reafirma sua posição de destaque no segmento de Data Centers na América Latina, oferecendo infraestrutura de alta qualidade, confiabilidade e segurança.

Com essa expansão no mercado de Data Centers no México e a continuidade de seu projeto de expansão pela região, a empresa busca atender à crescente demanda das organizações que buscam escalabilidade e rápido prolongamento de suas operações na região latino-americana.

As pesquisas mencionadas acima ressaltam a importância desse movimento, evidenciando o comprometimento em investir em tecnologia para impulsionar a produtividade, inovação e competitividade.

Assim, a ODATA se destaca como o parceiro ideal para companhias que buscam soluções confiáveis e avançadas para suas necessidades de tecnologia da informação, graças à sua experiência técnica e compromisso com a inovação.

Com o prolongamento de sua capilaridade pelas Américas, sustentado pela conexão com a rede da Aligned, a ODATA não apenas fortalece sua posição no mercado mexicano, mas também consolida seu status como uma potência no fornecimento de soluções de Data Center em toda a América Latina.


Precisa de ajuda para expandir a sua capacidade no mercado de data centers no México?

Fale com a ODATA

E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

E-Book: Tendências Tecnológicas 

Fazer o download

Melhore os índices de sustentabilidade da sua empresa

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.