Capilaridade regional da rede de Data Centers: entenda como beneficia a sua TI

Leitura de 7 minutos
13/06/23

Cada vez mais fortemente, as empresas dependem de centros de dados para armazenar e gerenciar seus sistemas e informações críticas. Nesse cenário, contar com uma ampla capilaridade regional na rede de Data Centers certamente será um divisor de águas para qualquer organização. Isso porque a prática ajuda a melhorar constantemente o desempenho geral da TI, reduzindo a latência e aprimorando a experiência de seus usuários.

Por certo, à medida que as empresas aceleram sua jornada de evolução digital, a demanda por Data Centers confiáveis e eficientes torna-se mais urgente do que nunca. Assim, ter acesso a uma malha de servidores interconectada, alocados em instalações perspicazmente localizadas em regiões tão estratégicas como as Américas, oferece aos líderes empresariais uma solução singular para esse desafio.

Isso porque, com esse modelo distribuído, os provedores especializados nesse tipo de serviço conseguem garantir desempenho e tempo de atividade máximos.

Não é segredo que o sucesso de qualquer companhia, hoje, depende de sua capacidade de alavancar as inovações tecnológicas para obter uma vantagem competitiva. Por isso, apostar na capilaridade regional da rede de Data Centers é uma das estratégias mais eficazes para ajudá-las a atingir esse objetivo.

Ao contratar uma rede de Data Centers interconectados, as empresas podem melhorar o desempenho de sua rede, reduzir a latência e aprimorar a experiência geral do usuário, resultando em maior satisfação e fidelidade do cliente.

Quer saber mais sobre as vantagens desse modelo? Leia a seguir:

O que é capilaridade regional em uma rede de Data Centers?

Quando se trata de Data Centers, o termo capilaridade regional pode ser entendido como uma malha de centros de dados interconectados e estrategicamente localizados em diferentes regiões, de modo que se possa fornecer recursos de processamento e de armazenamento de dados de alto desempenho.

Por via de regra, essa rede é projetada para oferecer mecanismos de redundância e de mitigação de falhas (failover), que garantem às empresas a disponibilidade contínua de seus dados e sistemas.

Consequentemente, pode-se dizer que, nesse caso, a capilaridade da rede se refere à capacidade de distribuir dados e aplicações para o Data Center mais adequado, com base na localização e no tráfego de rede, entre outros fatores.

Assine a newsleter Data Center Insights

Por que a capilaridade regional é importante para a sua empresa?

A diversidade geográfica de uma rede de Data Centers é interessante porque permite que as organizações processem e armazenem dados em instalações fisicamente mais próximas de seus usuários. Isso resulta não apenas em uma latência reduzida, mas em uma significativa melhora no desempenho da rede.

Tal atributo é especialmente importante para companhias que operam em múltiplas regiões ou têm clientes localizados em diferentes partes do mundo. Ao distribuir dados e aplicações em vários centros de dados, as empresas podem garantir que funcionários e clientes tenham acesso rápido e confiável aos seus sistemas, canais e serviços, independentemente de onde estiverem.

A capilaridade regional da rede de Data Centers ainda contribui para o aprimoramento da experiência do usuário, consequentemente aumentando a produtividade das equipes, assim como a satisfação e a fidelidade do cliente. Com acesso mais rápido a dados e sistemas, é mais provável que o consumidor se envolva mais profundamente com a empresa e tenha preferência por ela ao adquirir produtos e serviços.

Além disso, os mecanismos de redundância e de mitigação de falhas da rede garantem que os dados e aplicações estejam sempre disponíveis, mesmo em caso de queda ou de alguma eventual interrupção no sistema. Isso pode ajudar as empresas a evitarem paradas dispendiosas, mantendo o tempo de atividade e sua reputação de confiabilidade.

Por motivos como esses, a capilaridade da rede de Data Centers se configura como um componente crítico da infraestrutura de TI moderna, já que pode fornecer aos negócios uma vantagem competitiva ao melhorar o desempenho da rede, reduzir a latência e aprimorar a experiência do usuário.


LEIA TAMBÉM: Entenda a importância da diversificação geográfica dos Data Centers


Como funciona a capilaridade da rede de Data Centers

Basicamente, atribui-se o conceito de capilaridade ao conectar diversos Data Centers, em diferentes regiões, para criar uma rede que fornece recursos de processamento e armazenamento de dados de alto desempenho. Esses campus são interconectados por meio de redes de alta velocidade para permitir a rápida distribuição de dados e aplicações pela rede, melhorando sua performance.

Aqui, a localização estratégica é um aspecto crítico. Isso porque os Data Centers geralmente estão instalados em regiões próximas a grandes centros populacionais ou de negócios, reduzindo o tempo que os dados levam para trafegar entre o cliente e os servidores. Além disso, com essa prática, pode-se garantir que os dados e aplicações estejam sempre disponíveis, mesmo no caso de um desastre natural ou de outro evento perturbador.

Mecanismos de redundância e de mitigação de falhas também são componentes cruciais da capilaridade regional de uma rede de Data Centers. A redundância é obtida pela replicação de dados e aplicações em vários centros, de modo que, se um deles ficar inoperante, as informações e sistemas poderão ser acessados de outro. Já os mecanismos de failover garantem que, se um Data Center cair, o tráfego será redirecionado automaticamente para outro, para que não haja interrupção no serviço.


LEIA TAMBÉM: A localização do Data Center realmente importa?


ODATA e Aligned: expansão da rede de Data Centers pelas Américas

Como vimos, contar com o apoio de um provedor especializado em serviços de Data Center, que ofereça uma robusta capilaridade regional em sua rede, traz diversas vantagens às empresas. E além da comprovada qualidade nas entregas, é esse um dos maiores benefícios que os clientes têm na aquisição da ODATA pela Aligned Data Centers, líder em infraestrutura tecnológica que oferece, em escala, centros de dados inovadores, sustentáveis e adaptáveis.

A companhia também oferece soluções “Build-to-Scale” para clientes globais de hiperescala e para o segmento de “enterprises” (organizações com um alto potencial financeiro). E, com a recente conclusão da compra da ODATA, torna-se uma das maiores operadoras de Data Centers privados nas Américas, com uma capacidade que abrange mais de 2,5 GW de capacidade crítica em mais de 40 sites (quando todos estiverem em operação).

“Impulsionada, em grande parte, pelas necessidades de empresas de hiperescala, provedores de serviços em nuvem e clientes governamentais, a demanda por infraestrutura escalável e com eficiência energética continua a sua trajetória ascendente na América Latina. Por isso, unir forças com uma provedora de Data Centers estabelecida, cujo foco é em escala estratégica, inovação e design sustentável, não poderia ser mais oportuno.”

Andrew Schaap
CEO da Aligned Data Centers

Com instalações operacionais estrategicamente localizadas no Brasil, Chile, Colômbia e México, além de novos projetos em desenvolvimento em outros países da América Latina, a ODATA está entre as plataformas de Data Centers de hiperescala de crescimento mais rápido na região.

Além das vantagens da expansão da rede, a similaridade da cultura de inovação disruptiva, valores ambientais e sociais e a dinâmica de trabalho colaborativa compartilhados pelas empresas beneficia as equipes – agora unificadas em dois continentes -, além de diversas oportunidades de crescimento aos clientes.

“A aquisição expande imediatamente não apenas a nossa infraestrutura de Data Centers e o portfólio de capacidade, mas também o capital e as competências para ajudar os nossos clientes a crescerem em escala nas Américas. Assim, serão apoiados por uma metodologia avançada da cadeia de fornecimento e uma estratégia refinada de terrenos e energia, que acelera o posicionamento no mercado a uma velocidade que é desconhecida no setor”, explica Ricardo Alário, CEO da ODATA.

Sustentabilidade

Além dos benefícios da capilaridade da rede pelas Américas, os robustos investimentos em energia renovável que vêm sendo realizados pela ODATA não apenas são consistente com os objetivos de ESG da Aligned, mas também beneficiam diretamente os clientes interessados em melhorar indicadores de sustentabilidade.

Como exemplo, para compor um caminho para fornecer 100% de energia verde e, finalmente, tornar-se uma autogeradora de energia renovável para os seus Data Centers no Brasil, a ODATA adquiriu recentemente uma participação minoritária no parque eólico de 212 MW da Omega Energia, localizado em Xique-Xique, na Bahia. Com isso, atualmente, cerca de 90% da energia consumida pelos servidores da empresa é renovável.


SAIBA MAIS sobre a aquisição da ODATA pela Aligned Data Centers aqui.


Quer se beneficiar das vantagens oferecidas por uma das maiores redes de Data Centers nas Américas?

Fale com a ODATA

E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

E-Book: Tendências Tecnológicas 

Fazer o download

Melhore os índices de sustentabilidade da sua empresa

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.