Downtime: o impacto da inatividade do Data Center para sua empresa

Leitura de 7 minutos
16/01/19

Qual é o real impacto de um downtime?

Em todo o mundo, a inovação rápida e imprevisível, a crescente adoção de tecnologias disruptivas da Indústria 4.0 e o aumento do volume de dados gerados por elas desafiam a capacidade e a resiliência dos Data Centers.

Nessa passada, diante do avanço exponencial digitalização dos negócios, o que devemos esperar para os próximos anos?

Quais inovações realmente farão a diferença nas operações das empresas e na sociedade como um todo?

Você pode se preparar para este cenário.

E neste post, vamos esclarecer os principais caminhos. Veja a seguir!

Eventos de downtime podem impactar a evolução digital

Em tempos de transformação digital, nenhuma empresa moderna existe sem um Data Center que hospede a maioria (senão todos) os componentes de TI e facilitadores do negócio.

Analogaments, expectativas sobre o impacto do 5G, mudanças climáticas, impacto ambiental e cada vez mais regulamentações estão entre os principais pontos de atenção.

Desse modo, entre as dez tendências identificadas pelo Uptime Institute Intelligence, consultoria global que atua no desempenho e disponibilidade dos sistemas de TI,  as preocupações com a estabilidade dos Data Centers se destaca:

Interrupções forçam autoridades e empresas à ação.

Grandes interrupções de TI estão ocorrendo com crescente regularidade, muitas com graves consequências. Executivos, autoridades do setor e os governos estão respondendo com mais regras, solicitando mais transparência e uma abordagem mais formal da resiliência holística de ponta a ponta.

Inatividade, interrupções e falhas: compreendendo os verdadeiros custos do downtime

Um Data Center pode variar de uma pequena sala com ar-condicionado a uma composição de diversas instalações intensamente protegidas, seja centralizadas em uma empresa ou distribuídas por todo um país – ou mesmo continente.

Isso porque, nos últimos 10 anos, observamos um avanço impressionante na tecnologia dessas infraestruturas. Os servidores tornaram-se menores, mais rápidos e inteligentes.

Agora, os Data Centers oferecem capacidade e inteligência praticamente ilimitadas para os dados que mantém. As redes transmitem quantidades inacreditáveis ​​de informações, com confiabilidade e desempenho sem precedentes.

Seja como for, o gerenciamento dos recursos de TI tem evidenciado a importância da expansão e da aquisição de equipamentos mais robustos e especializados para garantir o perfeito funcionamento dos workloads de todo o negócio.

Mas o que acontece quando essa estrutura pára, mesmo que por um instante?

Apesar dos esforços investidos na robustez da infraestrutura, muitas organizações de TI continuam a lidar com incidentes de inatividade de bancos de dados, hardware e software.

Em suma, esses eventos de downtime podem durar de apenas alguns minutos a vários dias, incapacitando completamente os negócios e causando enormes perdas.

Mesmo com uma variedade de soluções avançadas e do montante de dados coletados pelos principais fornecedores de softwares corporativos e departamentos de TI (do ERP ao CRM), as interrupções ainda são uma ameaça aterradora.

Por isso, o downtime cria um impacto que não pode ser ignorado, tanto em termos financeiros e de operação do negócio quanto para a marca. Esse desse ponto pode não ter volta.

Desse modo, os custos de inatividade variam significativamente entre os setores. O tamanho da empresa afetada é obviamente um fator crítico, mas não é o único fator importante. O papel dos sistemas de TI nos negócios também é fundamental.

Gerenciamento interno é mais vulnerável a downtime

Organizações que mantém um Data Center em casa, seja no modelo tradicional ou como parte de uma arquitetura híbrida, a  equipe interna de TI deve garantir a disponibilidade e bom funcionamento das operações.

Por esse motivo, para empresas de menor porte, que estão no início de sua trajetória, os ricos de downtime e de outras vulnerabilidades é maior.

Com menos profissionais dedicados à TI e um parque tecnológico mais limitado, gerenciar internamente a infraestrutura, segurança e nível de serviço, para garantir 100% disponibilidade, é uma tarefa hercúlea.

Assim, servidores, aplicações, sites e outros sistemas de missão crítica podem ficar fora do ar devido à falta de uma infraestrutura de TI adequada. É por isso que você corre risco de sofrer com o downtime!

Por exemplo: o aumento repentino de acessos ao seu site, sem provisionamento dessa escalabilidade. Isso pode fazer com que os servidores em que estão armazenadas as informações e aplicações cheguem o máximo de sua capacidade.

Essa é uma das situações clássicas em que o downtime pode ocorrer, derivado da falta de infraestrutura adequada.

Contudo, existem formas de reduzir o risco.

E uma das mais confiáveis e rápidas é migrar o Data Center  local para uma estrutura de Colocation.

Como funciona a modalidade de Colocation Data Center

Nesta modalidade, você aluga toda a infraestrutura de Data Center necessária para as operações e instalação de seus equipamentos de TI, sem altos investimentos e sem preocupação com questões de manutenção, disponibilidade, segurança e monitoramento.

Desse modo, cada empresa tem seu próprio espaço, sem que nenhuma das máquinas de processamento e armazenamento seja compartilhada com terceiros.

E a capacidade de expansão não será mais um problema difícil de resolver, visto que a escalabilidade modular é um dos principais atributos desse modelo.

Em um ambiente de Colocation, os Data Centers são projetos para:

  • Manter o fornecimento de energia elétrica e refrigeração 100% do tempo;
  • Suportar toda a TI mesmo que a concessionária falhe com o fornecimento;
  • Segurança: Somente Pessoas autorizadas acessam o seu espaço de TI
  • Conectividade: Mesmo que uma operadora falhe, existem outras opções redundantes.

LEIA MAIS: Colocation ou Multicloud? O futuro do seu Data Center é híbrido


Ultraconectividade e disponibilidade ampliada evitam picos de downtime

Para organizações cuja necessidade de avançar na jornada de Transformação Digital é mais acentuada, tais como as atuantes no mercado financeiro e telecomunicações, há grande necessidade quanto à conectividade.

Além disso, o grande número de transações on-line geradas pelos clientes exige agilidade da rede de armazenamento.

E, diante das regulamentações insurgentes, tais como a LGPD, a garantia de que as informações confidenciais dos clientes estejam protegidas de fraudes ou vazamentos requer altos padrões de segurança.

Para isso, ambientes em Colocation contemplam sistemas de controle de acesso, com vários níveis de segurança, equipamentos de leitura biométrica, leitores de proximidade, fechaduras magnéticas e sistema de notificações sonoras.

Veja os ganhos que sua empresa pode obter com a migração do Data Center local para uma infraestrutura de Colocation.

E saiba como mitigar os riscos de downtime, ampliados ao manter o gerenciamento interno dentro de casa.

Data Center em Colocation oferece mais garantias contra o downtime

Experiência aprimorada e custos reduzidos para  manter a estrutura complexa sempre atualizada e segura.

Além de benefícios como estes, o serviço de Colocation Data Center, como o oferecido pela ODATA, proporciona espaço para que as organizações possam alugar racks e armazenar seus dados.

Somam-se a eles, além de disponibilidade, segurança patrimonial, manutenção e monitoramento.

Algumas garantias e benefícios do colocation são:

  • Oferecimento de uma rede de alta performance;
  • Priorização da eficiência energética;
  • Oferecimento de refrigeração adequada e ininterrupta;
  • Excelente índice de disponibilidade;
  • Possibilidade de escala;
  • Mais segurança no armazenamento e no fluxo de dados;
  • Mais flexibilidade para crescer.


LEIA MAIS:
Como escolher o melhor Data Center para sua empresa

Conclusão

Eventos de downtime podem trazer sérios problemas à operação de uma empresa.

Dependendo da duração do tempo de inatividade, é capaz de impactar desde a produtividade dos funcionários até o relacionamento com clientes e a reputação da marca.

Mas como saber se chegou o momento de trocar a gestão interna pelos benefícios dos novos modos de virtualização de Data Center?

Para isso, continue a se informar sobre o assunto. Atualize-se, com as tendências em seu segmento e busque referências sobre os melhores provedores de serviços nessa área.

Conte com um parceiro especialista em Colocation, como a ODATA, para apoiar a evolução digital de sua empresa, impulsionando o crescimento do negócio.

AGENDE UMA REUNIÃO COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS

E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

E-Book: Tendências Tecnológicas 

Fazer o download

Melhore os índices de sustentabilidade da sua empresa

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.