Transformação Digital e sua importância no novo cenário

Avançando na transformação digital

Leitura de 5 min
10/07/20

A transformação digital vem se apresentando como um imperativo para garantir a continuidade e o crescimento dos negócios, o que se confirmou durante a pandemia do novo coronavírus.

No entanto, a crise que impactou os orçamentos corporativos também vem ameaçando os investimentos tecnológicos em diversas organizações.

Neste artigo, Tesh Durvasula* explica porque esta desaceleração não será um bom negócio.

Acompanhe conosco.

Avançando na transformação digital

É difícil acreditar que já se passaram 25 anos desde que Nicholas Negroponte escreveu seu livro de referência de 1995 – Being Digital -, que previa uma transformação generalizada dos ativos de negócios para um novo e emergente campo digital, possibilitado pela Internet.

Negroponte estava certo sobre muitas coisas, mas o ritmo da transformação digital foi muito mais lento do que previu. De fato, de acordo com a última versão do Dell Technologies Transformation Index, apenas 5% das empresas são atualmente consideradas ‘líderes digitais’.

Newsletter sobre Data center, Infraestruturas de TI e tendências tecnológicas da ODATA

O impacto da Covid-19 na transformação digital

Nas primeiras semanas de março, quando pessoas de todo o mundo começaram a ficar em quarentena em suas casas, o uso da Internet aumentou mais de 25% nas grandes cidades.

Por isso, muitos especularam que a Internet falharia, desencadeando uma cascata de eventos que prejudicariam todos os negócios e economias pelo mundo.

E embora tenha havido muitos obstáculos ao longo do caminho (em um determinado momento, empresas como YouTube e Netflix reduziram a qualidade do streaming na Europa), a Internet performou amplamente conforme o projetado.

Alavancando sua natureza distribuída, conectou infraestruturas e redes para manter o mundo trabalhando, aprendendo e vivendo, diante de um patógeno mortal. Simplificando, os dados nos uniram.

Investir menos em transformação digital é a saída?

Para nós, do setor de Data Centers, o período da COVID-19 tem sido nosso melhor marco, provando para empresas e instituições em todo o mundo que ter uma infraestrutura digital poderosa e flexível não é apenas uma boa ideia – mas fornece a conectividade de missão crítica.

No entanto, a Goldman Sachs está prevendo uma queda de 6% em relação ao trimestre anterior no PIB dos Estados Unidos nos três primeiros meses de 2020 e um declínio sem precedentes de 24% no segundo trimestre.

Isso está fazendo com que os CEOs e os Conselhos de Administração coloquem grande pressão nos orçamentos dos CIOs para 2020, apesar de tudo o que a COVID-19 nos ensinou sobre a necessidade de rapidez no que diz respeito à transformação digital.

Não deixe de investir em sua jornada de transformação digital 

Observando o caminho que os negócios estão seguindo, ofereço três argumentos importantes a se avaliar em termos de investimentos em transformação digital no próximo ano:

  • Em primeiro lugar:

Se você ainda não o fez, adote uma estratégia de nuvem e faça dela uma parte essencial dos seus gastos com TI em 2020.

Por trás da história de sucesso digital da COVID-19 está a capacidade de empresas, governos, escolas e sistemas de saúde moverem, compartilharem e acessarem dados e tecnologias de qualquer lugar, de maneira integrada e em tempo real.

De fato, para nós no segmento de Data Centers, o coronavírus jogou gasolina no fogo da transformação digital que acendemos na nuvem há alguns anos atrás.

  • Segundo:

Não é hora de pensar de maneira conservadora – porque, na sequência da COVID-19, você pode ter certeza de que todos os seus concorrentes aprenderam as mesmas lições digitais que você.

Portanto, invista em sua transformação digital agora mesmo ou fique para trás.

Empresas inteligentes sempre encontram o dinheiro. Afinal, seus funcionários não irão à conferências de tecnologia tão cedo e os orçamentos corporativos de despesas com viagens estão praticamente zerados.

Então, por que não investir esse montante em seu futuro?

  • Terceiro:

Cada vez mais, as empresas na Europa, nos Estados Unidos e em todo o mundo estão estendendo seu olhar para além dos limites, para as questões sociais mais amplas que conectam todos nós.

Um benefício surpreendente da COVID-19 foi a redução dos níveis de poluição em todo o mundo, à medida que as operações de empresas de manufatura, usinas de energia e outras organizações com grande geração de pegada de carbono foram interrompidas.

De fato, de acordo com o periódico Nature Climate Change, os níveis de CO2 em todo o mundo caíram mais de 17% em abril, retornando aos níveis de poluição de 2006.

Conclusão

Embora os Data Centers consumam grandes quantidades de energia, água e outros recursos, a recente limpeza dos céus na Índia, China e Los Angeles mostra que a redução da pegada de carbono trarará um impacto extraordinário a todos.

E acredito que vale a pena lutar por isso – aqui na CyrusOne e em toda a indústria.

Pode me considerar um otimista, mas eu realmente acredito que estamos entrando na ‘Era de Ouro’ do setor de Data Centers.

Uma era na qual empresas, instituições e consumidores de todo o mundo entenderão que somos o sangue que corre na vida da economia digital da atualidade, conectando pessoas e negócios de formas nunca antes consideradas possíveis e catalisadoras do futuro digital.

*Tesh Durvasula, ex-CEO e membro do corpo diretivo da CyrusOne. Artigo originalmente publicado em inglês, no Blog da empresa.


CyrusOne e ODATA

A ODATA tem como uma de suas acionistas a CyrusOne, companhia norte-americana de investimento imobiliário (REIT) de alto crescimento, especializada em data centers carrier-neutral, de alta confiabilidade e de classe global.

É um dos principais players internacionais do setor.

Em 2019, a CyrusOne ajudou a ODATA a construir e lançar o DC BG01, seu primeiro Data Center fora do Brasil, em Bogotá, Colômbia.

Quer saber mais sobre como uma infraestrutura global de Data Centers pode ajudar sua empresa a avançar na transformação digital?

FALE COM UM ESPECIALISTA ODATA

E-BOOKS exclusivos

Para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

O guia definitivo para migrar seu Data Center

Fazer o download

Entenda os fundamentos básicos para escolher um modelo de data center

Fazer o download

Assine nossa newsletter

Copyright © 2020 ODATA - Todos os direitos reservados.