nuvem pública brasileira - servidores representando parceria Brascloud Zadara ODATA

Caso de Sucesso: Brascloud, Zadara e ODATA se unem para entregar nuvem pública brasileira com 100% de disponibilidade

Leitura de 7 minutos
10/09/20

Os efeitos da crise econômica global estão intensificando a urgência de se abandonar modelos operacionais tradicionais, especialmente para infraestruturas legadas de Data Centers. Será esse, então, o grande momento da nuvem pública brasileira?

Não há dúvidas de que a contratação de soluções de Infraestrutura como serviço (IaaS), como o Colocation e a Cloud Computing, oferecem inúmeras vantagens em termos de agilidade, segurança e redução de custos a organizações de diversos tamanhos e segmentos.

No entanto, pequenas e médias empresas locais podem encontrar barreiras na contratação de provedores estrangeiros, principalmente por conta da flutuação cambial, que dificulta a previsibilidade dos orçamentos.

Por outro lado, ainda há incertezas relacionadas à robustez da infraestrutura de Data Centers oferecidas por fornecedores nacionais. Seus padrões de segurança e a capacidade de garantir a disponibilidade dos sistemas virtualizados ainda deixavam muitos gestores de tecnologia ‘entre a cruz e a caldeirinha’.

Atentas a essa dor do mercado, a Brascloud, a Zadara e a ODATA se uniram.

E, assim, passaram a oferecer uma combinação de serviços de Storage e Colocation única no País, capaz de garantir 100% de disponibilidade às operações de missão crítica a uma cloud nacional.

Quer saber porque mais de 70 empresas estão satisfeitas com a qualidade e o custo-benefício deste serviço? Siga conosco na leitura deste caso de sucesso.

Panorama global e a nuvem pública brasileira

De acordo com uma previsão divulgada pelo Gartner, os serviços de infraestrutura de sistemas em nuvem (ou infraestrutura como serviço – IaaS) devem crescer 13,4% ainda em 2020, movimentando US$ 50,4 bilhões em todo o mundo.

Atenta a esse movimento, a Brascloud – provedora de soluções de nuvem de origem brasileira -, identificou no Brasil a dificuldade que as organizações vinham enfrentando na aquisição de serviços de Data Center sob demanda.

Até então, apenas provedores estrangeiros ofereciam essa modalidade, o que onerava bastante a operação de TI do cliente.

Essa dor do mercado local motivou a empresa a estruturar a primeira cloud pública nacional. E para ganhar tração e escalabilidade, passou a buscar os melhores parceiros tecnológicos capazes de aprimorar a sua oferta.

Storage: superando riscos de downtime

Uma das principais preocupações em relação à migração de Data Centers tradicionais para ambientes remotos é a possibilidade dos sistemas e dados corporativos ficarem inacessíveis.

É o tão temido downtime que, mesmo que por um curto período, é capaz de causar sérios prejuízos ao negócio.

Para solucionar esse problema, uma das medidas mais assertivas é contar com um serviço de storage robusto, fornecido por provedores especializados e altamente capacitados.

Assim, a Brascloud contratou a Zadara Storage Inc., líder em armazenamento empresarial como serviço.

“Com a Zadara, nosso principal desafio como cloud provider foi superado: zeramos os riscos de downtime, alcançando 100% de disponibilidade”.

Felipe Rossi,
Fundador e diretor de negócios e inovação da Brascloud

Diante desse cenário, simplificar o armazenamento e o gerenciamento de dados para garantir maior eficiência operacional é mais crítico do que nunca.

“Terceirizar a custódia e o gerenciamento da infraestrutura de armazenamento legada para um provedor de serviços de storage permitirá a redução dos custos rígidos de CapEx”.

Robson Andrade
Country Manager da Zadara

Colocation: segurança e disponibilidade certificadas

Com esse movimento, a nuvem pública brasileira da Brascloud se tornou altamente atrativa a pequenas e médias empresas locais.

Isso motivou a empresa a buscar uma infraestrutura de Data Center mais robusta, com padrões de segurança certificados. E com essa composição de seus serviços, a empresa também estaria habilitada a atender grandes corporações.

Assim, a Zadara conectou a Brascloud à ODATA, provedora da mais moderna infraestrutura de Data Centers na América Latina.

Entre os atributos buscados para esse projeto, os Data Centers de Colocation modernos, seu back-up bone de ultraconectividade, o marketplace e, principalmente, suas certificações, foram fundamentais para a seleção da ODATA.

E, entre as certificações, destaca-se a PCI-DSS. Trata-se de um padrão de segurança de alto nível, que aufere a confiabilidade nos processos de prevenção a fraudes.

Em especial, assegura transações realizadas por operadoras de cartões de crédito e débito, que trafegarão suas operações nos Data Centers certificados.

Desse modo, a certificação PCI-DSS mantida no DC SP01 – principal Data Center TIER III da ODATA no País -, possibilitou à Brascloud estender seu escopo de atendimento ao mercado financeiro. Este segmento opera com demandas de alta criticidade e os mais elevados níveis de disponibilidade.

“A conformidade com essa norma é a garantia de que as empresas hospedam seus ambientes de TI em um Data Center altamente confiável, disponível e capaz de proteger por completo os dados dos seus clientes”.

Ricardo Alário,
CEO da ODATA

Tríade de sucesso: resultados da atuação conjunta

Por meio da parceria com a Zadara e a ODATA, a Brascloud expandiu sua abrangência no mercado nacional e na América do Sul. Essa abertura superou as expectativas iniciais da empresa, trazendo 50 novos clientes ao seu portfólio em apenas sete meses de atuação conjunta.

Esta colaboração tornou a Brascloud mais competitiva, proporcionando ganhos significativos tanto em relação à disponibilidade dos nossos ambientes de nuvem e quanto aos custos de Storage/CAPEX, além de uma elevação de performance extraordinária, com discos 100% SSD”, comemora o fundador da empresa.

“Esses benefícios foram confirmados com o feedback positivo de todos os nossos 70 clientes em produção desde janeiro de 2020”, completa

Felipe Rossi

Desse modo, o country manager da Zadara ressalta que a atuação conjunta fortalece a presença da Brascloud no Brasil. “Sem dúvida, formamos uma tríade robusta, com uma solução que agrega o melhor custo-benefício, por ser pay per use”, conclui.

Saiba mais sobre as empresas que promovem o sucesso desta nuvem pública brasileira:

Sobre a Brascloud

A Brascloud surge com a ousada proposta de atender necessidade de Cloud Pública IaaS, como o único Cloud Provider 100% nacional a entregar uma solução “AWS/Azure Like” de Cloud IaaS para pequenas, médias e grandes empresas.

Atualmente, oferece duas Zonas de Disponibilidade no Brasil. E seu plano de expansão que prevê uma nova em São Paulo, a partir de setembro de 2020, e outra no Nordeste, em 2021, quando passará a contar com três Data Centers TIER III.

Além de sua infraestrutura de alta disponibilidade, a Brascloud também se diferencia por desenvolver tecnologia própria de tarifação dos serviços com base no consumo realizado pelo cliente, resultando em um relacionamento mais transparente e menos custos aos seus clientes.

Sobre a ODATA

A ODATA é uma provedora de serviços de Data Center de origem brasileira, dedicada a fornecer infraestruturas de TI escaláveis, seguras e flexíveis na América Latina.

Dispõe de cerca de 35 MVAs de capacidade, distribuídos em três plantas no Brasil e uma na Colômbia. Especializada em Colocation, a ODATA suporta as crescentes demandas de energia, espaço e segurança de organizações de diversos setores, interessadas em avançar em suas jornadas de transformação digital.

É uma empresa do grupo Patria Investimentos, um dos maiores gestores de investimentos alternativos centrado em ativos na América Latina, pioneiro na indústria de private equity no Brasil.

Tem como uma de suas acionistas a CyrusOne, companhia norte-americana de investimento imobiliário (REIT) de alto crescimento. Especializada em data centers carrier-neutral, de alta confiabilidade e de classe global, é um dos principais players internacionais do setor.

Sobre a Zadara

Fundada em 2011, Zadara Storage Inc. assumiu o compromisso de minimizar os crescentes riscos técnicos, operacionais e financeiros que envolvem o armazenamento de dados corporativos.

Hoje, é líder no fornecimento de Enterprise Storage-as-a-Service (em cloud ou on-premisses) e opera em mais de 30 países (Global Service Locations) e em quatro continentes. Tem sede em Irvine, Califórnia, e filiais em Londres, Yokneam, Tóquio e Brasil – onde está presente desde 2017.

A companhia adota o modelo white label e seu produto é negociado por mais de 200 grandes nomes de cloud no mundo, que usam suas próprias marcas.

Com soluções reconhecidas e certificadas pela inovação e liderança, sempre alinhadas à missão de fornecer armazenamento e gerenciamento de dados empresaria de “risco zero”, após 17 trimestres de crescimento consecutivo, alcançou lucro bruto de 93% em 2019.

E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

E-Book: Tendências Tecnológicas 

Fazer o download

Melhore os índices de sustentabilidade da sua empresa

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.