Estratégias de aceleração digital: o papel do Data Center no suporte às tendências tecnológicas

Leitura de 7 minutos
30/08/23

Estamos todos embarcando em uma viagem transformadora, alimentada pela inovação. Nessa jornada, a convergência das tecnologias que estão acelerando esse processo tem dado origem a arrojadas estratégias de aceleração digital, permitindo às organizações otimizar as suas operações, melhorar a experiência do cliente e obter vantagens competitivas.

No coração desta transformação estão os Data Centers, modernas estruturas tecnológicas que atuam como a espinha dorsal que suporta e impulsiona este movimento.

Mas afinal, qual seria o papel dos centros de dados na promoção da aceleração digital? De que mecanismos uma empresa precisa dispor para conseguir habilitar tendências tecnológicas importantes em sua operação, como blockchain, criptografia, NFT, big data e cloud, entre outras, no cenário da indústria 4.0? Confira a seguir:

Aceleração digital: o panorama atual

O advento da evolução tecnológica está, cada vez mais rapidamente, catalisando mudanças transformadoras em todos os setores – e, ainda mais profundamente, impactando a vida dos cidadãos comuns.

À medida que as organizações adotam estratégias de aceleração digital, aproveitando-se do poder das tecnologias de ponta, revolucionam os modelos de negócio tradicionais. E, dessa maneira, melhoram a eficiência operacional e alteram fundamentalmente a forma como interagem com seus stakeholders e com o mundo ao seu redor.

O uso de tecnologias da nova geração no dia a dia das empresas está crescendo, o que justifica o aumento nos investimentos nesta área.

O Gartner, Inc estima que os gastos mundiais com TI crescerão 4,3% em 2023, totalizando US$ 4,7 trilhões.”

Esta onda sem precedentes de inovação digital não apenas está preparando os negócios para suportar um nível maior de competitividade e crescimento, mas também vem remodelando a forma como as pessoas trabalham, se comunicam, consomem informação, produtos e serviços, inaugurando uma nova era de conectividade, conveniência e possibilidades sem precedentes.

Assine a newsleter Data Center Insights

O Data Center no universo digital

No cenário atual, a procura por tráfego e armazenamento digital seguro e de longo prazo, assim como de acessibilidade, é onipresente. Para isso, o Data Center atende ao propósito crítico de estabelecer um ecossistema confiável e seguro, garantindo o funcionamento contínuo de servidores, componentes de rede e muito mais.

Na prática, o Data Center serve como uma instalação centralizada onde convergem as operações e equipamentos de TI de determinada companhia, cumprindo as funções de armazenamento, processamento e distribuição de dados e aplicações.

Dado o seu papel crucial de abrigar recursos essenciais e confidenciais, os centros de dados atuam como pilares que sustentam as operações diárias e ininterruptas da organização.


LEIA TAMBÉM: Data Centers na América Latina: perspectivas de crescimento e tendências emergentes


Promovendo a aceleração digital: como os Data Centers suportam as novas tecnologias

Gradativamente, as organizações estão adotando estratégias inovadoras de aceleração digital para permanecerem competitivas e relevantes nas escolhas de seus clientes. Entre as forças motrizes por trás delas, sem dúvida, está a adoção de tecnologias da nova geração, como blockchain, criptografia e NFT, cibersegurança, big data e analytics, cloud e automação, no horizonte da Indústria 4.0.

Neste cenário, os Data Centers se consolidam como atores essenciais, servindo como base robusta que apoia e impulsiona cada uma dessas iniciativas. Entenda melhor a seguir:

Blockchain, criptografia e NFT: revolucionando a confiança e as transações

O uso de tecnologias como blockchain, crypto e NFT está revolucionando a forma como as transações são realizadas, assim como a confiança ao fazê-las. E não é exagero dizer que os Data Centers estão no centro desta revolução, fornecendo o poder computacional necessário para operações tão complexas.

Isso porque tais estruturas, equipadas com recursos avançados de criptografia e rede, garantem às operações segurança, resiliência e disponibilidade de redes descentralizadas. Assim, permitem o florescimento de trocas seguras de criptomoedas e de mercados NFT.


LEIA MAIS: Como a blockchain está transformando a infraestrutura de dados


Cibersegurança: salvaguardando as estratégias de aceleração digital

À medida que as empresas aceleram os seus esforços digitais, a segurança cibernética se torna cada vez mais imprescindível. Isso porque eventuais violações de dados podem inviabilizar até mesmo as estratégias de aceleração digital mais bem elaboradas.

Os Data Centers modernos atuam como bastiões de defesa contra essas ameaças. Armados com medidas de segurança de ponta, como firewalls, sistemas de detecção de intrusões e avaliações regulares de vulnerabilidade, devem estar preparados para proteger sua rede e consequentemente, os ativos digitais armazenados em suas estruturas contra danos.

Munidos das devidas ferramentas, não só previnem ataques cibernéticos, mas também garantem uma recuperação rápida através de soluções de recuperação de desastres e backup de dados, salvaguardando a continuidade da operação.


LEIA TAMBÉM: Segurança do Data Center: como mitigar ameaças físicas, humanas e digitais


Big Data e Analytics: insights para decisões ágeis

Entre as estratégias fundamentais de aceleração digital, as tecnologias de Big Data e Analytics extraem insights valiosos da tempestade de dados, capacitando a tomada de decisões embasadas. E aqui, os Data Centers atuam como potências que impulsionam essa transformação.

Eles oferecem o poder computacional necessário para o processamento e a análise de dados complexos, acomodando volumes crescentes de informações à medida que as empresas buscam insights em tempo real.

Por motivos como esse, desde a definição de estratégias de comportamento do cliente até a otimização das operações, os Data Centers desempenham um papel fundamental na transformação de dados brutos em inteligência acionável.


LEIA TAMBÉM: Big data para otimização dos negócios: aprimorando o desempenho com analytics


Nuvem: possibilidades de expansão para crescimento contínuo

Na vanguarda das estratégias de aceleração digital, a cloud computing oferece escalabilidade e flexibilidade incomparáveis às organizações. Para isso, os Data Centers formam a base da infraestrutura em nuvem, fornecendo os recursos essenciais para hospedar aplicações, armazenamento e serviços.

À medida que as companhias fazem a transição para modelos virtualizados, os Data Centers preenchem a lacuna entre os sistemas locais e as soluções de nuvem. Com a capacidade de dimensionar rapidamente os recursos em resposta às flutuações da procura, tais estruturas permitem que as empresas se adaptem rapidamente e, ao mesmo tempo, otimizem os custos.


LEIA MAIS: O papel da cloud híbrida na infraestrutura do Data Center


Automação: orquestrando eficiência e inovação

A automação é a força motriz por trás das estratégias de aceleração digital, pois permite a otimização dos fluxos de trabalho e promove a eficiência da operação. Para isso, os Data Centers atuam como a coluna vertebral dessa transformação, fornecendo toda a infraestrutura necessária para implantação e gerenciamento de processos automatizados.

Nesse modelo, facilitam a comunicação entre dispositivos e sistemas, seja na automação de processos robóticos ou na tomada de decisões orientada por inteligência artificial. Através de centros de dados modernizados, as empresas conseguem aumentar a produtividade da operação, minimizando erros e canalizando o conhecimento humano para tarefas de maior valor.

Conclusão

Como vimos, as estratégias de aceleração digital são alimentadas por tendências tecnológicas que estão moldando a forma como organizações dos mais variados setores e tamanhos desempenham suas operações e fazem negócios.

Aqui, a Indústria 4.0 vem redefinindo a manufatura por meio da automação, da aplicação da IoT e da análise de dados realizada em tempo real. E os Data Centers, em contrapartida, são os pilares dessa era, por proverem a conectividade e o processamento necessário às fábricas inteligentes e aos fluxos de trabalho automatizados.

Tais estruturas capacitam as máquinas a se comunicarem, coletarem dados e tomarem decisões em tempo real, permitindo desde manutenção preditiva até o gerenciamento simplificado da cadeia de suprimentos.

De fato, a promessa da Indústria 4.0 depende do poder computacional e das capacidades dos Data Centers, que estão no epicentro dessa evolução, garantindo integração, segurança, escalabilidade e automação adequadas. E à medida que as empresas prosseguirem as suas jornadas digitais, os centros de dados permanecerão na vanguarda, habilitando a concretização de iniciativas transformadoras.


LEIA TAMBÉM: Indústria 5.0: facilitadores tecnológicos habilitando a colaboração entre humanos e robôs


Precisa de ajuda para desenvolver estratégias de aceleração digital mais eficientes para a sua operação?

Fale com a ODATA

E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

E-Book: Tendências Tecnológicas 

Fazer o download

Melhore os índices de sustentabilidade da sua empresa

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.