O papel da cloud híbrida na infraestrutura do Data Center

Leitura de 9 minutos
25/04/23

Cada vez mais as empresas estão se voltando para a nuvem, já que soluções como a cloud híbrida oferecem um bom potencial de economia e performance. Além disso, têm a vantagem da escalabilidade. Ao reduzir a necessidade de infraestrutura física, podem aumentá-la ou de diminuir facilmente o ambiente utilizado pelo cliente, dependendo das necessidades do negócio, o que permite um uso mais eficiente dos recursos.

Estas características são especialmente importantes no atual clima econômico, que tem forçado os líderes empresariais a buscarem novas maneiras de elevar a eficiência da operação, ao mesmo tempo em que mitigam riscos e cortam despesas.

Na prática, as soluções de nuvem podem fornecer uma infraestrutura mais segura e confiável para organizações de todos os tipos e tamanhos. Isso porque os dados são armazenados em um ambiente seguro, possibilitando acesso rápido e backup, se necessário.

No entanto, a transição para a nuvem pode ser desafiadora, pois requer mudanças na infraestrutura corporativa e na mentalidade de toda a organização. Por isso, é importante garantir que as ferramentas e os processos corretos estejam em vigor para tornar a jornada o mais suave possível.

Quer saber mais sobre as vantagens da cloud híbrida na infraestrutura do Data Center? Leia a seguir:

Entendendo a cloud híbrida

De modo geral, o conceito de Data Center híbrido se traduz na combinação de diferentes infraestruturas, podendo-se, por exemplo, conciliar um centro de dados tradicional com servidores alocados em Colocation e com outras cargas de trabalho rodando em um ou mais ambientes de nuvem.

Neste cenário, define-se a cloud híbrida como um ambiente de computação em nuvem que usa uma combinação de serviços locais, nuvem privada e serviços de nuvem pública de terceiros, com uma adequada orquestração entre essas plataformas.

Isso normalmente envolve uma conexão de um Data Center a uma nuvem pública. A conexão também pode envolver outros ativos privados, incluindo dispositivos de ponta ou outras nuvens.

Assim, permite-se que dados e aplicações sejam compartilhados entre eles pela rede. Desse modo, habilita-se uma jornada mais fluida aos usuários, propiciando o alcance do equilíbrio entre os recursos e benefícios fornecidos por nuvens públicas, privadas e pela infraestrutura local.

Vantagens do modelo

Mais especificamente, pode-se dizer que a função da cloud híbrida na infraestrutura do Data Center é fornecer flexibilidade e escalabilidade, de modo que as organizações possam se adaptar rapidamente às suas necessidades de evolução digital.

Isso porque as soluções de cloud híbrida suportam o uso integrado de recursos locais e de outros baseados em nuvem, o que atenua a necessidade de infraestrutura física para maximizar a economia de custos e de recursos.

Além disso, companhias de diferentes tipos e tamanhos podem implementar aplicações e serviços na nuvem com mais rapidez, já que o ambiente virtualizado possibilita a rápida adequação do tamanho da estrutura. Essa característica ajuda as empresas a permanecerem mais ágeis e responsivas às mudanças diante das solicitações de seus clientes.

Por fim, a cloud híbrida ainda fornece maior segurança e confiabilidade, já que oferece proteção ampliada contra potenciais ameaças virtuais e garante às empresas que seus dados estejam sempre acessíveis e seguros.

Assine a newsleter Data Center Insights

Panorama global da da adoção da cloud computing

Organizações em todo o mundo estão se esforçando para se modernizarem rapidamente, acompanhando as demandas dos consumidores digitais. Por esse motivo, o foco nos próximos meses estará em organizar a essa complexidade, potencializando o poder do mainframe com a nuvem, ao determinar onde as cargas de trabalho se encaixam melhor.

Assim, a abordagem para esse upgrade não deverá ser “eliminar e substituir” os sistemas existentes, o que poderia ser de alto risco, caro e perturbador. Na verdade, cada vez mais, os líderes precisarão tomar decisões com base na combinação de ambientes e de tipos de infraestrutura, compondo uma arquitetura mista com on-premise, Colocation e cloud híbrida.

Por razões como essas, de acordo com o Gartner, Inc, os gastos mundiais com serviços de nuvem pública devem crescer 21,7% em 2023, totalizando US$ 597,3 bilhões.

Seus analistas ainda afirmam que mais de 85% das organizações adotarão o princípio de ‘cloud first’ até 2025 e que não serão capazes de executar totalmente suas estratégias digitais sem o uso de arquiteturas e tecnologias de cloud. Assim, entendem que mais de 95% das novas cargas de trabalho digitais serão implantadas em plataformas nativas da nuvem, contra 30% em 2021.

O Gartner ainda prevê que, até 2026, 75% das organizações adotarão um modelo de transformação digital baseado em cloud como a plataforma subjacente fundamental. Desse modo, estima que, até 2026, os gastos com nuvem pública excederão 45% de todos os investimentos corporativos com TI, contra menos de 17% em 2021.

Impulsionadores

Hoje, a nuvem é a base da maioria das novas disrupções tecnológicas e continua, desde os tempos de pandemia, provando seu valor diante das incertezas econômicas, com resiliência, escalabilidade, flexibilidade e velocidade. Por essa razão, ambientes como os de cloud híbrida, de multicloud e de edge estão crescendo e preparando o cenário para novos modelos de nuvem distribuída.

Além disso, novos avanços nas comunicações sem fio levarão a adoção da nuvem a um novo nível de utilização mais amplo, profundo e onipresente. Casos de uso como experiências de banco móvel aprimoradas e de transformação da saúde também surgirão.

Como vimos, de fato, a computação em nuvem está impulsionando a próxima fase dos negócios digitais, à medida que as organizações enfrentam as disrupções por meio de tecnologias emergentes, como a internet das coisas, a generative AI, a Web3 e o metaverso.

“Hoje, as organizações veem a cloud como uma plataforma altamente estratégica para a transformação digital, que exige que os provedores de nuvem ofereçam recursos mais sofisticados, à medida que a concorrência por serviços digitais esquenta”, explicou Sid Nag, analista vice-presidente do Gartner. “Por exemplo, a IA generativa é suportada por grandes modelos de linguagem (LLMs), que exigem recursos de computação poderosos e altamente escaláveis para processar dados em tempo real”, conclui.

“A cloud oferece a solução e a plataforma perfeitas. Não é por acaso que os principais participantes na corrida de IA generativa são hiperescalers de nuvem”.

Sid Nag,
analista vice-presidente do Gartner

LEIA TAMBÉM: Colocation ou Multicloud? O futuro do seu Data Center é híbrido


Redução de gastos com cloud híbrida: otimizando o orçamento de TI

Quando conduzida adequadamente, a modernização da arquitetura de dados de uma empresa pode levar a estrutura de toda a uma maior agilidade, segurança, escalabilidade sob demanda e economia de despesas ao longo do tempo.

Essencialmente, a cloud híbrida oferece uma redução de custos nos orçamentos de TI porque permite que as organizações moldem seus recursos de computação conforme a necessidade. Isso significa que, em vez de comprar e manter uma infraestrutura cara de hardware e software no local, podem usar a nuvem para acessar os serviços de que precisam, quando precisam.

E aqui, uma economia significativa de custos ocorre porque o cliente paga apenas pelo que usam, em vez de investir em uma estrutura que pode não ser utilizada em todo o seu potencial.

Outra maneira pela qual a nuvem híbrida ajuda a reduzir os orçamentos de TI é fornecendo às organizações maior escalabilidade. Ao poder facilmente aumentar ou diminuir seus recursos de computação, elimina-se a necessidade de adquirir hardware adicional e de pagar por mais funcionários para gerenciar a infraestrutura.

Assim, ainda promove a redução custos associados à manutenção de um Data Center tradicional, como a compra de hardware e software adicionais, bem como despesas associadas à folha de pagamento de uma equipe própria.


LEIA TAMBÉM: Colocation para otimização de custos da nuvem: vantagem competitiva


Desafios da transição para soluções de cloud híbrida

Um dos principais desafios da transição para soluções de nuvem híbrida é garantir que a infraestrutura existente seja compatível com os serviços de cloud que serão utilizados. Isso inclui assegurar que os sistemas legados poderão se conectar ao ambiente de nuvem e que os dados estão protegidos e em conformidade com os regulamentos relevantes.

Neste cenário, as organizações também devem ter em conta que seus protocolos de segurança atuais precisarão ser ajustados para acomodar o ambiente de nuvem.

Outro desafio é o gerenciamento dos custos associados à transição. Para isso, os líderes de tecnologia devem considerar gastos iniciais e contínuos, bem como quaisquer despesas adicionais relacionadas à integração da nuvem em sua infraestrutura de TI existente.

Também é preciso considerar outros riscos potenciais ligados à transição para soluções de cloud híbrida, como a questão da cibersegurança. Isso inclui possíveis perdas de dados ou eventuais violações de segurança durante o processo de migração, bem como possíveis problemas de privacidade de dados e de conformidade com as normas vigentes.

Por fim, as empresas devem se atentar para as implicações de longo prazo da transição, para que sejam capazes de aproveitar ao máximo a potencial economia de custos e a escalabilidade.


LEIA TAMBÉM: Por que o Colocation é fundamental para o futuro da nuvem híbrida


Como se preparar para os desafios da migração

Ao entender os requisitos e benefícios das soluções de nuvem em um Data Center os líderes de TI terão condições de tomar decisões mais embasadas, que os ajudarão a manter as empresas competitivas no mercado atual.

Para isso, é fundamental que equipe se prepare com uma transição bem planejada, desde a escolha do parceiro especializado ideal para apoiá-la. Assim, poderão reduzir investimentos, aumentar ou diminuir rapidamente a estrutura, aprimorar a segurança da rede e elevar a confiabilidade de sua infraestrutura de Data Center.

Esse planejamento requer o desenvolvimento de um mapa detalhado, descrevendo as etapas necessárias para uma transição eficaz.

Então, antes de se decidir pela mudança, as organizações devem ter uma compreensão completa dos riscos associados à transição para soluções como a cloud híbrida, certificando-se de que dispõem de todos os recursos e processos adequados para mitigar esses riscos.


LEIA MAIS: Cloud Connect: Data Center e nuvem trabalhando em sinergia


Precisa de ajuda para ampliar o potencial do seu Data Center coma cloud híbrida?

Fale com a ODATA

E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

E-Book: Tendências Tecnológicas 

Fazer o download

Melhore os índices de sustentabilidade da sua empresa

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.