ODATA-Cloud Connect

Cloud Connect: Data Center e nuvem trabalhando em sinergia

Leitura de 7 minutos
21/11/22

A cloud computing se mantém entre as principais apostas dos analistas do mercado de TI para suportar a evolução digital contínua de organizações de todos os tipos. Nesse cenário, a interconexão se destaca como um recurso crucial para garantir o bom desempenho em ambientes de nuvem, já que o crescimento do setor exige a expansão da infraestrutura empresarial para além do perímetro físico.

É aqui, nesse ponto, onde o modelo de Cloud Connect demonstra sua eficiência.

Muitos provedores de serviços de rede (NSPs) têm uma variedade de opções quando se trata de conectividade em nuvem, embora a falta de padrões do setor e a terminologia confusa possam dificultar a compreensão.

Diante dessa necessidade latente, fornecedores especializados em serviços de Data Center passaram a oferecer conexões diretas de última geração com provedores de serviços de nuvem, garantindo um desempenho sólido para seus clientes. Assim, conexões privadas oferecem alta performance e disponibilidade, o que faz com que as empresas possam contar com opções versáteis de conectividade.

Para ajudá-lo a entender melhor as vantagens do serviço de Cloud Connect, contamos com a ajuda dos nossos melhores especialistas na elaboração deste artigo. Leia a seguir:

O que é Cloud Connect?

Basicamente, Cloud Connect é uma plataforma que promove a conexão entre uma infraestrutura empresarial e diferentes nuvens. Assim, permite ao cliente acessar, em um único ambiente, diversas soluções e serviços dos principais provedores de banda de internet do mercado.

O serviço de Cloud Connect oferece conexões privadas seguras e gerenciáveis para a cloud a partir dos Data Centers. Os recursos da nuvem são extremamente importantes para as estratégias de negócios. Por sua vez, as conexões são essenciais para operar e expandir as operações, exigindo uma conexão rápida e segura entre ambientes físicos e de nuvem.

Assim a largura da banda Internet e redução de custos operacionais são aspectos fundamentais para a tomada de decisão e implementação destes serviços é a compatibilização das características e dimensionamentos da banda internet. A redução dos custos operacionais é um fator que viabiliza a decisão de utilização da tecnologia por parte das organizações.

Desse modo, se uma empresa deseja modernizar sua rede movendo as cargas de trabalho de TI para uma estrutura remota, como a nuvem, esse trabalho pode ser feito com mais rapidez e facilidade em um Data Center de Colocation.

Assine a newsleter Data Center Insights

O cenário da Cloud Computing

Antes de avançarmos no entendimento das vantagens do serviço de Cloud Connect é importante compreendermos o cenário geral da Cloud Computing, incluindo seu contexto histórico e as previsões para os próximos meses.

Não muito tempo atrás, a única opção disponível para uma empresa se conectar a um Cloud Service Provider (CSP) era pela Internet pública. No entanto, com a rápida evolução da computação em nuvem, os clientes rapidamente começaram a exigir mais segurança, menor latência, maior rendimento e confiabilidade.

Então, os CSPs logo perceberam que aprimorar desempenho de nuvem de ponta a ponta não seria possível usando a Internet pública. Também reconheceram que não tinham o conhecimento ou a infraestrutura adequada para gerenciar a interconectividade entre dezenas de provedores de serviços de rede e racks de Colocation nos próprios centros de dados.

E então, se deram conta de que a resposta estava nos Data Centers neutros em operadora espalhados por todo o mundo, também conhecidos como Internet Exchange Points (ou IXPs). Isso porque os provedores de serviços de rede já estavam presentes nesses locais. Desse modo, os CSPs poderiam estender sua conectividade de backbone para encontrá-los ali.

Tal fato forneceu o potencial para o estabelecimento de um link físico direto entre o provedor de serviços de rede e a rede do provedor de serviços em nuvem (conhecida como cross connect), contornando a Internet comum e fornecendo uma rede pseudoprivada.

Agora, essa interconectividade, conhecida como peering privado, permite uma conectividade direta de ponta a ponta. E traz consigo toda uma gama de melhorias de segurança, latência, desempenho e eficiências de custo.

Previsões para os próximos meses

A computação em nuvem continuará a ser um bastião de segurança e inovação, suportando o crescimento em tempos incertos devido à sua natureza ágil, elástica e escalável.

Sid Nag,
analista vice-presidente do Gartner

Hoje, a conectividade em nuvem se divide em dois principais grupos: um, que depende da Internet pública, e outro, que usa conectividade privada e dedicada. E ambos avançam exponencialmente em todo o mundo.

Como exemplo, o Gartner, Inc. prevê que os gastos mundiais com serviços de nuvem pública crescerão 20,7% em 2023, totalizando US$ 591,8 bilhões. Tal avanço é ainda maior do que a previsão de crescimento para 2022, de 18,8%.

“As atuais pressões inflacionárias e as condições macroeconômicas estão tendo um efeito de ‘empurrar e puxar’ os investimentos em cloud”, explicou Sid Nag, vice-presidente analista do Gartner.

Nesse cenário, o instituto ainda prevê que todos os subsegmentos relacionados à cloud avançarão, em termos de investimentos realizados por usuários finais em 2023, com os gastos com infraestrutura como serviço (IaaS) tendo o maior crescimento (29,8%).


LEIA TAMBÉM: Modelos de conectividade: como selecionar o mais adequado para o seu negócio


Vantagens do Cloud Connect

O Cloud Connect é uma solução que traz incontáveis vantagens para as empresas, especialmente em organizações nas quais a conectividade é indispensável para melhorar seu potencial competitivo.

No caso de companhias que desejam mover suas cargas de trabalho de TI para a nuvem, o projeto pode ser conduzido com mais rapidez e facilidade em um Data Center de Colocation. Isso porque fornecedores especializados, como a ODATA, oferecem liberdade de escolha ao cliente, com uma ampla gama de provedores de rede nacionais e internacionais.

E isso torna o Data Center uma parte essencial da jornada digital de cada empresa.

Atualmente, os edifícios de Colocation atuam como um hub central que conecta diversas estruturas de dados. Como exemplo, as cargas de trabalho executadas e geridas em uma infraestrutura privada podem ser integradas, com maior segurança, aos principais recursos de nuvem.

Desse modo, o serviço de Cloud Connect oferece diversos benefícios:

  • Acesso a todos os principais provedores de nuvem pública;
  • Uma ampla gama de provedores de nuvem privada (tanto locais quanto internacionais);
  • Conexões privadas;
  • Capacidade de conectar a nuvem privada da empresa a uma pública, facilitando a composição de uma arquitetura de nuvem híbrida;
  • Um ecossistema de provedores e plataformas de interconexão em constante crescimento;
  • Fluxos de dados controláveis e gerenciáveis;
  • Melhoria no desempenho produtivo por meio da conexão via fibra óptica;
  • Alta disponibilidade com o tráfego de dados direto, sem barreiras conectivas ou digitais;
  • Segurança reforçada, por meio de conexão direta e de uma rede de fibra óptica, que permitem o controle das informações que trafegam na sua rede;
  • Customização da velocidade de conexão para atender necessidades específicas de cada empresa, permitindo o uso de apenas o necessário para garantir o melhor desempenho operacional;
  • Redução de custos, eliminando a necessidade de contratar individualmente cada provedor banda de internet.

LEIA TAMBÉM: Por que provedores de serviços de nuvem estão buscando o Colocation?


Data Centers ODATA: conexão comos principais provedores de nuvem

Os Data Centers da ODATA são desenvolvidos para realizar uma troca de tráfego estável e constante entre os clientes e os melhores provedores de banda de internet. Isso é feito por meio de interconexões que entregam diversas vantagens, como ganhos de eficiência e performance, além da redução de custos na operação de TI.

Para isso, a ODATA mantém uma moderna geração de equipamentos de rede, que são ligados aos principais provedores de nuvem do mercado. Por meio de um sistema baseado em interconexão de nuvens públicas com o ambiente do Data Center, seu serviço de Cloud Connect permite portabilidade e transparência para a nuvem híbrida, além de economia de escala.

Entre os benefícios da conexão da ODATA com os principais Cloud Solution Providers do mercado podemos destacar:

  • Baixa latência;
  • Conexão simples ou redundante (de acordo com o modelo de negócio do cliente e criticidade dos serviços que rodam na estrutura);
  • Otimização de redes (possibilita arquitetura de conexões híbridas);
  • Redução de custos (se comparado ao valor de tráfego de saída via internet);
  • Acessar os recursos oferecidos pelos principais provedores de nuvem do mercado, incluindo Amazon, Google, IBM, Microsoft e Oracle, entre outros.

Conte com a solução de Cloud Connect da ODATA para escalar os resultados da sua operação de TI.


Quer saber mais sobre as vantagens que o modelo de Cloud Connect pode trazer ao seu negócio?

Fale com a ODATA

E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

E-Book: Tendências Tecnológicas 

Fazer o download

Melhore os índices de sustentabilidade da sua empresa

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.