Data center ODATA recepção e prédio principal

Data Centers ODATA: expansão na América Latina para apoiar crescimento digital da região

Leitura de 6 minutos
30/06/21

Nesse cenário de evolução tecnológica exponencial, os Data Centers ODATA vêm sendo cada vez mais demandados, com a tarefa de apoiar a estruturação digital de diversas organizações na América Latina. Consequentemente, é o que tem acelerado seu projeto de expansão na região.

Tal celeridade se dá, em especial, porque a tecnologia vem evitando um colapso econômico completo, ao permitir que o mundo trabalhasse, aprendesse e se divertisse em casa, desde o início da pandemia global de Covid-19. Para isso, os Data Centers desempenham um dos papéis mais críticos do ecossistema digital.

Neste período de transformação acelerada, os investimentos em infraestrutura de Data Centers – principalmente em operações de missão crítica e em sites de hiperescala – avançam rapidamente.

Quer saber como esse movimento beneficia a sua operação de TI?

Siga conosco na leitura deste artigo e descubra.

Crescimento da economia digital demanda a construção de mais Data Centers para suportar cargas de trabalho

Dada a crescente demanda por estruturas capazes de sustentar o avanço da digitalização, os Data Centers continuam a executar uma função cada vez mais importante, à medida que o “novo normal” toma forma. E claro, ao passo em que o modelo de trabalho remoto e a economia financeira digital se avolumam pela frente.

Seguindo o crescimento CAGR esperado de 7,6% no mercado latinoamericano de Data Centers entre 2021-2026
(conforme previsões da Research And Markets), os Data Centers ODATA estão, nessa passada, acelerando sua expansão na região.

Todos os sinais estão apontando para a adoção em massa de tecnologias de ponta, como a cloud, a inteligência artificial, a internet das coisas (IoT) e a edge computing, bem como para o desenvolvimento de instalações e soluções mais verdes e sustentáveis.

“Vemos uma grande demanda por capacidade de Data Center na América Latina. Desde que começamos as operações,
em 2015, o crescimento regional para apoiar a força da economia digital da América Latina sempre orientou
a nossa filosofia de investimento”
, explica o CEO da ODATA, Ricardo Alário.


SAIBA MAIS: Tendências para 2022: previsões do Gartner para infraestrutura e operações nos próximos meses


Capilaridade na América Latina

Com foco no atendimento a clientes globais por meio de uma única plataforma, a ODATA oferece instalações e serviços de classe mundial para atender necessidades de missão crítica, agilidade na construção e a já reconhecida qualidade de sua infraestrutura.

Com isso, a proposta da empresa é de que este padrão se mantenha em todos os seus negócios na América Latina.

Conheça a rede de Data Centers ODATA na região:

> Brasil:

  • São Paulo: além de suas três instalações de Colocation – DC SP01, DC SP02 e DC SP03 -, a empresa já começou a construção de um novo edifício no campus de Hortolândia, local onde está o DC SP02. Em breve, iniciará a ampliação do DC SP01. Em 2022, a empresa planeja desenvolver mais um campus adicional na região metropolitana de São Paulo;
  • Rio de Janeiro: para consolidar sua presença no país, a empresa já adquiriu um novo terreno para a construção de um novo Data Center nesta cidade icônica.

> Colômbia:

  • Bogotá: mesmo em meio ao ápice da pandemia global, a ODATA concluiu a segunda fase do seu Data Center instalado em solo colombiano, o DC BG01. Esta instalação, um dos desenvolvimentos mais proeminentes na região, receberá investimentos de até US$ 100 milhões, no momento em que o edifício atingir sua capacidade;

Além disso, a empresa também estuda sua expansão no país para desenvolver outro campus.

Receba conteúdos relevantes sobre Data Center, Modernização de Infraestruturas de TI e tendências tecnológicas da ODATA

> México:

  • Querétaro: com um investimento inicial de mais de 100 milhões de dólares, ODATA anunciou em novembro de 2020 a construção do DC QR01, seu primeiro edifício de Data Center no México. Com um total de 52.350 m2 de terreno e 30.400 m2 de área construída, tem a capacidade de atingir até 32 MW de potência. A previsão é de que a primeira fase da obra seja concluída no início de 2022;

Além disso, a empresa já estuda a possibilidade de expansão no País.

> Chile:

  • Lampa: visto que o mercado chileno é estratégico para a indústria de Data Centers, a ODATA anunciou recentemente sua chegada ao país. Com um investimento de US$ 217 milhões no DC ST01, o novo campus de 40 mil metros quadrados construído em um terreno de seis hectares, foi desenhado para otimizar as condições climáticas da região. Assim, irá operar com a certificação Zero Waste, que assegura a mitigação na gerando resíduos ao final das operações.

LEIA MAIS: Retail ou Wholesale: conheça os modelos de contratação para o seu Data Center


Data Centers ODATA: infraestrutura de classe mundial

Em seus Data Centers, a ODATA oferece toda a infraestrutura necessária para abrigar servidores que processam informações com distribuição global. Para isso, se concentra no fornecimento de espaços físicos adequados para o armazenamento de grandes volumes de dados de missão crítica.

Vale ressaltar que todos os Data Centers da ODATA são neutros em conectividade (carrier neutral). Isso significa que a empresa não se prende a um único provedor de internet, o que oferece ao cliente total liberdade de escolha sobre a operadora que melhor se adapta ao seu modelo de negócio.

A localização estratégica escolhida para a construção de cada um dos seus edifícios na América Latina permite que os Data Centers ODATA mantenham uma alta disponibilidade de fibra e redes.

Outro ponto importante é o oferecimento de equipamentos de rede da mais moderna geração, que estão conectados aos principais provedores de cloud do mundo.

De um modo geral, a empresa oferece total flexibilidade nas soluções de seu portfólio, que vão desde o meio rack de alta densidade de energia e cages para ambientes menores a até projetos de wholesale.

Com isso, a ODATA fortalece seu posicionamento, se tornando um dos maiores players de Data Center da América Latina, atendendo à crescente demanda de organizações de diversos setores, que buscam energia, espaço, conectividade e segurança para avançar em seus desafios de digitalização.

Continuaremos a investir na expansão da infraestrutura da ODATA em toda a América Latina, ajudando nossos clientes a acelerarem suas jornadas de transformação digital.”

Ricardo Alário

CEO da ODATA 


VEJA TAMBÉM: IFC investe em Data Centers da ODATA para apoiar a economia digital do País


Saiba mais sobre a ODATA

Fundada em 2015, pelo Pátria Investimentos, a ODATA é um dos maiores provedores especializados em serviços de Data Center da América Latina, dedicado a fornecer escalabilidade, confiabilidade e infraestrutura de TI flexível em toda a região.

Mais do que oferecer serviços, o objetivo da empresa é impulsionar negócios. Por isso, os Data Centers ODATA seguem os mais exigentes padrões internacionais de design e gerenciamento de projetos, aliando alto desempenho e confiabilidade a uma operação eficiente, segura, escalável e ambientalmente sustentável.

Todos os seus campus atendem requisitos de projeto padronizados, como forma de assegurar a qualidade da entrega: localização centralizada, acesso à energia e grande disponibilidade de fibra ótica na região, garantindo uma alta conectividade.

Outra característica forte da ODATA é a preocupação com a sustentabilidade e a eficiência energética de suas instalações. 


Quer saber mais como sua TI pode alcançar resultados ainda melhores?

Fale com um especialista ODATA ODATA

 

E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

E-Book: Tendências Tecnológicas 

Fazer o download

Melhore os índices de sustentabilidade da sua empresa

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.