Racks em um Data Center

Wholesale Data Center: entenda o modelo e os benefícios para o seu negócio

Leitura de 7 minutos
21/12/21

Ao optar pelos serviços de Colocation Data Center, a companhia pode escolher entre diferentes modelos de contratação. Uma delas é o Wholesale, também conhecido como “locação em atacado”, voltado a grandes empresas de diversos segmentos.  

Geralmente, negócios com esse perfil têm necessidades específicas, tais como maior espaço para acomodar todos os servidores, switches com acesso exclusivo e cages de grandes proporções, entre outras. Por isso, existem, atualmente, ambientes nativamente preparados, localizados dentro de edifícios de Data Centers e mantidos por provedores especializados, para atender a esse tipo de demanda. 

Para se ter uma ideia, até pouco tempo atrás, as companhias com portes maiores precisavam alugar uma propriedade inteira para acomodar toda a sua infraestrutura de TI.

No entanto, com a evolução do mercado, esses fornecedores passaram a disponibilizar áreas maiores dentro do seu perímetro, o que facilitou a migração das cargas de trabalho e, de quebra, tornou as condições de contratação e de manutenção da estrutura ainda mais atrativas. 

Quer saber mais sobre como o wholesale funciona na prática e as vantagens atreladas à abordagem?

Siga conosco neste artigo.

Soluções personalizadas otimizam a infraestrutura de TI

A adoção de Data Centers no modelo de Colocation vem em uma crescente mundo afora, sobretudo devido ao aumento da demanda por serviços digitais – que, por sua vez, tem sido bastante impulsionada pelo aumento do trabalho remoto e do uso de plataformas online.

Trata-se, portanto, de uma solução voltada a empresas em crescimento, sobretudo pela escalabilidade e a segurança que proporciona.

Além disso, conforme apontou a consultoria Gartner, a contratação de serviços terceirizados vem sendo apontada como uma tendência, justamente pela flexibilidade e pela praticidade oferecidas por esse formato. 

Ou seja, ao optar por tal caminho, o cliente tem acesso a serviços de Data Center customizados, provisionados de acordo com as requisições existentes no momento (podendo alterar os planos sempre que for preciso). E o melhor: sem a necessidade de investir tempo e dinheiro na construção e na manutenção de estruturas físicas grandiosas.

No caso das companhias de grande porte, que naturalmente precisam de mais espaço para acomodar os seus servidores, ter essa escalabilidade é fundamental. Além disso, esse tipo de negócio costuma ter necessidades específicas, que exigem espaços maiores e/ou exclusivos dentro da infraestrutura de um Data Center.

Por isso, o modelo de wholesale colocation se destaca como uma decisão estratégica. 

Receba conteúdos relevantes sobre Data Center, Modernização de Infraestruturas de TI e tendências tecnológicas da ODATA

O que é o wholesale Data Center e quando optar pelo modelo

Para atender a esse tipo de demanda, provedores de serviços de Colocation, como a ODATA, disponibilizam salas inteiras dentro de um Data Center – ou, até mesmo, um edifício completo, conforme o volume desejado pelo cliente. Assim, pode ser definido o conceito de “wholesale”.

Como exemplo, trata-se de uma escolha comumente feita por organizações que dispõem de ambientes baseados em cloud computing ou, então, em computação de alta performance, conhecida no mercado como HPC (sigla de High Performance Computing). 

Ao eleger tal modelo, portanto, o espaço passa a ser utilizado apenas pela instituição contratante, que fica responsável por instalar os equipamentos necessários (ou então contratar esse serviço). E, inclusive, por implementar todos os insumos ideais para sua infraestrutura negócio funcionar, como conectividade, níveis de redundância e fontes de energia, estrutura de arrefecimento, entre outros. 

Assim, o cliente pode ter acesso individual ao edifício e, ainda, um espaço totalmente isolado, caso seja necessário.

Desse modo, o custo relacionado à contratação do serviço varia de acordo com essas especificações da estrutura e são definidos previamente entre cliente e o provedor de serviços de Colocation. 

O segmento de data center wholesale crescerá 17% até 2024, sobretudo devido à sua capacidade de atender às demandas com agilidade e exclusividade.

Fonte: MarketWatch Reports

Ebook guia definitivo para migrar sua infraestrutura de TI para um Data Center moderno, flexível e escalável

Meu negócio precisa de um Data Center no modelo wholesale?

É fundamental avaliar as demandas do negócio e o volume das cargas de trabalho trafegadas pelo Data Center, antes de escolher qual caminho a sua organização deve seguir. Geralmente, os modelos de Colocation voltados a infraestruturas de TI mais enxutas, conhecidos como retail ou “locação de varejo”, exigem menos de dez racks.

Sendo assim, o serviço de wholesale é recomendado para necessidades superiores, com uma arquitetura que engloba milhares de servidores. Consequentemente, esse cenário exige uma abordagem mais flexível e exclusiva. 

Outro aspecto inerente ao serviço é justamente o acesso restrito aos profissionais da companhia ou, então, a técnicos autorizados. O modelo, inclusive, é bastante solicitado por empresas de setores como finanças e governo, que operam sob regras de segurança extremamente rígidas.

Além disso, os requisitos de energia influenciam diretamente a escolha – no atacado, por exemplo, podem variar de 100 kW a 10 megawatts. E esse volume é definido na contratação – ou seja, o cliente paga apenas pelo que irá precisar. 

No que diz respeito à conectividade, um dos principais insumos de um Data Center, há pouca diferença entre os serviços de wholesale e de retail. Isso porque a entrega de banda costuma ser similar, sobretudo devido à multiplicidade de fornecedores.

Porém, a história muda quando se trata da refrigeração. Em instalações padrão, nem sempre o resfriamento pode ser feito de modo personalizado. Caso exista alguma demanda específica, por exemplo, poderá ser melhor atendida no formato de locação por atacado.


LEIA MAIS: Wholesale ou Retail: conheça melhor os modelos de contratação para o seu Data Center



Vantagens atreladas à contratação do wholesale

Todos os fatores mencionados acima, somados, compõem a base para sustentar a decisão entre contratar um serviço de Colocation no modelo de retail ou de wholesale. No atacado, como vimos, há requisições mais aprofundadas em termos de distribuição de energia, resfriamento e monitoramento do ambiente que, consequentemente, exigem a personalização dos serviços oferecidos.

Em suma, portanto, os principais benefícios desse tipo de contratação são:

  • Exclusividade: o acesso é concedido apenas a colaboradores ou técnicos autorizados;
  • Espaço: contém o tamanho adequado para acomodar todos os servidores e equipamentos necessários;
  • Personalização: as condições do ambiente são escolhidas conforme as necessidades da companhia, sobretudo no que diz respeito à refrigeração e ao consumo de energia;
  • Flexibilidade: o modelo é bastante utilizado por negócios que optam por uma arquitetura híbrida, que combina servidores físicos e baseados na nuvem;
  • Escalabilidade: os serviços são contratados conforme os pedidos feitos pela organização, o que impacta diretamente os custos envolvidos; e, ainda, possibilita um crescimento contínuo (sem a necessidade de grandes investimentos);
  • Sob demanda: é uma opção interessante para companhias que possuem cargas de trabalho, com especificações de hiperescala e supercomputação, entre outras semelhantes.

LEIA MAIS: 5G: Data Centers são essenciais para suportar a nova geração da internet


Conclusão

Como vimos, o modelo de Wholesale Data Center é indicado para negócios que possuem uma infraestrutura de TI mais densa, composta por centenas – e até milhares – de servidores. Daí a necessidade de se contratar espaços maiores, muitas vezes com acesso exclusivo, para acomodar todos os equipamentos existentes. 

Com isso, a complexidade do ambiente aumenta exponencialmente, sobretudo no que diz respeito às necessidades de refrigeração, fornecimento de energia e, em alguns casos, de conectividade.

Assim, o “atacado” possibilita maior personalização, adequando-se perfeitamente às exigências do cliente. Ou seja, tal infraestrutura proporciona a criação de ambientes dedicados e seguros, com todos os elementos especificados sob medida.

Como exemplo, para atender às demandas de infraestruturas computacionais maiores, os Data Centers da ODATA oferecem o aluguel de espaços exclusivos, ideais para ecossistemas que integram cloud computing e HPC. Tratam-se de locações robustas e seguras, altamente utilizadas por negócios que mantém arquiteturas híbridas e integradas, uma das maiores tendências do mercado.

Em todos os casos e situações, portanto, escolher o serviço de Data Center adequado é essencial para otimizar as operações da companhia e assegurar a disponibilidade necessária no dia a dia. É exatamente por isso que a ODATA oferece ambos os modelos de colocation: tanto wholesale, quanto retail.


Quer saber como migrar a sua infraestrutura de TI para um Data center preparado de forma nativa, com todas as condições adequadas? Entre em contato com um especialista da ODATA e entenda como isso acontece na prática.

E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

Melhore os índices de sustentabilidade da sua empresa

Fazer o download

Entenda os fundamentos básicos para escolher um modelo de data center

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.