ODATA Racks

Panorama do mercado de Data Centers: avanços em 2022, crescimento exponencial em 2023

Leitura de 9 minutos
11/01/23

Os investimentos em infraestrutura e serviços dedicados à hospedagem e ao tráfego de dados – o novo petróleo da era digital – foram robustos em 2022. Em especial, empregados como forma de suportar a digitalização acelerada das organizações. Nessa toada, o panorama do mercado de Data Centers promete avançar exponencialmente em 2023.

Fato é que as perspectivas do setor continuam a melhorar e a atrair novos investidores, à medida que se observa a consolidação de um ambiente mais competitivo globalmente, para atender à crescente demanda por instalações de dados em hiperescala.

De acordo com uma análise da CBRE, mesmo diante de preocupações como a recessão e com as taxas de juros mais altas, o interesse pelos Data Centers deve permanecer forte em 2023.

Acompanhando esse movimento do mercado global, a ODATA foi, recentemente, adquirida pela Aligned Data Centers – empresa norte-americana líder em infraestrutura de tecnologia. Este é um movimento importante para o setor, já que, desde então, capacita as empresas a atenderem seus clientes, seja em seus desafios locais ou de expansão pela América Latina, com uma capacidade de cerca de 100 megawatts (MW).

Saiba mais a seguir:

Panorama global do mercado de Data Centers

Os Data Centers são estruturas responsáveis por prover ambientes operacionais estáveis e confiáveis, com recursos avançados de computação, armazenamento e informações, para suportar os negócios de tantas organizações.

Com a digitalização dos processos existentes, o uso de tecnologias digitais em todos os setores, a utilização de mais tecnologias digitais pelas PMEs e a massificação do modelo de trabalho híbrido, os Data Centers sofrem uma enorme pressão para coletar, armazenar, processar e analisar blocos de dados.

E diante de um cenário que já se encaminha para uma condição de maturidade digital, em 2023, espera-se que a indústria global de Data Centers aumente ainda mais, que seja mais dinâmica e que ofereça eficiência e resiliência ideais.

Nesse sentido, os gastos com infraestrutura e serviços relacionados prometem ser vultosos, apesar da escassez de talentos e dos atrasos observados na cadeia de suprimentos em todas as regiões. De acordo com uma análise sobre o panorama do mercado global de Data Centers, divulgado pela consultoria Arizton Advisory & Intelligence, espera-se uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de mais de 4,95% no período entre 2021 e 2027.

Assine a newsleter Data Center Insights

O cenário na América Latina

De acordo com uma análise da consultoria CBRE, o mercado latino-americano de Data Centers cresceu mais de 20% no primeiro semestre de 2022, atingindo 568MW. O Brasil continua sendo o maior mercado e representa 70% da oferta total da região. Entre outros mercados de estruturas Tier I, o Chile experimentou um importante progresso no primeiro semestre de 2022, adicionando 31MW a uma oferta total de 79MW.

Assim, as principais operadoras e provedores de nuvem da América Latina estão focados no desenvolvimento e comissionamento de sites adquiridos recentemente no Brasil, México e Chile. Mercados como Bogotá e Santiago continuam competitivos para novas aquisições de terras e recebem interesse consistente na seleção de locais.

O Brasil está vendo um aumento no volume de transações relacionadas à computação de ponta e ao lançamento do 5G, impulsionado por operadoras que fortalecem sua presença em mercados menores. Além de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro, os mercados do Sul e Nordeste do Brasil estão atraindo o interesse dos investidores.

Mais oportunidades de sale and leaseback estão se tornando disponíveis em toda a América Latina, surgindo como uma alternativa atraente para companhias interessadas em iniciar suas operações de Data Center nessa modalidade.

E assim, nos próximos meses, a Arizton estima que esse avanço será ainda mais significativo: promete ultrapassar a marca de US$ 7,8 bilhões até 2026, a uma CAGR de 7,6%. No período, a capacidade de energia dos Data Centers alcançará a marca de 214 MW.

Mais especificamente, em decorrência do uso de tecnologias como a computação de alto desempenho, IoT, Big Data e a inteligência artificial. Isso porque aumentam a demanda por infraestrutura de Data Center escalável, capaz de suportar densidades crescentes com eficiência máxima.

Desse modo, espera-se que nos principais mercados da América Latina a demanda por Colocation na modalidade de atacado avance consideravelmente nos próximos 10 anos.


LEIA TAMBÉM: Colocation e o 5G: Data Centers neutros são cruciais para fomentar a tecnologia na América Latina


ODATA se une à estrutura da Aligned Data Centers

Esse movimento pode ser claramente exemplificado pela expansão internacional da Aligned com sua entrada na América Latina, por meio da aquisição da ODATA, uma das maiores empresas de Data Centers da região.

Em 13 de dezembro de 2022, a Aligned Data Centers, que é majoritariamente controlada por fundos administrados pela Macquarie Asset Management, firmou um acordo definitivo para receber um investimento minoritário estruturado na ODATA, de fundos administrados pela SDC Capital Partners. A SDC é uma empresa digital, com foco operacional em companhias de investimentos em infraestrutura, com ampla experiência global no desenvolvimento, propriedade e operação de Data Centers de hiperescala, inclusive na América Latina.

A ODATA está entre as plataformas de data center de hiperescala que mais crescem em solo latino-americano, com instalações operacionais estrategicamente localizadas no Brasil, Chile, Colômbia e México, bem como os edifícios adicionais atualmente em desenvolvimento na região.

“A aquisição combina um caminho de crescimento significativo para a expansão e a possibilidade comprovada de fornecer capacidade na velocidade máxima. Tudo isso com expertise e parcerias regionais, recursos fiscais aprimorados e uma cadeia de suprimentos resiliente. Juntos, formamos uma plataforma de Data Center de classe mundial, que atende às demandas de nossos clientes corporativos e de hiperescala globais”, afirma Andrew Schaap, CEO da Aligned Data Centers.

“A fusão estratégica das plataformas ODATA e Aligned fornecerá aos clientes uma base mais ampla de capacidade disponível e de expansão em locais importantes nas Américas. E, também, experiência e profundidade de conhecimento, reunidos em uma equipe de especialistas em infraestrutura”, acrescenta Ricardo Alário, CEO da ODATA. “Esperamos acelerar o crescimento de nossa operação com a Aligned, estabelecendo um curso cultural de sucesso com foco no cliente e na equipe, com inovação e excelência operacional.”

Estamos entusiasmados em dar as boas-vindas a Ricardo e a equipe da ODATA ao time Aligned. Esperamos promover nossos compromissos conjuntos, com o foco no cliente e na excelência operacional, à medida que embarcamos na próxima fase de inovação e crescimento”.

Andrew Schaap,
CEO da Aligned Data Centers

LEIA AQUI: Sustentabilidade no Data Center: entenda porque deve ser uma prioridade de negócios


ESG: alinhamento na estratégia

Além do alinhamento no fornecimento de soluções de infraestrutura de TI escalonáveis, flexíveis e ultraconectadas, o compromisso da ODATA com a adoção de uma estratégia de energia renovável e com a realização de práticas de design sustentável é consistente com a visão ESG da Aligned.

Confirmando uma tendência do panorama do mercado de Data Centers, para 2023, a empresa está estruturando uma solução para se tornar uma autoprodutora de energia renovável na região nordeste do Brasil, formado principalmente por fontes eólicas.

E tem um caminho claro para fornecer energia 100% verde, um requisito fundamental dos clientes de hiperescala.

Durante o processo de avaliação para adquirir a empresa, a Aligned se surpreendeu com investimentos em energia renovável que a ODATA já vinha desenvolvendo, há cerca de dois anos, na área de autogeração. E esse foi um dos aspectos mais valorizados na operação. “Francamente, não conhecemos ninguém que esteja fazendo algo assim, nem mesmo nos EUA”, disse à BNamericas o CEO da Aligned, Andrew Schapp.

“Provavelmente seremos uma das primeiras empresas de Data Center do planeta a realmente gerar sua própria energia limpa. Estamos nos tornando autogeradores de energia”, disse Ricardo Alário, em entrevista à BNamericas.

É um caminho muito inovador e sustentável que a ODATA está trilhando. Estamos muito satisfeitos e vamos continuar investindo nisso”.

Andrew Schapp,
CEO da Aligned Data Centers

LEIA TAMBÉM: Entenda porque terceirizar o Data Center pode melhorar os índices de sustentabilidade da sua empresa


Sobre a transação

A aquisição da ODATA consolida a expansão da Aligned pela América Latina e endossa o panorama de crescimento do mercado de Data Centers. Agora, a empresa passa a se posicionar como uma das maiores operadoras privadas de DCs nas Américas, com uma área de cobertura de aproximadamente 2 GW em 30 locais em plena construção.

“ODATA é uma plataforma excepcional, criada pelo Patria Investments há sete anos, em um mercado de Data Centers que prometia um rápido crescimento. Temos orgulho de ver que a companhia evoluiu rapidamente de uma startup para um dos principais players do mercado latino-americano, atendendo os mais importantes provedores de nuvem no Brasil, Chile, Colômbia e México”, comemorou Felipe Pinto, Infrastructure Partner do Patria Investimentos.

A transação está sendo financiada pela Aligned, juntamente com um investimento de capital preferencial de fundos administrados pela SDC. Além disso, SMBC, MUFG, Deutsche Bank e Nomura atuaram como coordenadores conjuntos para o financiamento da dívida recém-comprometida para esta transação.

Guggenheim Securities e J.P. Morgan Securities LLC estão atuando como co-consultores financeiros da Aligned, e Vinson & Elkins LLP está atuando como seu consultor jurídico. Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flom LLP está atuando como consultor jurídico da SDC Capital Partners e Paul Hastings LLP está atuando como consultor jurídico dos organizadores principais conjuntos.

Evercore e DH Capital, uma divisão da Citizens, estão atuando como consultores financeiros para Patria Investments e ODATA. Proskauer Rose LLP e Pinheiro Neto Advogados são seus assessores jurídicos.

A transação deve ser concluída no início de 2023.


LEIA TAMBÉM: Tendências para 2023: Gartner anuncia previsões para o setor de infraestrutura e operações


Conheça a Aligned Data Centers

A Aligned Data Centers é uma empresa líder em infraestrutura de tecnologia, que oferece Data Centers de escala inovadores, sustentáveis e adaptáveis. E, ainda, soluções Build-to-Scale para clientes corporativos e de hiperescala globais.

Sua infraestrutura inteligente permite a densificação e o crescimento vertical dentro do mesmo espaço, permitindo que os clientes expandam sem interrupção, mantendo a eficiência de uso de energia (PUE) líder do setor.

Ao reduzir a energia, a água e o espaço necessários para operar, as soluções de Data Center da Aligned, combinadas à sua patenteada tecnologia de resfriamento, oferecem às empresas uma vantagem competitiva ao melhorar a sustentabilidade, a confiabilidade e seus resultados.

Saiba mais sobre ODATA

Desde 2015, a ODATA se dedica à criação da mais moderna e eficiente rede de Data Centers da América Latina. É uma provedora de serviços especializada em Colocation, que oferece infraestrutura de TI escalável, confiável e flexível na região.

Atende à crescente demanda por energia, espaço e confiabilidade de organizações de diversos setores, estando totalmente capacitada para oferecer soluções empresariais e de varejo (desde meio rack a racks inteiros e cages) até projetos built-to-suit (modalidade na qual constrói e opera novos centros de dados para um único cliente, na região escolhida).


Quer melhorar o desempenho de sua infraestrutura de TI, entregando maior valor para o negócio?

Fale com a ODATA

E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

E-Book: Tendências Tecnológicas 

Fazer o download

Melhore os índices de sustentabilidade da sua empresa

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.