data center

Built-to-suit: entenda as vantagens dos Data Centers construídos sob medida

Leitura de 6 minutos
19/10/22

Não existe ‘o de sempre’ quando se trata de Data Center. Com a evolução digital acelerada e o volume de dados aumentando a cada dia, os líderes empresariais estão sendo forçados a repensar como adaptar suas estruturas às mudanças, ao mesmo tempo em que mantêm a sustentabilidade financeira da operação. Nesse cenário, os centros de dados built-to-suit se destacam como uma das opções mais efetivas a grandes empresas e a organizações de hiperescala.

Isso porque o nível de personalização conferido por esse modelo, projetado e construído especificamente para atender às necessidades da companhia, oferece benefícios que os Data Centers genéricos, com soluções padrão, simplesmente não conseguem alcançar.

Na modalidade built-to-suit, a estrutura é totalmente projetada, construída e operada para satisfazer às demandas operacionais típicas de determinada companhia. Desse modo, estará pronto para atender às metas específicas de escalabilidade, flexibilidade, orçamento, sustentabilidade e segurança da organização.

Quer saber mais sobre os desafios dessa modalidade e, principalmente, como a sua empresa pode se beneficiar de um Data Center built-to-suit? Leia a seguir:

Cenário

O mundo tem testemunhado a adoção generalizada do trabalho híbrido, do comércio digital, da Internet das Coisas e dos gadgets inteligentes, entre tantas outras inovações da Indústria 4.0. Com a massificação do 5G, prevê-se que o uso de dispositivos digitais continue a aumentar, resultando em um alto volume de dados que, por sua vez, impulsionará exponencialmente a demanda por Data Centers em todo o mundo.

De acordo com o relatório Data Center Market by Component and Geography – Forecast and Analysis 2021-2025, da consultoria Technavio, espera-se que o mercado de Data Centers apresente uma taxa de crescimento de 18,30% ao ano até 2025. E um dos principais impulsionadores desse mercado é o multicloud, assim como a atualização das redes corporativas para suportar o 5G.

Via de regra, independentemente da escala, tecnologia ou da natureza da digitalização, os Data Centers estão, hoje, no foco principal de qualquer negócio.

E para suportar esse movimento, em conjunto com a nuvem e com a edge, os serviços de built-to-suit estão, indiscutivelmente, se tornando a escolha preferencial de grandes empresas e de organizações de hiperescala, que precisam avançar de forma segura e estruturada nessa jornada.


LEIA TAMBÉM: Indústria 5.0: facilitadores tecnológicos habilitando a colaboração entre humanos e robôs


O que significa Data Center built-to-suit?

Em livre tradução para o Português, o termo built-to-suit pode ser entendido como algo “construído para se adequar”, ou para atender às necessidades de alguém (ou de alguma coisa).

Mais especificamente no jargão do setor de Data Centers, significa que é uma estrutura totalmente projetada, desenvolvida e operada por um provedor especializado nesse tipo de serviço, como a ODATA.

Este fornecedor, por sua vez, é contratado pela empresa cliente para que desenvolva todo o projeto, de médio ou longo prazo, no modelo ‘aaS’ (as a service), de acordo com as suas necessidades específicas.

Assim, o projeto é desenvolvido a quatro mãos desde o início, e a empresa cliente terceiriza todo o processo operacional para o fornecedor, valendo-se de sua expertise para permanecer um passo à frente nos resultados.

Assine a newsleter Data Center Insights

Como funcionam os Data Centers Built-to-Suit?

Como vimos, o cliente seleciona um parceiro especializado para projetar e construir um campus personalizado, em um local ideal. E assim, diferentemente do Colocation, no qual diversas empresas alugam espaços dentro de um mesmo Data Center, no modelo de built-to-suit o edifício inteiro é de uso exclusivo de uma única empresa.

No entanto, ainda que toda a estrutura seja feita sob medida, o cliente não tem a posse do Data Center. De modo geral, ao término da obra, o cliente passa a alugar o Data Center “de volta” do provedor, normalmente a longo prazo, passando, assim, a fazer uso da estrutura como um serviço.

Vantagens do modelo built-to-suit

Os Data Centers concebidos na modalidade built-to-suit oferecem diversas vantagens às organizações. Ainda na etapa inicial, pode-se destacar a capacidade de personalizar a localização, o tamanho, o design e o nível de resiliência para a composição de um centro de dados de missão crítica.

Por sua vez, é uma estrutura que permite que o cliente projete e customize a instalação sem o desembolso de um grande investimento inicial de capital, que usualmente vem com a construção e com a propriedade de um Data Center on-premise.

Ainda no aspecto financeiro, ao alugar o Data Center do provedor, o cliente passa a contratá-lo como um serviço. Isso quer dizer que não apenas poderá apontar esse custo como OpEx, mas que também poderá contar com a expertise da equipe experiente e especializada, contratada e gerida por esse parceiro. Assim, a empresa ainda alcança uma eficiência sensível em sua folha de pagamento.

Mais benefícios

Um Data Center feito sob medida pode oferecer inúmeras vantagens importantes. Além dos que já explicamos acima, vale citar:

  • Permite que a empresa renuncie a grandes gastos de capital associados à construção e à manutenção um Data Center próprio. E, em vez disso, oportuniza a transferência desses pagamentos para:
    • um arrendamento operacional ou de capital; e
    • iniciativas operacionais estratégicas que, provavelmente, oferecerão um retorno maior sobre seus investimentos
  • O built-to-suit possibilita a localização geográfica ideal, que atenda aos seus parâmetros de viabilidade fiscal, de latência reduzida e de continuidade do negócio, considerando-se a proximidade com clientes e centros de operações comerciais;
  • Prioriza as práticas de ESG, pois exige do provedor de Data Center selecionado certificações e iniciativas que possuam foco no meio ambiente, comunidade e governança;
  • Facilita a redução do custo total de propriedade (TCO) de longo prazo, incorporando práticas de construção com certificação LEED e sistemas de infraestrutura MEP com eficiência energética que reduzem a eficiência do uso de energia (PUE);
  • Possibilita a construção como um edifício ‘white label’, projetado para incorporar toda a identidade visual do cliente. Isso contribui para a aumentar o valor da marca, fortalecer a autoridade da organização em seu setor de atuação;
  • Permite, ainda, que a empresa se beneficie da experiência, do poder de compra e dos relacionamentos do provedor para alavancar o tempo de colocação no mercado, além de sua expertise em aquisição de terrenos, na construção de Data Centers e em gerenciamento de estruturas de alta complexidade.

LEIA TAMBÉM: Entenda a importância da diversificação geográfica dos Data Centers


Para quem se destinam os Data Centers Built-to-suit?

Um Data Center built-to-suit não é para todos. Isso porque, em média, uma construção sob medida pode levar mais tempo para ser concluída – e ser mais cara – do que outras modalidades, como a nuvem e o Colocation.

Personalizar um Data Center é uma tarefa bastante desafiadora, que deve ser conduzida por um tipo de provedor especializado, como a ODATA. Tal porque construir um Data Center é um processo metódico, demorado e oneroso, que normalmente envolve meses de planejamento, coordenação e construção.

Por esse motivo, os mais interessados nesse modelo são, geralmente, grandes empresas e as organizações de hiperescala, que buscam acelerar a entrega de capacidade do Data Center. Ou aquelas que já superaram seu portfólio de nuvem e de Colocation e estão buscando economias de escala com um centro de dados próprio, para a composição de uma arquitetura híbrida.


Como vimos, a transformação digital está produzindo e tramitando dados a um ritmo nunca antes experimentado. Nesse cenário, as organizações estão reestruturando suas infraestruturas para atender às necessidades tecnológicas em evolução – de negócios, operações e de clientes.

E o Data Center, inegavelmente, está no centro dessa metamorfose global.

Quer saber como a sua empresa pode se destacar nesse cenário?

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o serviço de Data Center Built-to-suit da ODATA

E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

E-Book: Tendências Tecnológicas 

Fazer o download

Melhore os índices de sustentabilidade da sua empresa

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.