Sales and leaseback

Sale and Leaseback: entenda as vantagens do modelo no setor de Data Centers

Leitura de 6 minutos
03/11/22

Os contratos de sale and leaseback de Data Centers vêm se tornando uma estratégia cada vez mais importante nos últimos anos. Isso porque os benefícios, tanto para o vendedor quanto para o comprador, se provaram ser mutuamente interessantes.

O leasing de retorno, como também é chamado, tem sido um instrumento importante em todos os setores, ao abrir às empresas a oportunidade de obter receitas substanciais com uma propriedade operacional. E, ao mesmo tempo, de continuar a fazer uso dela, passando a contratá-la como serviço.

Desse modo, os leasebacks, cada vez mais, tornam-se parte integrante das estratégias corporativas para que a organização saia da operação do Data Center e, em vez disso, passe a concentrar seu capital financeiro, humano e intelectual em seu core business.

Mesmo durante a pandemia da COVID-19, o leaseback de Data Center se manteve como um negócio estável, considerando-se tanto os arrendamentos de longo prazo em um ativo de capital intensivo quanto a probabilidade de renovações futuras.

Por isso, hoje, o mercado de Data Centers vê uma aceleração nesse tipo de projeto, com um foco específico em investidores que também já atuam como provedores especializados em serviços de Colocation.

Quer saber mais sobre as vantagens e como a sua empresa pode se beneficiar contratos de sale and leaseback de Data Center? Leia a seguir:

O que é sale and leaseback?

Em Português, o termo ‘sale and leaseback’ poderia ser livremente traduzido para algo como ‘venda e arrendamento’.

De modo geral, um leaseback (também chamado de sale and leaseback ou sale-leaseback) é um acordo no qual determinada organização vende um ativo operacional (normalmente um imóvel) e, logo depois, firma um contrato de locação para manter seu direito de uso.

Pode-se dizer, portanto, que os serviços de sale and leaseback são uma forma de arrendamento mercantil, também denominada “leasing de retorno”. Assim, por meio desse tipo de negociação, a empresa obtém recursos valiosos para sua atividade fim e, ao mesmo tempo, continua a utilizar o bem.

Desse modo, em uma transação de sale and leaseback, o vendedor do bem torna-se o arrendatário e, o comprador, o arrendador.

Mas afinal, por que uma empresa venderia um ativo que já é de sua propriedade para, então, alugá-la de volta?

No cenário simples de venda-arrendamento de imóveis, o proprietário vende simultaneamente o prédio a um investidor e, em seguida, concorda em alugá-lo de volta por um período de tempo. Em troca, o proprietário do imóvel recebe uma injeção de dinheiro imediata, enquanto o investidor obtém um fluxo de aluguel estável durante o prazo do arrendamento.

Assine a newsleter Data Center Insights

Sale and leaseback no setor de Data Centers

Mais especificamente no caso dos Data Centers, um acordo de sale and leaseback se dá quando o proprietário e usuário final de determinado centro de dados vende suas instalações para outra empresa (normalmente, um provedor especializado em serviços de Colocation). E, simultaneamente, aluga de volta somente a quantidade de espaço necessária dentro desse edifício, podendo resultar em um arrendamento de 10, 20, 50 ou até de 100% da instalação.

Com isso, o resultado de um sale-leaseback de Data Center bem executado é um inquilino com uma injeção de dinheiro que, por sua vez, contrata de um especialista exatamente o que precisa e nos termos em que se sente confortável.

Nesse momento, os inquilinos são, então, removidos das responsabilidades de propriedade imobiliária e cedem o espaço que não foi utilizado. Um novo proprietário chega com uma nova perspectiva sobre a avaliação ou direção do site.

Por outro lado, a vantagem é que esse novo gestor realizará não apenas a gestão do imóvel, mas de todas as funções necessárias para o funcionamento de uma arquitetura essencial para a operação do centro de dados, como: segurança, limpeza, arrefecimento, manutenção dos equipamentos, etc.

Para isso, se valerá da contratação de um time próprio e especializado, desonerando a folha de pagamento do novo cliente. Isso porque parte dos altos custos operacionais de um Data Center inclui recursos dedicados à mão de obra, já que precisam estar disponíveis para executá-lo 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Como consequência, a empresa poderá investir melhor seu capital na modernização dos equipamentos do Data Center, para mantê-lo funcionando com a máxima eficiência.


LEIA TAMBÉM: Built-to-suit: entenda as vantagens dos Data Centers construídos sob medida


Mais vantagens do modelo

Além dos atributos relacionados acima, podemos destacar mais alguns importantes benefícios que o modelo de sale and leaseback oferece tanto às empresas quanto aos provedores de serviços de Data Center:

  • Financeiro: do lado da empresa, os benefícios de um contrato de sale and leaseback vão muito além da receita imediata da venda. Mas, sem dúvida, a redução de custos seria uma das principais razões, assim como a oportunidade de alocação dessa despesa como OpEx, já que passará a ser contratada como um serviço;
  • Evolução tecnológica: a maioria das corporações – mesmo as gigantes globais – estão encontrando dificuldade em manter-se atualizadas no gerenciamento de sua pegada de TI. Além disso, estão explorando iniciativas de nuvem e usando provedores de Colocation na composição de uma arquitetura híbrida. Isso porque, por um lado, seu Data Center interno poder estar sendo subutilizado, mas por outro, a rede deve estar funcionando a 100%, para que a companhia possa operar sem qualquer tipo de interrupção. E ao ceder a gestão do centro a um operador especializado, a empresa assegura que essa modernização será realizada de forma constante, por uma equipe altamente qualificada;
  • Flexibilidade: esse é outro fator essencial para a tomada de decisão de vender o Data Center para uma operador especializado. Nessa condição, a empresa terá a facilidade de alugar apenas a carga crítica de TI de que precisa; e, por sua vez, também pode escalar conforme necessário, deixando de lidar com a operação do dia-a-dia. Essa flexibilidade se estende até onde a companhia necessitar, de modo que ainda poderá contratar a composição dessa capacidade de TI em outros Data Centers nos quais o provedor tiver operações.

LEIA TAMBÉM: Cross Connect em Data Centers: tudo o que você precisa saber


Sale and leaseback da ODATA

A terceirização de operações de TI corporativas para edifícios de Colocation, assim como para ambientes geridos por operadores de computação em nuvem, vem se tornando a solução preferencial para a maioria das empresas.

Por sua vez, essas mesmas companhias, agora, precisam determinar a melhor forma de se desfazer de seus Data Centers proprietários, sem abrir mão dos benefícios de segurança e de baixa latência que a proximidade das instalações oferece.

Como vimos, a modalidade de sale and leaseback tem sido uma alternativa estratégica às organizações que precisam de um Data Center, mas não são especializadas na operação dessa infraestrutura de missão crítica.

A boa notícia é que este continua sendo um negócio próspero. E para que tal modelo obtenha bons resultados, é fundamental que a empresa escolha o provedor mais preparado para atender às suas necessidades. Isso, não apenas no momento de compra das instalações mas, principalmente, na posterior gestão da propriedade e na manutenção dos serviços.

Aqui, a ODATA adquire toda a infraestrutura de Data Center do cliente e se destaca ao oferecer um serviço de excelência, tornando-se responsável pela operação e pela manutenção eficiente do site. Assim, garante disponibilidade, eficiência e segurança, possibilitando que a companhia esteja cada vez mais focada em seu core business.


Quer saber mais sobre como ampliar a eficiência operacional do seu Data Center?

Fale com a ODATA

E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

E-Book: Tendências Tecnológicas 

Fazer o download

Melhore os índices de sustentabilidade da sua empresa

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.