Maturidade digital: conheça os principais estágios e os benefícios de acelerar a jornada

Leitura de 7 minutos
20/06/23

A transformação digital não é mais opcional para organizações de todos os tamanhos e setores – tornou-se uma necessidade para que os negócios consigam sobreviver no mercado acelerado e competitivo de hoje. Por sua vez, o nível de maturidade digital de uma companhia já é considerado um bom indicador de sua capacidade de se adaptar e prosperar (ou declinar) neste cenário em rápida evolução.

Contudo, é preciso lembrar que o processo de evolução digital não é uma abordagem única para todos. Diferentes empresas têm diferentes níveis de maturidade digital, enfrentam desafios únicos e colhem benefícios específicos durante toda a sua jornada transformacional.

Para avançar nesse processo é necessário contar não apenas com um bom Data Center, com tecnologias digitais e profissionais altamente capacitados para operá-los. É preciso, também, entender que é uma mudança cultural, que exige que as equipes desafiem continuamente o status quo, experimentem e se sintam confortáveis com possíveis falhas no processo, tornando-se capazes de efetuar ajustes rapidamente e prosperar.

Quer saber mais sobre os principais estágios, desafios e os benefícios da maturidade digital? Leia a seguir:

O que é maturidade digital?

De acordo com a definição do Boston Consulting Group, maturidade digital é a medida da capacidade de determinada organização de criar valor por meio do digital. É, também, um indicador-chave de sucesso para empresas que se lançam em uma jornada de transformação digital.

Por sua vez, é importante entendermos o conceito de transformação digital, que é definida como a integração da tecnologia digital em todas as áreas de um negócio, modificando fundamentalmente a forma como opera e entrega valor aos seus stakeholders.

Assim, na prática, maturidade digital se refere à capacidade de alavancar a tecnologia de forma eficaz, para que a organização consiga atingir seus objetivos e permanecer competitiva. Isso abrange vários elementos, como estratégia digital, infraestrutura, processos, dados e cultura.

Então, para ser considerada digitalmente madura, a organização deve ser capaz de usar a tecnologia de forma eficaz para impulsionar a inovação, melhorar as experiências do cliente, do colaborador e demais partes interessadas, além de simplificar as operações internas.

Assine a newsleter Data Center Insights

Principais níveis de maturidade digital

Antes de avançar na jornada de transformação digital é importante entender o nível de maturidade em que a sua empresa se encontra atualmente. Com essas informações, você e a sua equipe terão melhores condições de tomar decisões para acelerar o processo.

Existem diversas classificações para que se possa definir os níveis de maturidade digital de uma organização, que podem variar de nomenclaturas mais conceituais, como “Incidental, Intencional, Integrado e Otimizado”, às que abordam denominações mais específicas, como “Digitalmente Presente, Digitalmente Ativo, Digitalmente Engajados, Digitalmente Competitivo e Digitalmente Maduro”, conforme a definição do executivo Peter High para o Linkedin Learning.

Para fins de ilustração, neste artigo, trazemos a especificação dos arquétipos digitais cunhados pela consultoria Deloitte, publicada em seu relatório da pesquisa Digital Maturity Index-Survey 2022:

  1. Campeões: combinam a adoção de uma estratégia digital consistente com excelência operacional, para alcançar uma vantagem de flexibilidade;
  2. Potenciais: aposta no desenvolvimento da sua estratégia digital de mãos dadas com a excelência operacional para obter vantagens de custo;
  3. Inovadores: mostram avanços distintos em negócios digitais por meio de um portfólio inovador, mas um sucesso operacional médio;
  4. Operadores: concentram-se na digitalização de sua cadeia de valor principal, fundamentando o
    sucesso na flexibilidade, por meio de soluções inovadoras;
  5. Seguidores: busca aprimorar consistentemente as habilidades digitais tanto na dimensão operacional quanto na estratégica. Conectar iniciativas é essencial para que possam melhorar sua jornada;
  6. Retardatários: carecem de habilidades digitais em ambas as dimensões (operacional e estratégica) e, geralmente, estão usando a digitalização para melhorar a eficiência geral da organização.

Do iniciante ao avançado: navegando pelos diferentes níveis de maturidade digital

De modo geral, podemos entender que os diferentes níveis de maturidade digital também oferecem desafios e vantagens distintos:

Nos estágios iniciantes, as empresas estão apenas começando a adotar tecnologias digitais. Nesta fase, as enfrentam desafios como falta de habilidades, recursos limitados e resistência à mudança. No entanto, os benefícios de acelerar a transformação digital nesta fase incluem uma melhor experiência do cliente, maior eficiência e uma vantagem competitiva sobre os negócios que ainda não adotaram as tecnologias digitais.

Organizações que se encontram em um nível intermediário de maturidade digital já adotaram as tecnologias digitais, mas ainda estão trabalhando para integrá-las às suas operações. Nesta fase, enfrentam desafios como gestão de dados, cibersegurança e a necessidade de uma cultura digital. Por outro lado, as vantagens da aceleração, nesta fase, incluem uma melhor tomada de decisão, maior produtividade e capacidade de adaptação às mudanças nas condições do mercado;

Por fim, aqueles que se encontram em um estágio mais avançado já integraram totalmente as tecnologias digitais em suas operações e estão inovando constantemente para se manterem à frente. Nesta fase, têm desafios como acompanhar as tecnologias mais recentes, gerenciar grandes quantidades de dados e manter uma cultura de inovação. Entretanto, nesta fase, os privilégios de uma transformação digital acelerada incluem maior agilidade, aptidão de responder rapidamente às mudanças do mercado e habilidade de criar novos modelos de negócios e fluxos de receita.

As empresas em nível avançado de maturidade digital geralmente são líderes em seu setor e são capazes de fornecer uma experiência personalizada e integrada ao cliente. Além disso, conseguem aproveitar a análise de dados para tomar decisões de negócios informadas e estão constantemente experimentando novas tecnologias para ficar à frente em seu mercado de atuação.


LEIA TAMBÉM: Evolução digital: perspectivas para um mundo interconectado


Qual é a relação do Data Center com o avanço de uma empresa em sua jornada de evolução digital?

À medida que as empresas avançam nos diferentes estágios de maturidade digital, sua estrutura de Data Center também deve evoluir para acompanhar as necessidades tecnológicas em constante mudança. Isso porque o centro de dados é o coração por onde passam os dados gerados, analisados e trafegados pela organização e que abriga todas as aplicações essenciais para seu funcionamento.

Desse modo, organizações que ainda se encontram em um estágio inicial de maturidade digital normalmente têm um Data Center pequeno (ou a estrutura é inexistente), já que contam somente com soluções baseadas em cloud para suas operações digitais. No entanto, à medida que avançam, precisam de uma estrutura de rede mais robusta para dar suporte à sua crescente atividade digital.

No estágio intermediário, idealmente utiliza-se uma estrutura de Data Center híbrida, que combina soluções locais e remotas (como a nuvem e o Colocation). Isso permite que as empresas armazenem dados confidenciais no local, também aproveitando a escalabilidade e a flexibilidade dos centros de dados remotos, mantidos por provedores especializados, para outras operações digitais. Nesta fase, ainda é necessário considerar o gerenciamento de dados e a segurança cibernética, pois lidam com grandes quantidades de dados e enfrentam ameaças crescentes.

No estágio avançado, a operação exige uma estrutura de Data Center robusta e altamente avançada, capaz de suportar tecnologias de ponta, como inteligência artificial, aprendizado de máquina e Internet das Coisas. Assim, podem utilizar estruturas hiperconvergentes, baseadas em nuvem, Colocation ou mesmo em edge para dar suporte às suas operações, permitindo que processem e analisem rapidamente grandes quantidades de dados em tempo real.


LEIA TAMBÉM: Infraestrutura hiperconvergente: conheça as vantagens do modelo para seu Data Center


A maturidade digital é a chave para o sucesso dos negócios

Como vimos, a transformação digital é uma jornada que organizações de todos os tamanhos e setores devem empreender para se manterem competitivas no mercado atual.

Cada estágio da maturidade digital apresenta desafios e benefícios únicos. Por isso, deve-se considerar cuidadosamente a estratégia digital de cada empresa para entender como acelerar sua jornada. Ao fazer isso, conseguem melhorar a experiência do cliente e demais stakeholders, aumentar a eficiência operacional e liderar um cenário de negócios em constante mudança.

Por sua vez, o progresso por entre os diversos níveis de maturidade digital da companhia está intimamente relacionado à evolução do Data Center. À medida que avança nos diferentes estágios, exige uma estrutura mais robusta e avançada, para dar suporte à crescente infraestrutura digital. Assim, consequentemente, terá melhores condições de se manter à frente dos concorrentes.


Precisa modernizar seu Data Center, para melhorar a maturidade digital da organização?

Fale com a ODATA

E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

E-Book: Tendências Tecnológicas 

Fazer o download

Melhore os índices de sustentabilidade da sua empresa

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.