Infraestrutura hiperconvergente: conheça as vantagens do modelo para seu Data Center

Leitura de 6 minutos
31/05/23

Ao passo em que as organizações se tornam cada vez mais dependentes das tecnologias digitais, aprimorar o Data Center para suportar as crescentes demandas de tráfego e armazenamento tornou-se um desafio constante dos gestores. Aqui, o modelo de infraestrutura hiperconvergente vem se destacando como uma opção bastante eficiente para acelerar esse processo.

Como se sabe, o gerenciamento de um centro de dados é uma tarefa complexa. E, nem sempre, o dimensionamento das demandas pode não ser tão ágil e flexível para que se possa atender às necessidades de TI em rápida mudança, como o fornecimento de recursos de computação e de rede indispensáveis para a hospedagem de cargas de trabalho e dados corporativos.

Com isso, o resultado é que as empresas acabam gastando muito tempo e dinheiro provisionando, gestionando e fazendo a manutenção de uma infraestrutura datada, que não será capaz de suprir as demandas futuras do negócio – e, muitas vezes, nem mesmo as atuais. Por esse motivo, buscar soluções mais modernas para contornar essa questão é mais urgente do que nunca.

Quer saber como a infraestrutura hiperconvergente pode ajudá-lo simplificar o gerenciamento, a reduzir custos e a melhorar a escalabilidade com a otimização do Data Center? Leia a seguir:

O que é infraestrutura hiperconvergente e como se diferencia das estruturas tradicionais?

Uma infraestrutura hiperconvergente (ou, no original em Inglês, hyperconverged infrastructure – HCI) é um framework que combina os elementos de um centro de dados tradicional – armazenamento, computação, rede e gerenciamento – em um único sistema.

Habitualmente, plataformas baseadas em hiperconvergência incluem um hipervisor para computação virtualizada, armazenamento definido por software e virtualização de rede.

Assim, pode-se dizer que o modelo é bastante eficaz para reduzir a complexidade e aumentar a escalabilidade do Data Center, o que explica o aumento no interesse dos gestores por esse tipo de tecnologia.

Já as infraestruturas tradicionais consistem de unidades separadas, como servidores de armazenamento, rede e dispositivos de backup e assim por diante, que podem ser contratados de um único fornecedor ou de vários. Aqui, todos os componentes estão interligados, mas precisam ser configurados individualmente. Por sua vez, cada um deles deve ser gerenciado separadamente, o que, geralmente, requer especialistas em TI de diferentes áreas.

De modo geral, as infraestruturas tradicionais são adequadas a empresas como as multinacionais, com operações de grandes proporções. Ou para aquelas que já dispõem de grandes centros de dados com processos ilimitados, com um ambiente estável e que lidam com grandes implantações, podendo executar simultaneamente inúmeras aplicações, com milhares e dezenas de petabytes de dados. Em contrapartida, acomodam facilmente um grande número de usuários.

Assine a newsleter Data Center Insights

Como a HCI funciona?

A HCI foi projetada para resolver os desafios trazidos por uma arquitetura tradicional de três camadas – uso de servidores independentes, armazenamento e componentes de rede.

Assim, na prática, a infraestrutura hiperconvergente harmoniza todo o hardware de um servidor de Data Center com um armazenamento conectado localmente. Este, por sua vez, é alimentado por uma camada de software distribuído, que desdobra todas as funções operacionais em um cluster (diversos nós), para que se obtenha desempenho e resiliência superiores.

Com a virtualização, esses vários silos de infraestrutura são combinados e gestionados como uma única entidade, habilitando um sistema holístico, definido por software e integrado. Desse modo, a aplicação de virtualização abstrai e agrupa os recursos subjacentes do nó. Para otimizar o desempenho, aloca recursos dinamicamente para aplicações executadas em máquinas virtuais ou contêineres.

Com isso, a HCI minimiza o problema de gestão, custo e risco da infraestrutura tradicional ao:

  • Alinhar políticas a cargas de trabalho, em vez de construções de hardware isoladas;
  • Aproveitar a automação para uma entrega de serviço mais rápida;
  • Reduzir a complexidade fornecendo a solução por meio de uma única interface para fornecer gerenciamento familiar, comum e extensível em toda a plataforma

LEIA TAMBÉM: Data Center de hiperescala: entenda como este modelo potencializa o crescimento da sua empresa


Benefícios da infraestrutura hiperconvergente para Data Centers

Entre as principais vantagens de uma infraestrutura de Data Center hiperconvergente vale destacar que, de modo geral, esse modelo simplifica a gestão de TI, otimiza seu desempenho, melhora a escalabilidade e, consequentemente, diminui os custos da operação.

Isso porque reduz o número de sistemas a serem gerenciados e o tempo gasto no projeto e na construção de sistemas de TI. Além disso, favorece a implantação de um grande número de aplicações, ao mesmo tempo em que mitiga a complexidade da integração de vários recursos díspares.

Nesse cenário, a hiperconvergência é possibilitada por uma combinação de tecnologias de virtualização, que facilita o agrupamento dos recursos. Já o gerenciamento unificado faz com que todos esses elementos sejam identificados, organizados em pools e divididos em níveis de desempenho. Então, são provisionados de forma transparente para suportar as cargas de trabalho, independentemente de onde estejam fisicamente instalados.

Assim, a HCI oferece um salto quântico em relação aos ambientes de Data Center tradicionais, que dependem de ferramentas diversas – muitas vezes insuficientes – para cobrir todos os recursos. Essa combinação heterogênea ainda dificulta a interoperabilidade e, raramente, oferece desempenho máximo sem que se realizem otimizações cuidadosas e mais demoradas.

Hoje, as equipes de TI simplesmente não têm tempo para lidar com desafios de implantação, integração e gerenciamento impostos por ambientes tradicionais. Daí a necessidade de migrar para um modelo mais eficaz.


LEIA TAMBÉM: Novo estudo do Uptime Institute analisa as causas e impactos da indisponibilidade dos Data Centers


Aplicabilidade do modelo de infraestrutura hiperconvergente

Normalmente, a infraestrutura hiperconvergente é adequada a organizações não muito grandes ou às que já dispõem de uma natureza remota e mais ágil. Por via de regra, devido às características de virtualização e gestão centralizada, é compatível com uma ampla variedade de sistemas, incluindo:

  • Data Centers definidos por software (SDDCs)
  • Infraestruturas de desktop virtual
  • Escritórios remotos e filiais
  • Bancos de dados
  • Computação de borda (edge)
  • Aplicações Enterprise
  • Nuvens híbridas
  • Análise de big data
  • Ambientes de desenvolvimento de aplicações

LEIA TAMBÉM: Infraestrutura de TI: saiba como elevar a produtividade e reduzir custos


Como escolher o tipo de infraestrutura mais adequada para seu Data Center

As infraestruturas hiperconvergentes estão em alta nos círculos técnicos. Já se tornaram muito populares e estão sendo adotadas por inúmeras empresas, devido à ampla gama de necessidades de negócios que atende.

De acordo com a Fortune Business Insights, o tamanho do mercado global de infraestrutura hiperconvergente está projetado para atingir US$ 32,19 bilhões até 2028, a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 24,9% entre 2021 e 2028.

No entanto, ainda é uma tecnologia em desenvolvimento e está passando por muitas transformações. A verdade é que cada empresa tem necessidades diferentes e pode ser discutível se todos se beneficiarão de uma solução de HCI, já que não é adequada a todas as soluções e pode demandar personalizações.

De fato, existem grandes diferenças entre a infraestrutura convergente, a hiperconvergente e a tradicional. Há também uma variedade de plataformas para escolher. O tipo de infraestrutura de que sua empresa precisa dependerá de muitos fatores e, por isso, você deve conhecer as vantagens e nuances de todas elas para poder escolher a melhor para o seu negócio.

Se você ainda não tem certeza se a hiperconvergência é ou não apropriada ao seu ambiente atual, o ideal é contar com a recomendação de profissionais experientes e especialistas em infraestrutura de Data Center, como a equipe de consultores da ODATA.


Precisa de ajuda para otimizar a sua operação de TI?

Fale com a ODATA

E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

E-Book: Tendências Tecnológicas 

Fazer o download

Melhore os índices de sustentabilidade da sua empresa

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.