Corredores de Data Center, um homem e uma mulher olhando para o computador, trabalhando

Infraestrutura de TI: saiba como elevar a produtividade e reduzir custos

Leitura de 6 minutos
27/02/23

No mundo de hoje, em que se discute com naturalidade as implicações do metaverso e da inteligência artificial no dia a dia das empresas e da sociedade como um todo, já não restam dúvidas de que a infraestrutura de TI é uma parte fundamental da operação de qualquer tipo de empresa.

De fato, a integração da tecnologia ao negócio desempenha um papel crucial na simplificação de inúmeras funções no mundo empresarial moderno.

Com uma gestão adequada, a tecnologia constitui a força motriz por trás do progresso na maioria dos setores, já que facilita o relacionamento com o mercado, melhora a produtividade, permite a redução de despesas e propicia a geração de novas ideias e conceitos para acompanhar as tendências em constante mudança.

No entanto, nem sempre é uma tarefa fácil acompanhar as necessidades e demandas de modernização de uma infraestruturas de TI. Em especial, frente aos constantes desafios impostos às redes de conectividade, diante do crescimento exponencial nos acessos decorrentes de dispositivos móveis e cada vez mais inteligentes.

Mas, apesar de ser uma tarefa desafiadora, é possível se utilizar de diversas medidas para garantir a construção e a manutenção de uma infraestrutura tecnológica eficaz para o seu negócio. Em especial, no que diz respeito à constante busca por uma relação mais equilibrada entre o aumento da produtividade e a redução de despesas.

Por isso, neste artigo, reunimos algumas recomendações que poderão ajudá-lo a melhorar a eficiência do seu ambiente de TI. Quer saber mais? Veja a seguir:

O que é infraestrutura de TI?

De acordo com a definição do glossário do Gartner, Inc., infraestrutura de TI é o sistema de hardware, software, instalações e componentes de serviço que suportam a entrega de sistemas de negócios e processos habilitados para TI.

Também chamada de infraestrutura de tecnologia, é o que permite que determinada organização crie e execute as aplicações que sustentam seus negócios. Para isso, inclui recursos de computação e rede, assim como local de trabalho, plataforma de dados e borda.

Por sua vez, a infraestrutura tradicional diz respeito, principalmente, a hardware, Data Centers e servidores que são configurados, gerenciados e mantidos manualmente. Mas, em se tratando dos elementos da estrutura de TI, vale apena observarmos com mais detalhes para entendermos o seu funcionamento.

Assine a newsleter Data Center Insights

Elementos essenciais de uma infraestrutura de TI

De modo geral, uma infraestrutura de TI é composta basicamente por elementos tecnológicos como hardware e softwares, além de tecnologias de gerenciamento de dados, de rede e serviços de tecnologia.

Por sua vez, o sistema é desenvolvido com o objetivo de melhorar a comunicação entre todos os elementos e prover serviços e soluções de TI consistentes à organização à qual a referida infraestrutura pertence.

Existem várias maneiras de se organizar e implementar os componentes de um ecossistema de TI. Comumente, a infraestrutura de tecnologia da informação consiste de diversos itens, que descreveremos a seguir:

  • Hardware: envolve componentes físicos da infraestrutura de tecnologia da informação. Contém uma grande variedade de dispositivos, como PCs, dispositivos móveis, servidores, roteadores, etc;
  • Rede: fornece uma correspondência entre todos os componentes e dispositivos para garantir conectividade com a Internet, firewall e segurança de switches, servidores, hubs e Data Centers;
  • Software: abrange todas as aplicações que as empresas utilizam para otimizar os processos internos de negócios ou fornecer serviços. Um sistema operacional (SO) como o Microsoft Windows, por exemplo, é uma parte crucial do software. Por seu turno, o SO é responsável por coordenar os recursos do sistema e hardware, como CMS, CRM, ERP, servidores web ou outras aplicações;
  • Firewalls: são responsáveis por proteger a rede e os dados confidenciais coletados e mantidos pela organização contra ameaças de segurança cibernética. São cruciais para defender a infraestrutura de TI da organização contra qualquer tipo de ataque que resulte em exclusão ou manipulação de dados de ordem maliciosa ou até criminosa.

Serviços essenciais

Em uma infraestrutura de TI, os serviços representam as diversas atividades oferecidas pelos componentes tecnológicos e abrangem toda a organização, garantindo o perfeito funcionamento da operação. Entre os principais, podemos destacar:

  • manutenção de máquinas, equipamentos e cabeamento estruturado;
  • monitoramento de plataformas, sistemas de rede e servidores;
  • orientação na escolha e aquisição de hardware e software;
  • reparos preventivos;
  • suporte técnico especializado 24 horas.

LEIA MAIS: Infraestrutura de Data Center: o coração tecnológico de toda empresa


A importância da produtividade na infraestrutura de TI

Quando o mundo virou de cabeça para baixo com a chegada repentina da Covid-19, as empresas foram forçadas a implementar o trabalho remoto em questão de dias, para assegurar a continuidade do negócio.

De acordo com a consultoria McKinsey & Company, a pandemia acelerou a participação de soluções habilitadas digitalmente em sete anos, assim como “a digitalização das interações com clientes e cadeia de suprimentos e das operações internas em três a quatro anos”.

Embora as organizações tenham, inicialmente, adotado soluções de resposta rápida e cobertura aérea de curto prazo, agora estão mudando seu foco para investimentos estratégicos de longo prazo, que capacitam o crescimento e otimizam as operações. Esse é o caso das aplicações capazes de aprimorar a produtividade e de reduzir os custos da infraestrutura de TI.

À medida que a demanda pelo aumento na eficiência continua a crescer, as companhias estão aproveitando os benefícios que uma infraestrutura de TI produtiva traz para sua organização, tanto interna quanto externamente, especialmente porque muitas delas determinarão o futuro do seu trabalho.

O foco na produtividade está, portanto, em ascensão. E continuará a ser o centro das atenções, à medida que as companhias compreenderem o que o futuro do trabalho exige delas desde já.


LEIA TAMBÉM: Tendências para 2023: Gartner anuncia previsões para o setor de infraestrutura e operações


Infraestruturas mais produtivas, orçamentos mais enxutos

Como vimos, hoje, inegavelmente a infraestrutura de TI é parte integrante das operações de qualquer negócio. Mas afinal, o que é preciso fazer para se conseguir resultados mais efetivos para essa infraestrutura de TI, em termos de produtividade e de gestão de custos?

Sem dúvidas, apostar na terceirização da estrutura, para que seja gerida remotamente por um provedor especializado, é uma das saídas mais inteligentes para se alcançar esse objetivo.

Desse modo, modelos de serviços remotos que são oferecidos por provedores especializados, tais como o Colocation e os ambientes de comunicação em nuvem, assim como as plataformas de API, ferramentas de desenvolvimento de baixo código, automação de processos de negócios e kits de desenvolvimento de software de IA – têm crescido exponencialmente.

Nesse sentido, contar com o apoio de uma equipe especialista para a gestão do seu Data Center melhorará a eficiência do seu ambiente de TI em inúmeros aspectos, como:

  • definição de requisitos em conjunto com a sua equipe gestora;
  • monitoramento e identificação constante de vulnerabilidades da rede;
  • atendimento imediato às necessidades específicas do seu negócio por uma equipe técnica especialista,
  • aprimoramento dos protocolos de segurança
  • backup dos dados
  • uso de análise preditiva para melhoria de performance
  • uso racional de recursos naturais, como água e energia, para o funcionamento e o arrefecimento da estrutura

entre outros.

E, assim, você não apenas testemunhará uma sensível redução nas falhas, mas terá seu orçamento otimizado – seja em termos de despesas com custos fixos, mas também com a folha de pagamento, já que o seu time de TI poderá ser repriorizado para o core business.


Quer saber mais sobre como melhorar a eficiência da sua infraestrutura de TI?

Fale com a ODATA

E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

E-Book: Tendências Tecnológicas 

Fazer o download

Melhore os índices de sustentabilidade da sua empresa

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.