Data Center

Davos 2023: como aproveitar o potencial dos acordos para otimizar o desempenho da sua TI

Leitura de 7 minutos
30/01/23

Entre 16 e 20 de janeiro, as principais lideranças empresarias, políticas e da sociedade civil se encontraram na cidade de Davos, na Suíça, para debater o futuro da economia global. A 53a. edição da reunião anual do Fórum Econômico Mundial, mais conhecido por Davos 2023, fornece uma plataforma para diálogos construtivos, na busca por soluções por meio da cooperação público-privada.

Ao longo de várias reuniões, delegações dos mais diversos setores trataram de questões globais urgentes. Uma seleção de empresas globais, governo, sociedade civil, mídia e educação participou de sessões destinadas a desencadear discussões frutíferas em relação às questões mais urgentes do dia – para, finalmente, gerar um impacto positivo.

Em especial, discussões a respeito da cibersegurança, do metaverso, de como a tecnologia de ponta deve ser empregada em favor da sociedade e dos esforços para torná-la mais respeitadora do meio ambiente foram o ponto alto das pautas.

Nesse caminho, não há como deixarmos de pensar na importância da redução no consumo de energia e na pegada ambiental dos Data Centers, ao mesmo tempo em que a ecologização da TI usa o poder dos dados para impulsionar a melhoria em outras áreas de negócios.

Mas com tantas rotas possíveis, por onde podemos começar? Veja a seguir:

O que é Davos 2023?

Davos 2023 é uma iniciativa do Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum – WEF), organizado em janeiro de 2023 na cidade de Davos, na Suíça. Todos os anos, o encontro reúne líderes governamentais, empresariais e da sociedade civil de todo mundo para discutir questões econômicas, sociais e ambientais, para encontrar soluções por meio da cooperação público-privada.

É amplamente visto como uma reunião importante de líderes de todas as esferas da vida – tecnologia, política, entretenimento, jornalismo, economia, acadêmicos e muitos mais.

Sob o tema Cooperação em um mundo fragmentado, os participantes abordaram as principais questões da atualidade e discutiram prioridades para o próximo ano, considerando que o mundo, hoje, está em um ponto crítico de inflexão. E que o grande número de crises em curso exige uma ação coletiva ousada.

Oficialmente, mais de 2.500 pessoas, de mais de 100 países, participaram do evento. Entre eles, chefes de Estado, executivos de grandes multinacionais, pesquisadores e imprensa, entre outros perfis.

Para Davos 2024, o Brasil assumirá em dezembro de 2023 a presidência rotativa do G20. Este é o principal principal grupo da governança econômica global, que reúne as maiores economias desenvolvidas e emergentes do planeta.

Mas o que é o Fórum Econômico Mundial?

Com sede em Genebra, na Suíça, o Fórum Econômico Mundial é uma organização internacional sem fins lucrativos, dedicada à promoção da cooperação entre os setores público e privado. Fundado em 1971 pelo economista suíço-alemão Klaus Schwab, busca promover um espírito de empreendedorismo colaborativo para abordar questões globais e moldar agendas governamentais, industriais e sociais.

O WEF atua em parceria com muitas organizações e corporações internacionais para executar projetos que abordam questões globais. Em Davos 2023, as colaborações se concentraram em seguir um caminho net-zero, nutrir a resiliência e reimaginar a globalização, além de apoiar a diversidade, a equidade e a inclusão em todas as partes da sociedade.

Assine a newsleter Data Center Insights

Por que os líderes empresariais precisam conhecer os resultados de Davos?

Em 2020, o WEF publicou o Manifesto de Davos para orientar as empresas para a Quarta Revolução Industrial. E, em especial, o documento postula que toda empresa deve:

  • pagar sua parcela justa de impostos
  • mostrar tolerância zero à corrupção
  • defender os direitos humanos em toda a sua cadeia de suprimentos global
  • e defender um campo de atuação competitivo e equitativo.

Com a adoção desse manifesto, a organização defende que as companhias devem entregar valor não apenas aos acionistas, mas a todos aqueles que têm interesse no destino da empresa, incluindo-se os funcionários, a sociedade e o planeta. Seus objetivos incluem o compromisso de “melhorar o estado do mundo”.

De fato, a cúpula de Davos tem sido um importante espaço de discussão das principais problemáticas mundiais. Isso porque os resultados de cada encontro oferecem aos líderes uma visão mais clara sobre a economia global, os desafios e oportunidades que enfrentam hoje e no futuro.

Por isso, conhecer os resultados de Davos 2023 é significativo não apenas porque facilitam a compreensão da direção global da economia, mas dos desafios e oportunidades que as empresas enfrentarão nos próximos anos. Também, deve-se aproveitar os acordos para identificar tendências e inovações capazes de ajudar os gestores a destacar sua organização perante aos concorrentes.

É importante que os líderes de tecnologia os sigam, pois define os principais objetivos para o desenvolvimento de tecnologia e para a preparação dos Data Centers para esse movimento. Além disso, aponta para o estabelecimento de padrões globais de eficiência energética, tecnologias de energia verde, segurança e proteção.


LEIA TAMBÉM: Tendências para 2023: Gartner anuncia previsões para o setor de infraestrutura e operações


Interoperabilidade no metaverso

A tecnologia de ponta foi destaque na reunião deste ano. Depois de apresentar as previsões para a Web3 e uma perspectiva de recuperação das criptomoedas, o fórum abordou o metaverso, descrito como “um mundo digital imersivo, interoperável e síncrono que mudará a forma como interagimos, trabalhamos e nos divertimos”.

Essa descrição aparece no relatório Interoperability in the Metaverse, que foi publicado pelo WEF em conjunto com a Accenture no segundo dia da Davos 2023, com um relatório complementar, Demystifying the Consumer Metaverse.

Ambos os relatórios incluem as conclusões iniciais, publicadas no ano passado. Na época, o WEF afirmou estar “reunindo as principais vozes dos setores privado, sociedade civil, academia e políticas para definir os parâmetros de um metaverso economicamente viável, interoperável, seguro e inclusivo, com foco em duas áreas principais: governança e economia baseada na criação de valor social”.

O material sobre interoperabilidade decorre da trilha de governança e foi escrito em colaboração com a Accenture, concentra-se em fornecer orientações para capacitar stakeholders do metaverso a liderar com responsabilidade, mitigando danos socioeconômicos potenciais. Nesta pesquisa, as principais preocupações de interoperabilidade apuradas foram:

  • circulação de dados por meio de infraestruturas interoperáveis;
  • movimentação de participantes, de seus ativos e suas criações através de plataformas e experiências;
  • segurança de experiências por meio de colaboração e barreiras de proteção, como moderação de conteúdo

Além disso, destaca que a interoperabilidade no metaverso pode apresentar grandes oportunidades e valor para experiências, desenvolvimento e economias sem choque. E que, por outro lado, esses “danos socioeconômicos potenciais” incluem aspectos ruins, como fraude de identidade e de transações.

O relatório explica, ainda, que a interoperabilidade é uma das quatro alavancas de valor do metaverso, seguidas de segurança, confiabilidade, interoperabilidade e privacidade e que pode ser usada pelas partes interessadas para:

  • melhorar o acesso para participar, trabalhar e se divertir em experiências e mercados digitais;
  • ativar os efeitos sociais, de privacidade, segurança e rede financeira;
  • estender as experiências (da vida real) de novas maneiras para agregar valor aos usuários finais

“As escolhas de design de interoperabilidade devem ser equilibradas para criar sistemas flexíveis, que também considerem as necessidades de privacidade, segurança e identidade”, defende o WEF no relatório. “(…) Por exemplo, a indexação excessiva na interoperabilidade, sem equilibrar a segurança como um valor, pode expor as crianças a conteúdos indesejados, criando um desequilíbrio entre os níveis de segurança e privacidade”.


LEIA AQUI: Realidade Virtual, Metaverso e 5G: entenda o impacto no seu Data Center


Como as definições de Davos 2023 afetam o setor de Data Centers?

Além de ressaltar a importância da adoção de melhores práticas da agenda ESG pelas empresas, como as políticas anticorrupção, o relacionamento justo com concorrentes e a defesa dos direitos humanos, os debates de Davos 2023 mostram que os gestores de Data Centers precisarão correr ainda mais para se adaptar às novas demandas tecnológicas.

Em primeiro lugar, incentiva os centros de dados a se concentrarem na eficiência energética e nas tecnologias verdes para reduzir sua pegada de carbono e ajudá-los a se tornarem mais sustentáveis.

Em segundo lugar, indica padrões de segurança e de proteção que todos os Data Centers deverão atender para proteger as redes contra ataques cibernéticos e outras ameaças à segurança.

Por fim, Davos 2023 aponta para necessidade de se acelerar a adoção de tecnologias e serviços inovadores nas infraestruturas dos Data Centers. Essa modernização é crucial para que consigam suportar o exorbitante crescimento no tráfego de dados decorrente do uso de inovações como o metaverso e a inteligência artificial.


LEIA TAMBÉM: Os acordos da COP27 podem impactar seu Data Center?


Quer saber como o sua infraestrutura de TI pode se tornar mais eficiente e sustentável?

Fale com a ODATA

E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

E-Book: Tendências Tecnológicas 

Fazer o download

Melhore os índices de sustentabilidade da sua empresa

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.