Provedor de serviços de TI: conheça os benefícios do Marketplace ODATA

Leitura de 6 minutos
17/06/19

Mais do que nunca, a oferta de serviços em plataformas digitais tornou-se uma tendência. E o Marketplace ODATA é um bom exemplo de ecossistema que vem ganhando força na América Latina.

Isso porque, na era da transformação digital, cada vez mais os negócios vêm sendo estruturados em ambientes online, que levam a oferta de produtos e serviços a pessoas e empresas interessadas em um processo de compra rápido, prático e dinâmico.

Nesse modelo, o consumo acontece, normalmente, com poucos cliques na palma da mão.

A boa notícia é que você não precisa, necessariamente, ter uma loja virtual para vender para um público específico. Assim, integrar uma plataforma de vendas online é uma boa maneira de se conectar com o cliente final.

Pensando em aproximar provedores de serviços de TI e empresas que decidem migrar suas estruturas para um Data Center especializado, o Marketplace ODATA reúne diversos parceiros criteriosamente selecionados.

A plataforma faz a diferença para todos: parceiros, clientes e, claro, para a ODATA, que promove essa conexão. Quer saber mais? Leia a seguir:

Marketplace ODATA: oportunidade perfeita para sua empresa vender mais

O Marketplace ODATA é um ecossistema de negócios formado pela ODATA, em conjunto com uma rede de parceiros corporativos que dispõem de um espaço mínimo dentro de seu Data Center. Assim, juntos, ampliam a oferta de serviços aos clientes, que se beneficiam desse modelo que se assemelha ao de one-stop shop.

Nesta plataforma, a ODATA promove o encontro de vendedores e compradores, com serviços e produtos focados no suporte às operações de um Data Center. Empresas como 3Corp, BrasCloud, Zadara e outras companhias já estão presentes neste ambiente.

O CEO & founder da InovTI, empresa brasileira especializada no fornecimento e gerenciamento de nuvem, Márcio Galbe, acredita que a tendência do mercado atual é buscar soluções mais flexíveis e menos dispendiosas.

A ideia do marketplace da ODATA é de não concorrermos em soluções. E, com isso, unimos forças para levar um serviço completo para novos potenciais clientes, com cada parceiro em sua especialidade”.

Márcio Galbe
CEO InovTI

Como o Marketplace ODATA funciona na prática?

Não há custo de adesão para que um provedor de serviços de TI passe a fazer parte do Marketplace ODATA. Para isso, a empresa precisa ter um portifólio aderente, de fácil implementação e que seja convergente aos serviços core fornecidos pela ODATA.

Além disso, é essencial que o parceiro disponha de pelo menos um espaço mínimo em algum dos Data Center da ODATA na América Latina. Como, por exemplo, o Colocation de suas aplicações, com possibilidade de ampliação e escala de serviços nesta infraestrutura.

Desse modo, por meio de uma rede neutra em conectividade, os parceiros passam am oferecer seus serviços na plataforma para outros clientes instalados em toda a América Latina. Isso porque a rede SDN Nativa ODATA é escalável, flexível e aberta. Conecta os racks e viabiliza a comercialização de produtos e serviços por parte dos clientes em velocidades de 1, 10, 25 e 40Gb.

É o que acontece, por exemplo, com um parceiro que oferece soluções de cloud computing. Com essa participação no ecossistema, sempre que outros clientes buscarem provedores de nuvem, localizarão na plataforma as prestadoras desse tipo de serviço. E, rapidamente, poderão contratá-los com mais facilidade, sem a necessidade de perder tempo buscando em outros locais.


LEIA MAIS: Provedores de internet: saiba porque é vantajoso estar em um Data Center


Quais são os benefícios do Marketplace?

Como vimos, seja para clientes ou para fornecedores, o Marketplace ODATA é eficiente porque reúne provedores de TI especializados facilitando a aquisição de produtos e serviços selecionados e ampliando as oportunidades de negócios.

Na prática, todos são beneficiados, cada um ao seu modo. Veja só:

  • Clientes: contam com a facilidade de encontrar provedores que ofereçam diversas soluções que viabilizam a mudança da sua infraestrutura para um Data Center. Os clientes têm acesso fácil a prestadores de serviço especializados no Marketplace ODATA, não precisando buscá-los fora. Isso libera tempo da equipe interna para focar em seu core business, otimizando o tempo direcionado para contratações e reduzindo custos;
     
  • Parceiros: fazer parte do Marketplace ODATA é ter a certeza que a empresa fornecedora de infraestrutura não irá competir com seus serviços. O verdadeiro Marketplace é aquele em que todas as empresas que fazem parte desse ecossistema sabem que agregam valor ao resultado, não existindo concorrência com a gestora da plataforma. Ou seja, sem qualquer conflito de interesse;
  • ODATA: por sua vez, à medida que os parceiros crescem, aumentam sua infraestrutura de TI hospedada nos Data Centers da ODATA – o que, por consequência, também beneficia a empresa com a ampliação do contrato.

É a verdadeira demonstração do ‘ganha-ganha’ no segmento B2B.


LEIA TAMBÉM: Caso de Sucesso: Brascloud, Zadara e ODATA se unem para entregar nuvem pública brasileira com 100% de disponibilidade


Plataforma de interconexão

Para empresas que ainda mantêm seus equipamentos de TI “in-house”, usar o Marketplace ODATA é uma ótima alternativa. Isso porque, na plataforma, é possível encontrar provedores competitivos, especializados em infraestrutura de qualidade, flexíveis e ágeis, tanto na entrega quanto na tomada de decisão.

Um caso de sucesso envolve a ODATA e a Tecnocomp, fornecedora de gestão de serviços de TI. A empresa conseguiu transmitir com facilidade, através do marketplace, o valor agregado nas soluções que apresenta.

Dessa maneira, o Marketplace ODATA vem unindo provedores de TI a uma rede de usuários corporativos, atuando como o elo conector de serviços especializados e facilmente integráveis. Esse modelo permite, ainda, expandir o portfólio de serviços, ampliando o seu campo de atuação. Na prática, a empresa recebe mais leads qualificados, o que resulta em mais fechamentos.

Estar no marketplace ODATA certamente expande as oportunidades de negócio em serviços em que a BTO se consolidou, como gestão de firewall, segurança da informação e infraestrutura de servidor”.

Gilmar Eles. Jr. Diretor de Negócios da BTO

LEIA MAIS: Data Centers ODATA: expansão na América Latina para apoiar crescimento digital da região


Faça parte do Marketplace ODATA. Veja seus negócios crescerem junto com parceiros confiáveis, em uma infraestrutura de TI certificada e qualificada nos padrões internacionais:

  • Se a sua empresa é uma provedora de TI interessada em fazer parte desse ecossistema, CLIQUE AQUI.
  • Se você é um cliente interessado em adquirir produtos e serviços de Data Center, AGENDE AQUI uma reunião com um dos especialistas da ODATA.

Quer saber mais sobre novas tendências em TI?

Acompanhe sempre nosso blog. Produzimos um conteúdo pensado para ajudar ajudá-lo a fazer as melhores escolhas quando o assunto é tecnologia.

LEIA TAMBÉM:


E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

E-Book: Tendências Tecnológicas 

Fazer o download

Melhore os índices de sustentabilidade da sua empresa

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.