Infraestruturas digitais: combinação de cloud e colocation traz vantagens às empresas

InovTI e ODATA: conectando infraestruturas digitais

Leitura de 7 minutos
14/10/20

A importância das infraestruturas digitais para a continuidade dos negócios tem estado cada vez mais em pauta. Mas, na prática, você entende sua relação com o crescimento das empresas neste novo cenário?

Ocorre que, à medida que as organizações aceleram sua evolução tecnológica, a estrutura digital torna-se mais distribuída.

Como resultado, muitos Data Centers tradicionais não conseguem atender aos novos requisitos de largura de banda, latência, localização e estrutura de custos necessários à realização dos objetivos do negócio.

Por esse motivo, os líderes de TI estão aproveitando a aceleração digital, impulsionada pela Covid-19, para buscar soluções mais flexíveis e menos dispendiosas. E esses atributos se destacam entre as principais vantagens da combinação da Cloud com o Colocation.

Este cenário foi o que motivou a conexão entre dois importantes players do mercado brasileiro: InovTI e ODATA.

Quer saber mais sobre como essa parceria vem proporcionando resultados relevantes, em termos de flexibilidade, disponibilidade e ultraconectividade, a mais de 20 empresas no País?

Acompanhe conosco!

Por que as empresas estão migrando para a nuvem?

De um modo geral, tanto as necessidades de modernização de parques tecnológicos locais quanto a organização de modelos de custos mais efetivos, já vinham movendo líderes de TI rumo à aceleração da transformação digital.

Ainda em 2018, uma pesquisa conduzida pela IDG apurou que 73% das organizações já dispunham de parte de suas infraestruturas digitais, ou ao menos uma aplicação, rodando em cloud; e que outros 17% planejavam dar seu primeiro passo nos 12 meses seguintes.

No entanto, em 2020, ano em que comunidades inteiras passaram a se relacionar e a fazer negócios pela internet para sobreviver à pandemia, a adoção de modelos remotos cresceu na mesma velocidade com que o vírus se propagou.

Com isso, até o final desse ano, o Gartner prevê um crescimento de 6,3% no mercado global de serviços de nuvem pública, totalizando US$257,9 bilhões (contra US$242,7 bilhões realizados em 2019).

Nesse bolo, a segunda maior fatia é a de Infraestrutura como Serviço (IaaS), que deverá avançar 13,4% até dezembro de 2020. E aqui se incluem os serviços de Data Centers, tais como o Colocation e a Cloud Computing.



Colocation + Cloud = mais agilidade, menos custos

Diante da evasão de recursos motivada pela crise econômica, a promessa de estruturas escaláveis sob demanda e as vantagens da gestão terceirizada estão conduzindo aplicações e sistemas para fora das paredes das empresas.

Este é o cenário da virtualização dos Data Centers on-premise, que vem permitindo que novas colaborações sejam desenvolvidas. Mais especificamente, isso ocorre no desenvolvimento de infraestruturas digitais, buscando-se a sustentação de plataformas de nuvem distribuídas e mais robustas.

Isso foi o que motivou a atuação conjunta da InovTI, empresa brasileira especializada no fornecimento e gerenciamento de nuvem e infraestrutura, e da ODATA, provedora especializada em serviços de Colocation.

As organizações estão procurando maneiras mais previsíveis e precisas de gerenciar seus gastos em tecnologia de infraestrutura. Assim, a mudança para uma estrutura híbrida, composta pela terceirização de seu ambiente e por soluções em nuvem, permite que saiam da montanha-russa dos investimentos em CAPEX e passem para um modelo financeiro mais linear

Ricardo Alário
CEO da ODATA 
Receba conteúdos relevantes sobre Data Center, Modernização de Infraestruturas de TI e tendências tecnológicas da ODATA

Como nasceu a parceria dessa estrutura digital

Em julho de 2017, Marcio Galbe, founder e CEO da InovTI, observou que o mercado de soluções em cloud crescia rapidamente. E, para aproveitar as oportunidades que se abriam, precisava de um novo parceiro de Data Center com padrão de qualidade global em facilities.

Assim, poderia oferecer ao mercado corporativo um portfólio de serviços em nuvem de qualidade, escalável e de alta disponibilidade.

Optamos pela ODATA por não concorrermos em soluções. E, com isso, unimos forças para levar um serviço completo para os clientes, com cada parceiro em sua especialidade

Marcio Galbe,
Founder e CEO da InovTI

Desde então, as empresas têm mantido um ótimo relacionamento na construção de infraestruturas digitais. Trabalham juntas em diversos projetos, com ambas as equipes estabelecendo um processo de comunicação claro e sem ruídos.

Discutimos estratégias e soluções que complementam o portfólio de serviços de cada empresa. E, com isso, conseguimos obter um atendimento e entrega de qualidade e com muita agilidade, diferente do que o mercado está acostumado”, explica o CEO da ODATA, Ricardo Alário.



Infraestruturas digitais: resultados da atuação conjunta

Ao longo desses três anos, InovTI e ODATA conquistaram juntas mais de 20 novos clientes. E, nesse período, alcançam um índice de satisfação (Net Promoter Score – NPS) superior a 75%.

Sobretudo, ajudam as empresas a alcançarem os requisitos de ultraconectividade, redução de latência e otimização de custos para atender aos seus objetivos do negócio.

Atualmente, a InovTI conta com uma estrutura digital de nível global, sem a preocupação de concorrência do provedor de infraestrutura em relação ao seu portfólio de serviços.

Conta com “facilities” para reuniões e apresentações de seus clientes dentro do Data Center. E, também, com apoio técnico e comercial da ODATA, além de indicações de novos leads.



Pelos olhos do parceiro: colaboração como fundamento para a construção das infraestruturas digitais

Quer saber mais sobre como é a experiência de trabalhar em parceria com a ODATA? A partir de agora, acompanhe o depoimento do founder e CEO da InovTI, Marcio Galbe:

  1. Quais diferenciais técnicos a ODATA apresentou em relação à concorrência?
    Já na visita ao DC SP01, é perceptível o nível de qualidade dos equipamentos e dos profissionais. Foi simples perceber diferencial.
  2. Como tem sido a experiência de trabalhar conosco?
    Palavra que resume bem: parceria! Mesmo com a InovTI iniciando com apenas um rack, a ODATA nos deu a atenção de um cliente que contrata 10 ou 20. Estamos escalando constantemente e ainda mais agora, por conta de um importante projeto de Cloud Privada e Hosting Dedicado.
  3. Quais resultados a InovTI já alcançou usando os serviços da ODATA?
    Quando mostramos o Data Center para o cliente e ele percebe a qualidade da nossa parceria, imediatamente sente-se mais confortável. Isso agrega um valor difícil de mensurar.
  4. Como a InovTI vê o Marketplace apresentado pela ODATA?
    É sensacional, pois a ODATA vira uma fonte de leads qualificados, item cada vez mais escasso no mercado. Com isso, a InovTI tem avançado bastante: no último ano, crescemos mais de 50%.
e-book como migrar seu Data Center para o Colocation

SAIBA MAIS SOBRE AS EMPRESAS

. Sobre a InovTI

A InovTI é uma provedora de soluções em Cloud Computing, especializada no fornecimento e gerenciamento de nuvem e infraestrutura para pequenas e grandes empresas.

Diferentemente das grandes operadoras de Cloud do mercado, a InovTI entrega suas soluções através de um time técnico próximo e disponível. Assim, leva seu diferencial ao cliente.

Também dispõe de ferramentas e sistemas internos, que garantem um serviço de monitoramento contínuo e proativo.

Atuando com os principais Data Centers do mercado, a InovTI traz em seu DNA o trabalho consultivo. Dispõe de um completo portfólio de soluções de IaaS, com Backup, Disaster Recovery, Microsoft 365 e Azure.

É certificada Microsoft Gold Partner e WMware Cloud Verified.

. Sobre a ODATA

A ODATA é uma das maiores provedoras de serviços de Data Center de origem brasileira. Dedicada a fornecer infraestruturas de TI escaláveis, seguras e flexíveis na América Latina, dispõe de cerca de 35 MVAs de capacidade, distribuídos em três plantas no Brasil e uma na Colômbia.

Especializada em Colocation, suporta as crescentes demandas de energia, espaço e segurança de organizações de diversos setores, interessadas em avançar em suas jornadas de transformação digital.

É uma empresa do grupo Patria Investimentos, um dos maiores gestores de investimentos alternativos centrado em ativos na América Latina, pioneiro na indústria de private equity no Brasil.

Tem como uma de suas acionistas a CyrusOne, companhia norte-americana de investimento imobiliário (REIT) de alto crescimento. Especializada em Data Centers carrier-neutral, de alta confiabilidade e de classe global, é um dos principais players internacionais do setor.


Quer saber mais sobre os benefícios de migrar seu Data Center
para uma estrutura digital?

Fale com um especialista ODATA

E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

E-Book: Tendências Tecnológicas 

Fazer o download

Melhore os índices de sustentabilidade da sua empresa

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.