Seaborn fibra óptica tem Ponto de presença na ODATA

Seaborn Networks: novos Pontos de Presença de Internet no Brasil com Data Centers ODATA

Leitura de 5 min
16/06/20

O crescente volume no tráfego de dados está levando provedores de conteúdo e de soluções em cloud a ampliarem a capilaridade de seus Pontos de Presença de Internet em todo o mundo. E, cada vez mais, o Brasil tem se tornado um hub relevante para suportar essa estratégia – entre outros motivos pela posição geográfica privilegiada do País.

Segundo estudo elaborado pela Statista, cuja linha do tempo mostra o aumento global no volume de dados de tráfego IP (Internet Protocol), em 2022, o consumo mundial deverá atingir 333 exabytes ao mês, a uma taxa de crescimento anual composta de 27%. Como referência, em 2017 o tráfego IP de consumo de Internet chegou a 100 exabytes ao mês.

Nesse caminho, a Seaborn Networks, líder em desenvolvimento-proprietária-operadora de sistemas de cabos submarinos de fibra óptica, selecionou a infraestrutura de Data Centers da ODATA para fornecer aos seus clientes um ponto de acesso alternativo à sua rede de alta disponibilidade.

Assim, a empresa passou a proporcionar os benefícios de rotas internacionais diretas, com alta disponibilidade e baixa latência, da América do Norte para a América do Sul.

Quer saber como?

Siga na leitura deste artigo e entenda toda a estratégia.

O que são Pontos de Presença de Internet

Antes de avançarmos no entendimento da expansão internacional da Seaborn Networks, vale esclarecer o que, na prática, é um Ponto de Presença (POP) de Internet.

Bem, um POP nada mais é que um ponto de acesso de determinado local para qualquer outro ponto, por meio da Internet.

Seu provedor de Internet (Internet Services Provider – ISP) ou provedor de serviços online mantém um (ou vários) pontos de presença na rede.

E a quantidade de POPs de que um provedor dispõe é, muitas vezes, tomado como referência para medir seu tamanho ou sua taxa de crescimento.

Entendendo a estratégia de expansão da Seaborn Networks

Para avançar em seu plano de expansão na América Latina, a Seaborn Networks – organização de origem norte-americana, selecionou a ODATA como seu novo ponto de presença (POP) de Internet na região.

Por meio de um contrato de colocation premium, o Data Center SP01 da ODATA atuará como POP de rede local da provedora de sistemas de cabos submarinos de fibra óptica em São Paulo.

Desse modo, a ODATA hospedará todo o conjunto de serviços da Seaborn, posicionando-se como um ponto de interconexão para o cabo submarino Seabras-1 entre Nova York (EUA) e São Paulo (Brasil).

Este é um marco importante para nós, uma vez que estamos trabalhando em conjunto com a ODATA para prover conectividade internacional aos clientes

Marcelino
SVP, Head of Latin America da Seaborn Networks.

Conectividade internacional

O contrato firmado com a ODATA permitirá à Seaborn atuar como uma operadora on-net em seus Data Centers. E, desse modo, passará a oferecer um conjunto completo de serviços de Transmissão, Ethernet e Serviços IP compatíveis com MEF, Wavelength, altamente escalonados.

Tais serviços – amplamente dimensionados e confiáveis – fornecem conectividade de alta qualidade direta entre o Brasil e os Estados Unidos, com menor latência do que qualquer outro sistema atual.

Ao integrar a infraestrutura de Data Centers da ODATA ao Seabras-1, a Seaborn oferecerá aos clientes um ponto de acesso alternativo à sua rede de alta disponibilidade, proporcionando os benefícios de rotas diretas com alta disponibilidade e de baixa latência da América do Norte para a América do Sul.

Nosso Data Center passa a ser um ponto de interconexão estratégico aos demais POPs da Seaborn instalados em diferentes localidades no mundo“.

Ricardo Alário,
CEO da ODATA.

Conheça a Seaborn Networks

A Seaborn Networks é a principal desenvolvedora-proprietária-operadora de sistemas de cabos submarinos de fibra óptica, inclusive o Seabras-1, a rede submarina de menor latência entre Brasil e Estados Unidos.

Fornece serviços de Transmissão, Ethernet e Serviços IP compatíveis com MEF, Wavelength.

Neste sentido, o Seabras-1 é o único sistema POP direto entre São Paulo e a área metropolitana de Nova Iorque a oferecer a rota de menor latência possível entre B3 Exchange de São Paulo e trading exchanges de Nova Jersey.

Por que os Data Centers ODATA?

Construídos para abrigar infraestruturas robustas, suportando racks de alta densidade, projeto personalizados e conectividade, os Data Centers de Colocation da ODATA se destacam entre os mais avançados em toda a América Latina.

Ao todo, são quatro Data Centers na América Latina:

  • no Brasil (interior de São Paulo):
    • Barueri
    • Santana do Parnaíba
    • Hortolândia
  • na Colômbia:
    • Bogotá

Os Data Centers ODATA são altamente eficientes na operação e no consumo de energia. Todas as instalações são gerenciadas por sistemas integrados e contam com diversas camadas de automação.

Desse modo, proporcionam ao cliente final segurança e a visão total de seu ambiente de TI.

Ainda, há disponibilidade de escritórios para clientes no prédio administrativo do DC SP01, incluindo a possibilidade de NOCs (Network Operations Centers), ambientes de contingência, salas de reuniões e vagas de estacionamento.

Neste contexto, o DC ODATA SP01 foi o primeiro Data Center de Colocation do Brasil a conquistar o certificado LEED Gold, conferido pelo US Green Building Council. Além disso, mantém a certificação de design, projeto e construção Tier III do Uptime Institute.

Estamos prontos para suportar nossos clientes e futuras demandas que precisarem de capacidade de transporte internacional e baixa latência

Ricardo Alário,
CEO da ODATA.

Saiba mais sobre a ODATA

A ODATA é uma provedora de serviços de Data Center de origem brasileira, dedicada a fornecer infraestruturas de TI escaláveis, seguras e flexíveis na América Latina.

Para isso, dispõe de cerca de 35 MVAs de capacidade, distribuídos em três plantas no Brasil e uma na Colômbia.

Especializada em Colocation, a ODATA suporta as crescentes demandas de energia, espaço e segurança de organizações de diversos setores, interessadas em avançar em suas jornadas de transformação digital.

É uma empresa do grupo Patria Investimentos, um dos maiores gestores de investimentos alternativos centrado em ativos na América Latina, pioneiro na indústria de Private Equity no Brasil.

Além disso, tem como uma de suas acionistas a CyrusOne, companhia norte-americana de investimento imobiliário (REIT) de alto crescimento, especializada em data centers carrier-neutral, de alta confiabilidade e de classe global.

É um dos principais players internacionais do setor.

Sua empresa está precisando garantir a capacidade de transporte de dados internacional com baixa latência?

Quer saber mais sobre como a ODATA vem trabalhando para abrigar os principais POPs do mundo em seus Data Centers na América Latina?

FALE COM OS NOSSOS ESPECIALISTAS

E-BOOKS exclusivos

Para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

O guia definitivo para migrar seu Data Center

Fazer o download

Entenda os fundamentos básicos para escolher um modelo de data center

Fazer o download

Assine nossa newsletter

Copyright © 2020 ODATA - Todos os direitos reservados.