Marketplace ODATA

Marketplace: conheça as vantagens de uma plataforma especializada

Leitura de 6 minutos
16/03/22

A compra de produtos e serviços por meio de ambientes de marketplace já se tornou um hábito comum. Sobretudo, após o período de isolamento social, que fez com que o acesso às plataformas digitais fosse popularizado.

Mas e quando se trata da aquisição de serviços corporativos – em especial, de soluções tecnológicas especializadas, como os serviços de Data Center?

Este é um modelo já bastante difundido e que agrega importantes vantagens, seja aos fornecedores, que oferecem seu trabalho para um público qualificado, ou ao cliente final, que encontra uma curadoria com diversas opções selecionadas e integráveis, à distância de poucos cliques.

Quer saber como a sua empresa pode se beneficiar desse modelo de negócio? Leia a seguir:

O que é um Marketplace?

Basicamente, marketplace é uma plataforma digital, uma espécie de mercado online, por meio do qual fornecedores vendem produtos ou serviços a uma base de clientes (segmentada ou não, dependendo da natureza do ambiente e do modelo de negócio adotado pelo gestor).

No caso de marketplaces especializados (também chamados de verticalizados ou de nicho), o administrador da plataforma normalmente assume o papel de curador. Para isso, é fica responsável por atrair, selecionar e recomendar as melhores opções de fornecedores, de modo que se possa resolver dores específicas de negócios de uma base de clientes segmentada.

Este é o caso do Marketplace ODATA, que conecta provedores de TI e clientes interessados na aquisição de produtos e serviços essenciais à estruturação de um Data Center.


LEIA MAIS: Data Centers de missão crítica: estruturas essenciais à sobrevivência do seu negócio


Marketplace ou e-commerce próprio? Os dois

Caso, à esta altura, você esteja se perguntando sobre a diferença entre um marketplace e um e-commerce, pode-se dizer que o principal ponto de distinção entre ambos é a quantidade de fornecedores presentes na plataforma.

Assim, se o marketplace reúne várias opções de fornecedores, o site de e-commerce, por outro lado, é uma única loja, que vende os próprios produtos online.

Desse modo, nada impede que determinada empresa mantenha um e-commerce próprio, mas também esteja presente em marketplaces diversos, como forma de ampliar seus canais de vendas. Isso porque essa estratégia permite ao fornecedor colher as facilidades e benefícios geradas por ambas as plataformas, escalando seu negócio de forma sustentável.

Cenário

Os marketplaces começaram a surgir no Brasil por volta de 2012 e, desde o início de 2020, por conta da pandemia, vêm se difundindo rapidamente – em especial, no setor de varejo.

Em agosto de 2020, o WebShoppers, levantamento elaborado semestralmente pela Ebit|Nielsen, em parceria com a Elo, apurou que 78% do faturamento do e-commerce no país veio de marketplaces. Esse volume gerou um total de R$ 30 bilhões apenas no primeiro semestre daquele ano, representando uma expansão de 56% sobre o mesmo período de 2019.

Mais especificamente no segmento dos marketplaces especializados em soluções de tecnologia para empresas, espera-se um avanço importante em 2022, devido à aceleração digital do pós-crise sanitária.

Isso porque, apesar dos potenciais impactos da variante Omicron, a recuperação econômica traz grandes expectativas de prosperidade no mercado digital que, por sua vez, continuará a impulsionar os investimentos em tecnologia.

Assim, o Gartner, Inc estima que os gastos mundiais com produtos e serviços de TI devem totalizar US$ 4,5 trilhões nesse ano, um aumento de 5,1% em relação a 2021.


LEIA TAMBÉM: Tendências para 2022: previsões do Gartner para infraestrutura e operações nos próximos meses


Vantagens do marketplace para clientes B2B

A criação de um marketplace hipervertical, como uma plataforma de soluções de Data Center, exige muito trabalho do proprietário, seja na busca de fornecedores, na inclusão dos produtos certos ou na curadoria e moderação de conteúdo.

O esforço compensa, no entanto. Com tantos provedores especialistas reunidos no mesmo ecossistema, plataformas dessa natureza tornam-se especialmente interessante para os clientes, que poderão encontrar opções selecionadas, integráveis e, muitas vezes, mais baratas, em um mesmo ambiente.

No caso dos Data Centers, a aceleração da tendência de virtualização implica, necessariamente, na contratação de um ambiente físico escalável, com alta capacidade de entrega, garantia de continuidade e certificações. E para que a migração do modelo on-premise ocorra com sucesso, garantindo que os equipamentos serão configurados corretamente, é preciso contratar serviços especializados.

Assim, é importante ressaltar que, nesse modelo de negócio, todos saem ganhando:

  • o provedor de TI, já que todas as empresas que fazem parte do marketplace agregam valor ao ecossistema e podem ter seus serviços recomendados a leads quentes;
  • o gestor da plataforma, que amplia sua rede de parceiros e mantém seus clientes satisfeitos, ao ajudá-los a resolver suas dores de negócio com soluções qualificadas;
  • e o cliente, que tem acesso a soluções qualificadas e integráveis para viabilizara migração da sua infraestrutura para um Data Center de Colocation, liberando tempo e foco de suas equipes internas para que se concentrem no core business da organização

LEIA AQUI: Como o marketplace da ODATA transformou as soluções da Binario Cloud


Marketplace ODATA: plataforma especializada em soluções para Data Centers

Partindo da premissa de que seus Data Centers reúnem organizações dos mais variados tamanhos e setores, a ODATA decidiu estruturar uma plataforma de marketplace própria, como forma de facilitar o processo de migração de seus clientes e de fomentar negócios.

Trata-se de uma oportunidade interessante tanto para empresas da área de TI, que são provedoras de soluções de Data Center, quanto para companhias que decidiram migrar suas estruturas para um edifício de Colocation, já que agora podem se conectar em um único lugar.

Desse modo, um bom exemplo para ilustrar a dinâmica do Marketplace ODATA é pensar em uma empresa, provedora de serviços de cloud computing, que mantém seus equipamentos de rede em algum dos Data Centers da companhia na América Latina. Por sua vez, sempre que outros clientes buscarem pelo serviço de nuvem, poderão ter seus serviços recomendados pelos especialistas da ODATA.

Hoje, importantes parceiros como 3Corp, BrasCloud, InovTI e Zadara já estão presentes no ecossistema do Marketplace ODATA.

À medida que nossos parceiros crescem, aumentam sua infraestrutura de TI hospedada nos Data Centers da ODATA – e, consequentemente, nós crescemos também“.

Ricardo Alário
CEO da ODATA

LEIA TAMBÉM: Em tempo recorde, ODATA migra e implanta Data Center da SOAP em Colocation


Conclusão

Como vimos, os marketplaces são modelos de negócios surpreendentemente enxutos e escaláveis, que beneficiam a todo o ecossistema envolvido: fornecedores, gestor da plataforma e o cliente final.

Algumas das maiores empresas do mundo são ótimos exemplos nesse segmento, como o Uber, que não comercializa carros próprios, o Airbnb, que não possui os apartamentos, e a Amazon, que não é dona da maioria dos bens e serviços que vende.

Com a rapidez da evolução digital, é cada vez mais comum que oportunidades de negócios surjam em ecossistemas específicos, levando a oferta de produtos e serviços a profissionais interessados em soluções ágeis e dinâmicas.

É caso do Marketplace ODATA, que oferece sua estrutura de base para a geração de negócios a partir das necessidades específicas de estruturação de um Data Center.


Quer saber mais sobre como a sua empresa pode se beneficiar desse modelo?

Fale com um especialista ODATA ODATA

E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

E-Book: Tendências Tecnológicas 

Fazer o download

Melhore os índices de sustentabilidade da sua empresa

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.