Mão ajustando cabos de conexão em rack

Provedores de internet: saiba porque é vantajoso estar em um Data Center

Leitura de 6 minutos
26/05/21

A infraestrutura robusta de conectividade é um dos principais atrativos de um Data Center. Isso se deve ao fato de haver mais de uma operadora fornecendo seus serviços às companhias. Sendo assim, se eventualmente houver algum problema, o fornecimento nunca será interrompido por completo.

Tal redundância é essencial para as empresas contratantes, que não correm riscos de sofrer com interrupções ou indisponibilidades. No entanto, em outra perspectiva, também é um bom negócio para os provedores de internet

Por estarem dentro de um local populado por negócios de diferentes segmentos, por exemplo, podem ampliar a sua rede de contatos e fechar contratos com maior facilidade.

Além disso, terão à disposição uma série de recursos que otimizarão o seu desempenho no dia a dia.

Quer saber como tudo isso funciona na prática e quais são as vantagens específicas para os provedores de internet? Falaremos sobre esses e outros aspectos neste artigo.

Siga conosco.

Baixo custo e alta conectividade impulsionam Data Centers

Com o aumento da demanda digital, sobretudo durante a pandemia de Covid-19, muitos negócios se viram diante de uma sentença: a necessidade de ampliar a infraestrutura de TI para atender à nova realidade, tanto da companhia quanto do mercado. 

No entanto, alguns obstáculos, como alto custo e baixa capacidade de conectividade, podem impedir os planos de continuar investindo em uma infraestrutura própria. 

Por isso, o modelo ‘as a service‘ (contratação como serviço, em português) vem ganhando espaço. Para se ter uma ideia, de acordo com uma projeção realizada pelo Gartner, esse tipo de configuração deve crescer cerca de 150% até 2023. Os principais motivos, conforme destaca a consultoria, são a flexibilidade e os preços mais acessíveis para a contratação.

Provedores de serviços de TI, baseados em nuvem ou Colocation, por exemplo, já possuem todos os requisitos necessários para o bom funcionamento de uma companhia, favorecendo e ampliando a capacidade de entregas no dia a dia. 

Não é à toa que há uma previsão otimista para esse mercado em 2021. Segundo uma análise divulgada também pelo Gartner, os investimentos globais em Data Centers devem chegar a US$ 200 bilhões até o final de 2021, o que representará um aumento de 6% em comparação com o período anterior.


LEIA MAIS: Local, Colocation e Cloud: entenda como otimizar a conectividade entre os modelos


Por que essa corrida pelos Data Centers é interessante para os provedores de internet?

A disponibilidade de um Data Center depende de diferentes fatores, dentre eles a conectividade. Ao migrar as cargas de trabalho para um espaço provisionado para este fim, uma companhia tem à sua disposição uma infraestrutura composta por diferentes fornecedores. 

Sendo assim, os riscos de downtime caem drasticamente, o que significa que as empresas contratantes do serviço dificilmente terão de lidar com a indisponibilidade da arquitetura existente. Ou seja, um grande atrativo para as equipes de TI.

Receba conteúdos relevantes sobre Data Center, Modernização de Infraestruturas de TI e tendências tecnológicas da ODATA

Entretanto, na outra ponta desta cadeia estão os provedores de internet. E, neste sentido, fazer parte da infraestrutura de um Data Center também tem sido um caminho promissor para esse tipo de negócio. 

No caso do Colocation, por exemplo, quando passam a atuar dentro de ambientes previamente preparados, as operadoras têm acesso a uma carteira de clientes já existente, sólida e diversa. Dessa forma, conseguem acessá-los com maior facilidade e, assim, fechar negócios de modo mais dinâmico e simplificado.

É como se fosse um networking, valendo-se da vantagem de estar presente no local para oferecer os préstimos.

Mas esse não é o único benefício. A infraestrutura existente também contribui para a entrega de soluções mais robustas por parte dos provedores de internet. E você entenderá os motivos no bloco seguinte.


LEIA MAIS: Como um Data Center Neutro pode garantir sua conectividade em tempos de crise


Como a tecnologia disponível otimiza as entregas

Uma das vantagens principais para os provedores de internet é o fato dos ambientes de Colocation serem altamente preparados para receber as operadoras. Isso quer dizer que o fornecimento das suas soluções também será otimizado.

O Data Center SP01 da ODATA, por exemplo, possui duas MMR (sigla de meet me room), sala gerenciada e segura, voltada à interconexão de serviços dos diferentes provedores de internet disponíveis. 

Provisionados de acordo com a norma EIA/TIA 942, que define níveis de criticidade de um DC, esses ambientes garantem maior resiliência das topologias físicas e lógicas, além de eliminar os SPOF’s (Single Point of Failures) – ou pontos de falha do ambiente.

Outra vantagem é o fato de entregar maior SLA (Service Level Agreement) para seus serviços.

A ODATA ainda é considerada um PIX (Point of Internet Exchange) do PTT (Ponto de Tráfego), o que significa que as suas instalações permitem a interconexão de provedores de internet e redes de fornecimento de conteúdo. Tal combinação resulta em uma conexão mais ágil, confortável, segura e econômica a todas as pontas.

Dessa forma, a chance de os clientes ficarem mais satisfeitos com as soluções contratadas cresce exponencialmente. E todos ganham com essa junção de competências.


LEIA MAIS: Entenda por que o Colocation é essencial para o futuro de nuvem híbrida


Serviço mais eficiente e acessível

Por estar ligada às maiores operadoras de Telecom da América Latina, a ODATA assegura baixa latência e também resiliência no escoamento do tráfego de dados. Além disso, possui conexão dedicada a grandes players de Cloud do mercado, o que possibilita ofertar topologias seguras e custos competitivos.

Aliás, no que diz respeito ao investimento necessário, o Colocation costuma ser vantajoso para os provedores de internet, sobretudo quando há flexibilidade na contratação e preços compatíveis com o mercado, como é o caso dos serviços disponibilizados pela ODATA. 

Por fim, o acesso ao marketplace possibilita que mais negócios sejam fechados, aumentando a carteira de clientes das operadoras.


LEIA MAIS: Conheça todas as outras principais tendências para infraestruturas de TI


Conclusão

A disponibilidade de um Data Center é essencial para os negócios, uma vez que interrupções não esperadas podem causar prejuízos irreversíveis. Por isso, tais infraestruturas costumam contar com uma ampla diversidade de fornecedores de internet.

E, neste sentido, ao mesmo passo em que tal característica é vantajosa para as companhias que contratam o Colocation, usufruir da estrutura disponível também pode ser extremamente benéfico para os provedores.

Isso porque, além de serem locais amplamente equipados, os Data Centers também facilitam o acesso a companhias de diversos setores, tornando-se uma possibilidade concreta de novos negócios.

Nesse sentido, a ODATA, com suas salas desenhadas exclusivamente para acomodar tais serviços e uma carteira bastante sólida de clientes, aparece como uma opção relevante para provedores de internet que desejam ampliar a sua base e ainda otimizar o trabalho que entregam.

Uma síntese das vantagens:

  • Infraestrutura robusta e adequada;
  • Custo zero para abordagem ao DC com fibras próprias de seus clientes;
  • Duas MMR provisionadas de acordo com a norma EIA/TIA 942;
  • Conexão dedicada aos maiores players de Cloud do mercado;
  • Conexão via cross-connect de seu point of presence (POP) até a infraestrutura de grandes operadoras;
  • Flexibilidade e preços competitivos;
  • Conexão às maiores operadoras de Telecom da América Latina;
  • A ODATA é um PIX do IX.br, conectando provedores de internet e redes de fornecimento de conteúdo.

Quer saber como tudo isso funciona, quais são os ganhos e como você pode economizar partindo para uma infraestrutura de Colocation?

Entre em contato e conheça mais sobre a ODATA, a mais moderna empresa de Data Center da América Latina

 

E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

Entenda os fundamentos básicos para escolher um modelo de data center

Fazer o download

O guia definitivo para migrar seu Data Center

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.