alta conectividade um corredor simulando a passagem da fibra ótica

Internet Exchange Br: entenda os benefícios para os provedores

Leitura de 7 min
24/06/21

A conectividade é um elemento-chave na evolução das empresas, seja para a condução de atividades simples ou até mesmo para as de maior complexidade. E é neste cenário de alta demanda que o Internet Exchange Br – ou IX.br – ganha maior relevância. 

De forma geral, o IX.br é uma maneira efetiva de criar caminhos mais ágeis de comunicação entre os infinitos Sistema Autônomos (AS) presentes na rede hoje. Ou seja, é um jeito de integrar redes e garantir maior eficiência da internet como um todo. 

O projeto foi criado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) em resposta à necessidade de simplificar o tráfego de dados na internet. E ganhou ainda mais importância no mundo atual.  pós-pandemia.

Com o aumento da competitividade e da atuação digital, é interessante para os mercados poder contar com uma conexão rápida e resiliente. Principalmente, considerando-se que o uso dos acessos não apenas se intensificou como também vem exigindo maior qualidade, como é o caso para streamings de vídeo, por exemplo.

Por isso, se torna essencial recorrer a novos caminhos – que trazem agilidade, eficiência e otimização de custos – para ficar à frente nessa nova fase da economia. 

Neste artigo, explicamos como o Internet Exchange Br ajuda a promover uma melhor conexão e quais seus principais benefícios.

Siga conosco e boa leitura!

O que é Internet Exchange Br? 

Em 2020, uma grande onda de transformação digital levou até mesmo negócios que antes não eram digitalizados a adentrar neste mundo. Contudo, cada segmento tem uma necessidade específica em relação à conectividade, bem como uma estrutura tecnológica personalizada. 

Então, de um ambiente de internet, nós nos deparamos com diversas redes de naturezas diferentes. Estas, chamadas de Sistemas Autônomos (AS), podem interligar-se entre si de forma privada. Porém, esse processo é custoso e, muitas vezes, ineficiente. 

Sendo assim, um dos caminhos mais recomendados para quem busca performance é fazer essa comunicação por meio de um Ponto de Troca de Tráfego

Conhecido antigamente como PTT e agora como Internet Exchange (IX), a ideia é que com uma ligação física até o ponto, um AS pode se conectar a centenas de outros de forma direta. Ou seja, é possível conectar provedores e servidores de rede, bem como ofertar e contratar serviços via IX.

Na prática, é um local físico chamado de Ponto de Interconexão ou Ponto de Acesso ao Internet Exchange Br (PIX). Nele, o tráfego de diversas redes são direcionados, trazendo agilidade à comunicação. 

Por fim, vale destacar que há muitos benefícios quando se opta por esse modelo, sobretudo para as companhias que trabalham diretamente com conectividade. Assim, os provedores de internet e de telecomunicações são exemplos importantes, como veremos a seguir.

Receba conteúdos relevantes sobre Data Center, Modernização de Infraestruturas de TI e tendências tecnológicas da ODATA

Como o IX contribui para uma operação mais eficiente? 

Quando pensamos na internet como um conjunto descentralizado de redes é mais fácil compreender porque esse modelo de conexão é atrativo para as companhias. 

De modo geral, o Internet Exchange Br assegura aspectos essenciais às operações, como economia de banda IP, baixa latência e maior velocidade da conexão. Mas pode-se ainda detalhar mais as vantagens do uso de Pontos de Interconexão.

Em primeiro lugar, fazer parte de um IX representa poder trazer a conexão para mais perto de provedores e pessoas. Ou seja, pequenas e médias empresas, bem como outras instituições desse porte, podem se beneficiar com um tráfego local. Haverá menos gargalos na transmissão de dados e alta disponibilidade.

Aliás, isso impacta o acesso à internet como um todo, deixando-a menos congestionada e aumentando o seu desempenho.

Por sua vez, essa possibilidade também resulta em um possível aumento na capacidade de prestação de serviços por um custo controlado. Como exemplo, uma operadora de telecom consegue entregar seus serviços com maior qualidade até mesmo em áreas mais remotas a partir de um PIX, sem grande gasto operacional.


LEIA MAIS: Provedores de internet: saiba porque é vantajoso estar em um Data Center


Redução de custos também é benefício do Internet Exchange Br

Em um momento de recuperação da economia é indispensável pensar em formas de reduzir custos da operação e ainda otimizar o uso de recursos. Essa é a realidade para muitas empresas, em especial para as que buscam expandir os negócios para outras regiões, como é o caso de muitos provedores de conectividade. 

Em termos de otimizar a conexão em si, o Internet Exchange Br viabiliza o redirecionamento de tráfego de dados por PIX. Ou seja, a movimentação das informações é feita de forma direta e local, quando possível. Isso, por sua vez, otimiza gastos de tráfego, evitando o uso da rede de terceiros ou mais distantes. 

Além disso, o modelo prevê que os custos de manutenção da infraestrutura física e serviços associados aos pontos de troca sejam compartilhados por muitas redes. Dessa forma, dilui-se o valor, deixando a relação custo-benefício da operação mais vantajosa.

É essencial ressaltar ainda que, com os custos reduzidos, há uma maior probabilidade de investimento e, consequentemente, de desenvolvimento do mercado, bem como da competitividade. 


LEIA MAIS: Como o colocation ajuda a reduzir custos e a aumentar a disponibilidade de TI


Requisitos para a implementação do IX 

A IX.br funciona nas regiões metropolitanas no país, por entender que essas são as áreas com maior demanda de troca de tráfego. Porém, é possível implantá-la em novas localidades, desde que alguns requisitos sejam cumpridos.

Entre eles, está a neutralidade, que determina que todos os dados em trânsito tenham as mesmas condições, sem interferências ou discriminação de uso de banda larga. Segundo a própria organização, isso também inclui a independência de provedores comerciais.

Logo após, há o princípio de qualidade. Este diz respeito à disponibilização de uma boa conexão de internet que permite uma troca de tráfego eficiente.

Por fim, mas não menos importante, existe a alta disponibilidade e o baixo custo das alternativas. Ambas visam aumentar a acessibilidade e diminuir o tempo de operações indisponíveis, que causam prejuízos para as companhias.


LEIA MAIS: Como um Data Center Neutro pode garantir sua conectividade em tempos de crise


Aumento na geração de dados demanda soluções como o Internet Exchange Br

Em suma, um IX bem planejado e estruturado corresponde a melhores indicadores de velocidade e capacidade na transferência de dados. E isso se torna ainda mais crucial na atual era de dados.

Segundo estimativa da consultoria Gartner e da plataforma Domo, em 2020 a cada seis minutos foram gerados 9,1 mil terabytes de dados. O que corresponde a milhões de videoconferências, mensagens trocadas via aplicativos de mensagem e publicações em redes sociais. 

Vale dizer que há um uso mais intenso da internet, resultante de aplicações que exigem mais da conexão. Alguns exemplos bastante populares disso são o streaming de vídeos em alta resolução ou mesmo de jogos online. 

Mas muito além disso, esse volume de informações também é resultado de milhares de dispositivos de IoT que já são usados diariamente em diferentes áreas da economia. 

Só para ilustrar, o Internet Exchange Br, que é um dos maiores conjuntos de PTT, teve um recorde histórico neste ano. No dia 7 de março de 2021, houve um pico de troca de tráfego de 16 Tbit/s, representando 60% de aumento comparado a data em 2020.

Com a iminente chegada da quinta geração de conexão móvel, o 5G, isso ainda tende a crescer exponencialmente. Portanto, é preciso se preparar para todo esse tráfego de dados.

Conclusão

Para aproveitar os benefícios relacionados à produtividade e ao desempenho do IX, os provedores de internet podem contar com parceiros PIX, como a ODATA.

Nossa equipe está pronta para ajudar a conectar provedores de internet e redes de fornecimento de conteúdo com uma conexão segura, rápida e de bom custo-benefício. Dessa forma, a chance de os clientes ficarem mais satisfeitos com as soluções contratadas cresce bastante. E todos ganham com essa junção de competências.

Quer saber como sua empresa pode se beneficiar dessa tendência? Fale com um de nossos especialistas e entenda o que podemos fazer por você!

E-BOOKS exclusivos

Para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

O guia definitivo para migrar seu Data Center

Fazer o download

Entenda os fundamentos básicos para escolher um modelo de data center

Fazer o download

Assine nossa newsletter

Copyright © 2020 ODATA - Todos os direitos reservados.