AI

Do que um Data Center precisa para suportar aplicações de inteligência artificial generativa?

Leitura de 7 minutos
26/06/23

Apontada como uma das principais tendências tecnológicas desse e dos próximos anos, a inteligência artificial generativa exige o desenvolvimento de estruturas mais robustas para operar – em especial, a do Data Center.

Associada ao crescente uso de aplicações baseadas em (machine learning- ML), soluções de IA generativa podem demandar uma densidade energética três vezes maior do que a utilizada no processamento de dados convencional, reivindicando uma mudança fundamental em toda a arquitetura do centro de dados. O mesmo se dará nos sistemas de resfriamento, que precisarão ser mais sofisticados para acomodar uma saída de calor mais alta.

A natureza intensa dos cálculos dessa tecnologia também pode levar a uma dispersão substancial de recursos computacionais, de memória e de armazenamento em um grande número de computadores em um cluster computacional. Por isso, esse cluster também requererá novos cabos e switches de rede.

A verdade é que a modernização de sua infraestrutura de TI é inevitável, se a a empresa quiser se manter ágil e competitiva daqui pra frente. Quer saber mais sobre o que será necessário para suportar o uso das aplicações de inteligência artificial generativa? Leia a seguir:

O que é inteligência artificial generativa?

Inteligência artificial generativa (ou IA generativa) é um tipo de aplicação baseada em machine learning, capaz de gerar texto, imagens, vídeos e outras mídias em resposta a prompts ou solicitações de um usuário. Para isso, aprende os padrões e a estrutura de seus dados de treinamento de entrada e, em seguida, cria novos dados com características semelhantes. ChatGPT, DALL-E e Bard são alguns dos exemplos mais comuns de aplicativos de IA generativa da atualidade.

De acordo com o Gartner, essa tecnologia tem sido trabalhada como um aprimoramento da inteligência artificial tradicional desde o início dos anos 2010, quando os pesquisadores começaram a experimentar mais amplamente modelos de large language models (LLMs) e aplicar soluções de linguagem natural a dados não estruturados.

Para tanto, a IA generativa utiliza diversas técnicas, que continuam a evoluir e têm usos em vários setores como tecnologia, saúde, finanças e entretenimento.

Assine a newsleter Data Center Insights

Diferenças entre inteligência artificial tradicional e a IA generativa

A inteligência artificial tradicional e a IA generativa são duas abordagens diferentes para a mesma tecnologia baseada em algoritmos de aprendizado de máquina, utilizada para criar resultados apoiados em um conjunto de dados de treinamento. Por sua vez, têm empregos distintos.

A IA tradicional usa uma abordagem fundamentada em regras para analisar dados e tomar decisões a partir de algoritmos predefinidos. Essa abordagem é útil para tarefas que envolvem dados estruturados e problemas bem definidos, como reconhecimento de imagem ou tradução de fala para texto. No entanto, a IA tradicional é limitada em sua capacidade de gerar novos dados ou de se adaptar a situações inéditas.

A inteligência artificial generativa, por outro lado, é um tipo mais avançado de IA, capaz de gerar novos dados com base em padrões e estruturas definidas a partir de seus dados de treinamento. Essa abordagem é mais flexível e adaptável do que a IA tradicional e pode ser aplicada em uma ampla gama de demandas, como processamento de linguagem natural, geração de imagens e composição musical. É especialmente útil em tarefas que envolvem dados não estruturados e problemas complexos.

Outra diferença fundamental entre a IA tradicional e a IA generativa é o nível de envolvimento humano necessário. O modelo tradicional normalmente requer um volume significativo de entrada humana para treinar os algoritmos e definir as regras e parâmetros para a tomada de decisões. Por sua vez, a tecnologia generativa pode aprender com grandes quantidades de dados sem a necessidade de orientação humana explícita. Isso a torna mais escalável e eficiente, pois pode continuar aprendendo e melhorando com o tempo, sem a necessidade de intervenção humana constante.


LEIA TAMBÉM: Maturidade digital: conheça os principais estágios e os benefícios de acelerar a jornada


Do que um Data Center precisa para suportar a inteligência artificial generativa?

Para que aplicações baseadas em inteligência artificial generativa, como o ChatGPT, possam operar em toda a sua capacidade, os Data Centers atuais precisarão de modernização, já que esta tecnologia demanda uma infraestrutura mais robusta do que qualquer outra aplicação.

A seguir, veja as áreas que mais precisarão de aprimoramento:

  • Poder computacional: sistemas de computação de alto desempenho, com GPUs e TPUs, são necessários para um processamento de dados mais rápido. Assim, o Data Center deve ter memória e capacidade de armazenamento suficientes para lidar com as grandes quantidades de dados gerados pelas aplicações de IA generativa;
  • Sistemas de resfriamento: processos e soluções mais eficientes também são cruciais para evitar o superaquecimento do hardware;
  • Conectividade de rede: uma conexão de internet confiável e de alta velocidade é essencial para a perfeita transferência de dados entre diferentes componentes do sistema de IA. Baixa latência e alta largura de banda são imprescindíveis para suportar a comunicação em tempo real entre as aplicações de AI generativa e outros dispositivos;
  • Gerenciamento de dados: sistemas robustos são necessários para armazenar, organizar e processar grandes volumes de dados gerados por aplicações de inteligência artificial generativa. Soluções de backup de dados e recuperação de desastres também são fundamentais para garantir a disponibilidade e a integridade dos dados em caso de falha ou interrupção da rede;
  • Segurança: sem dúvida, serão necessárias medidas de segurança ainda mais avançadas para proteger o Data Center contra ameaças e ataques cibernéticos. Mecanismos de controle de acesso inteligentes e mais robustos também são indispensáveis para impedir a entrada de indivíduos não autorizado ao sistemas e seus dados;
  • Escalabilidade e flexibilidade: uma arquitetura escalável, que permita que o Data Center acomode as crescentes demandas de aplicações de IA generativa, é imprescindível. Da mesma forma, é preciso contar com uma infraestrutura flexível, capaz de suportar diferentes modelos e estruturas de IA sem exigir alterações significativas no hardware ou software.

As necessidades de processamento de dados das plataformas de inteligência artificial generativa são tão vastas que, como exemplo, a OpenAI não seria capaz de continuar executando seu chatbot sem se apoiar em uma plataforma de nuvem. A empresa, proprietária da solução, até acelerou a construção de Data Centers para dar suporte ao ChatGPT, que requer significativa capacidade computacional e de conectividade de rede.


LEIA TAMBÉM: Generative AI: como sistemas baseados na nova inteligência artificial podem afetar o desempenho do Data Center


E como a IA generativa pode ser aplicada para beneficiar os Data Centers?

A inteligência artificial generativa é uma tecnologia em rápida evolução, que tem diversas oportunidades de aplicação em Data Centers. Um dos usos mais significativos é para manutenção preditiva. Ao analisar dados de diversos sensores e de outras fontes, soluções de IA generativa podem identificar possíveis problemas antes que se tornem grandes, permitindo que os operadores tomem medidas proativas para evitar o tempo de inatividade e outros contratempos.

Outro exemplo de aplicação é na detecção de anomalias. Os sistemas podem ser treinados para identificar padrões nos dados e identificar irregularidades que possam indicar uma violação de segurança ou alguma outra adversidade. Isso pode ajudar os operadores a reconhecer e responder rapidamente a possíveis ameaças, minimizando o risco de perda de dados ou outros impactos negativos.

A tecnologia também pode ser usada nos Data Centers para a otimização de energia. Ao analisar dados sobre o consumo energético e outros fatores, os modelos de IA generativa podem identificar oportunidades para reduzir os gastos e melhorar a eficiência. Assim, pode contribuir com a economia e, ao mesmo tempo, com a redução da pegada ambiental da empresa.

No geral, as aplicações potenciais de IA generativa em Data Centers são numerosas e variadas. À medida que a tecnologia continua a evoluir, é provável que passaremos a ver usos ainda mais inovadores no setor.


LEIA TAMBÉM: Inteligência Artificial e os Data Centers neutros: como apoiam a evolução dos negócios


Precisa modernizar seu Data Center para o uso de aplicações de inteligência artificial generativa?

Fale com a ODATA

E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

E-Book: Tendências Tecnológicas 

Fazer o download

Melhore os índices de sustentabilidade da sua empresa

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.