Compliance em Data Centers: gerando valor para o cliente

Leitura de 6 minutos
26/10/22

Uma das características mais importantes de qualquer infraestrutura tecnológica é a segurança. Afinal, as empresas confiam que seus dados de missão crítica estarão protegidos e acessíveis nessas instalações. Por esse motivo, o compliance em Data Centers tem sido considerado uma das diretrizes mais importantes do setor.

Isso porque os padrões de segurança de tais estruturas são responsáveis por aplicar as melhores práticas de proteção de dados que, normalmente, permearão toda a organização.

Por sua vez, compreender o escopo do compliance em Data Centers, assim como seu valor para o negócio, é essencial para que os líderes de TI possam escolher o provedor de serviços mais adequado às suas necessidades. Tal porque ele também desempenhará um papel essencial no desenvolvimento de uma estratégia de longo prazo na sustentação da rede da organização.

Mediante à evolução desse cenário, para ajudá-lo a entender melhor o papel do compliance em Data Centers, este artigo aborda padrões críticos e os principais benefícios da prática para os negócios.

Veja mais a seguir:

O que é compliance e como se aplica nos negócios?

Em termos simples, o termo compliance pode ser traduzido, em Português, para estar ‘em conformidade’. No original, em Inglês, Cambridge Dictionary define compliance como: ‘o ato de obedecer a uma ordem, regra ou solicitação’.

Assim, de modo geral, podemos entender que a aplicação do termo compliance nos negócios quer dizer que se está em acordo com determinada regra, como uma especificação, política, padrão ou lei.

Desse modo, no mundo corporativo, compliance é definido como o processo de garantir que a empresa e seus funcionários seguirão todas as normas, regulamentos, padrões e práticas éticas que se aplicam à sua organização e setor.

Assim, a conformidade corporativa abrange políticas e procedimentos internos, bem como leis federais e estaduais. Reforçar a conformidade, portanto, ajuda a empresa a prevenir e detectar violações de regras, o que protege a organização de multas e ações judiciais.

O processo de conformidade deve ser contínuo e, para isso, muitas organizações estabelecem um programa para controlar, de forma consistente e precisa, as políticas de compliance ao longo do tempo.

Assine a newsleter Data Center Insights

Compliance em Data Centers

Data Centers são as estruturas responsáveis por armazenar e tramitar dados, de forma segura, em nome de determinada organização. Por isso, uma única interrupção na rede ou uma violação de segurança seria capaz de devastar os negócios que dependem desses dados. E isso, sem dúvida, também seria catastrófico para o provedor de serviços que mantém o Data Center.

Para evitar esse tipo de problema regulamentos, padrões e estruturas de conformidade, como as certificações de Tier, ISO e PCI-DSS, estabelecem metas em relação a quais operações do Data Center podem ser avaliadas. Para tal, auditores independentes realizam exames anuais com foco em itens como processos, treinamento de funcionários, operações técnicas, gestão de incidentes, uso das melhores práticas e controles de segurança.

No caso dos Data Centers de Colocation, por exemplo, quando estão em conformidade, os clientes podem operar com a confiança de que seus negócios estão seguros, estáveis e aderentes às leis e normas do setor.


LEIA TAMBÉM: Como evitar ciberataques aos pagamentos virtuais: entenda a importância da certificação PCI-DSS


Agregando valor ao cliente

Inegavelmente, os programas de compliance influenciam a entrega de serviços e agregam valor de negócios às empresas além das certificações.

A título de exemplo, uma estratégia de conformidade eficaz pode ajudar qualquer Data Center a proteger os dados confidenciais que trafega e guarda. Assim, sua estratégia de compliance torna-se a base para a entrega de serviços de alta disponibilidade, mantém altos os padrões operacionais e impulsiona a satisfação do cliente a longo prazo.

De acordo com o relatório State of the Data Center 2021, da IDG, 51% das empresas utilizam o Colocation para aumentar a segurança de suas estruturas. Além disso, o estudo aponta que o modelo está em uma trajetória de crescimento positiva, projetada para escalar aproximadamente 13% até 2028. E dado o número de clientes motivados pela segurança, pode-se concluir que o compliance desempenha um papel importante na satisfação desse tipo de cliente.


LEIA MAIS: Segurança no Data Center: integrar soluções físicas e cibernéticas amplia a proteção da rede


Benefícios do compliance em Data Centers

Algumas empresas veem a conformidade como atividades paralelas de esforço. Afinal, cada exame leva à certificação ou correção se algum processo não estiver adequado. Mas coletivamente, todo o programa de compliance traz benefícios muito maiores do que a simples soma das partes.

Veja algumas maneiras pelas quais um programa de compliance robusto beneficia os clientes de serviços de Data Centers, como o Colocation:

  • Redução do risco operacional: reforça o princípio operacional da consistência. O uso de procedimentos consistentes, controles, melhores práticas e documentação claras ajuda a minimizar erros humanos, problemas técnicos ou lacunas que poderiam dar margem a vulnerabilidades. Em uma instalação de Data Center, todos devem ter clareza de suas funções e responsabilidades, sabendo o que fazer para recuperar o equilíbrio, de forma suave e rápida, caso algo ocorra;
  • Aumento da responsabilidade e da eficiência: os especialistas em conformidade de um Data Center têm uma visão ampla para identificar requisitos comuns e entender quais processos e controles suportam vários regulamentos, padrões e estruturas. Esses esforços ajudam a garantir que as análises prossigam sem problemas e com sucesso, proporcionando contínua estabilidade;
  • Antecipação das necessidades do cliente: os Data Centers de Colocation antecipam as necessidades do cliente seguindo as tendências e suas implicações para implementações de TI híbrida. Assim, a aprovação nos exames regulatórios ano após ano é um sinal de que a estrutura está acompanhando as mudanças nas regulamentações e cuidando de seus clientes.

LEIA MAIS: Data Center: quais certificações garantem qualidade e segurança?


Orientação a planos de crescimento e inovação

Para apoiar o processo de evolução digital de seus clientes, bons provedores de serviços de Data Center desenvolvem roteiros que refletem uma visão de futuro em relação às práticas de conformidade, tecnologia e serviços, apoiadas nas prioridades do negócio como um todo.

Nesse sentido, o atendimento a regulamentos, padrões e estruturas – seja para segurança física, cibersegurança, privacidade de dados ou operações – exigirão “mais e o melhor”, em termos de processos, controles, opções de energia, de rede e assim por diante.

Por isso, é importante que as empresas estejam trabalhando lado a lado com seus provedores de serviços de Data Centers de forma inteligente no desenvolvimento e no cumprimento de programas robustos de compliance. Assim, as empresas se manterão à frente da curva em seus setores e poderão criar melhores estratégias de como e quando investir em novos produtos e serviços.

Algumas inovações podem estar alinhadas às mudanças regulatórias esperadas e outras podem apoiar as prioridades do cliente, como iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG). Uma das áreas de foco da ODATA, por exemplo, é a sustentabilidade – principalmente iniciativas de eficiência energética.


Precisa de ajuda para aprimorar os indicadores de compliance em seu Data Center?

Fale com a ODATA

E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

E-Book: Tendências Tecnológicas 

Fazer o download

Melhore os índices de sustentabilidade da sua empresa

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.