ODATA-ISO 14001

ISO 14001: entenda a importância para os negócios e para o seu Data Center

Leitura de 8 minutos
06/12/22

Como medir a sustentabilidade de um Data Center? Essa pergunta tem sido feita com uma frequência cada vez maior aos gestores de tecnologia, que nem sempre chegam uma resposta simples para ela. Nesse aspecto, as certificações reconhecidas globalmente são um dos elementos mais assertivos para se comprovar a eficiência de uma organização. E, no quesito ambiental, a ISO 14001 é um dos selos de maior relevância.

Com as práticas ESG tornando-se rapidamente uma prioridade para companhias de todos os setores, é preciso estabelecer formas materiais, impactantes e mensuráveis ​​de avaliar o progresso e de comunicar os resultados aos stakeholders.

Nesse sentido, existem muitos padrões e certificações a serem analisados. E embora a escolha certa para uma determinada organização possa ser complexa, essas decisões orientam os gestores em direção a práticas capazes de impulsionar a melhoria contínua, demonstrando um compromisso com seus interlocutores.

Quer saber como a sua empresa pode se beneficiar de processos de gestão, implementação e suporte de alto nível, endossados por certificações como a ISO 14001? Leia a seguir:

O que é ISO 14001 e para que ela serve?

Primeiramente, vale explicar que o termo ISO é a sigla de International Organization for Standardization. A entidade, localizada em Genebra, na Suíça, promove o desenvolvimento e a implementação de padrões internacionais voluntários, tanto para produtos específicos quanto para questões de gestão ambiental.

Mais especificamente, a ISO 14000 refere-se a uma série de normas voluntárias relacionadas ao meio ambiente. Incluídos na série ISO 14000 estão o padrão ISO 14001:2015, do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), e outros correlatos, como auditoria ambiental, avaliação de desempenho ambiental, rotulagem ambiental e avaliação do ciclo de vida.

Assim, pode-se dizer que a ABNT NBR ISO 14001:2015 é um padrão internacional, que especifica os requisitos para um sistema de gestão ambiental para melhorar o desempenho nessa área. Por sua vez, destina-se ao uso por organizações que buscam gerenciar suas responsabilidades ambientais de maneira sistemática.

Consistente com a política ambiental da companhia em questão, esse sistema geralmente afere indicadores relacionados à eficiência energética, ao consumo de água, reciclagem de materiais, emissões de gases de efeito estufa e aos créditos de carbono.

Desse modo, a ISO 14001 ajuda a companhia no cumprimento das obrigações de compliance e a alcançar os resultados pretendidos de seu sistema de gestão ambiental, gerando valor para o meio ambiente, para a própria organização e para seus stakeholders.

Assine a newsleter Data Center Insights

Quem pode utilizar a ISO 14001 e como?

De modo geral, a ISO 14001 dispõe de um conjunto de especificações internacionais que indicam os requisitos para a implementação de um sistema de gestão ambiental efetivo. É aplicável a qualquer organização, independentemente do tamanho, tipo e natureza.

Seu objetivo principal é garantir que as organizações certificadas estejam habilitadas para o desenvolvimento contínuo de ações e técnicas sustentáveis em seus negócios. Dessa maneira, ajuda a mitigar potenciais adversidades das condições ambientais em suas instalações, promovendo um aumento do desempenho ecológico na operação.

Vale ressaltar que a ISO 14001 não estabelece critérios específicos, mas abrange os aspectos ambientais das atividades, produtos e serviços que a companhia deseja controlar ou influenciar, considerando-se uma perspectiva de ciclo de vida. Desse modo, pode ser usada no todo ou em parte para melhorar sistematicamente a gestão ambiental de qualquer organização.

No entanto, alegações de conformidade visando à certificação só são aceitas quando todos os seus requisitos são incorporados ao sistema de gestão ambiental da organização e cumpridos sem exclusão.


LEIA MAIS: Certificações do Data Center: por que devo checar as credenciais do meu fornecedor?


Por que a ISO 14001 é importante para os Data Centers?

Os Data Centers desempenham um papel crucial na economia digital, fornecendo conectividade, hospedagem e segurança de dados de alto volume, além de garantir disponibilidade e acessibilidade. Um Data Center, agora, é a estrutura na qual se baseia toda a cadeia de valor de TI.

A título de exemplo, o Gartner prevê que, em 2022, os gastos com sistemas de Data Center devem superar em 11% os investimentos realizados no ano anterior, tornando-o o segmento de crescimento mais rápido em toda a infraestrutura de TI. Adicionalmente, o Grupo Dell’Oro prevê que os gastos com infraestrutura física desses centros de dados devem continuar a se expandir a uma taxa de crescimento anual composta de 8% até 2026.

Então, considerando-se que não apenas as ações de uma empresa, mas de toda a sua cadeia de fornecedores também impactam os indicadores de ESG da organização, é fundamental que os operadores de Data Centers, assim como provedores de serviços especializados nesse tipo de estrutura, estabeleçam maneiras claras de mensurar e de relatar seus avanços nas práticas de gestão ambiental.

E uma delas é dedicando-se à aquisição da certificação ISO 14001.

Uma comprovação de que a priorização da prática ESG nas organizações esse é um caminho sem volta é o relatório 2022 Sustainability Survey: Use Sustainability to Drive Value and Mitigate Disruption, também divulgado pelo Gartner. O estudo revelou que 87% dos líderes empresariais esperam aumentar o investimento em sustentabilidade nos próximos dois anos.

O documento indica que os clientes são o principal grupo de stakeholders a pressionar as empresas a investir ou a agir em questões de sustentabilidade, seguidos pelos executivos (80%), por investidores (60%) e por órgãos reguladores (55%).

A pesquisa ainda constatou que 86% dos líderes empresariais veem a sustentabilidade como um investimento capaz de proteger sua organização contra disrupções; e 83% dos respondentes disseram que as atividades do programa de sustentabilidade criam diretamente valor de curto e longo prazo para sua marca. Além disso, 80% deles indicaram que a sustentabilidade ajuda a companhia a otimizar e a reduzir custos.

“É indiscutível a importância dessa certificação para o setor de tecnologia. A implementação da ISO 14001 prepara a organização para as políticas e indicadores de desempenho (KPIs) frente às Boas Práticas do Sistema de Gestão Ambiental. E, ainda, auxilia na busca pela certificação Zero Waste para os controles operacionais nos Data Centers”.

Carlos Salata,
gerente da Qualidade da ODATA

LEIA TAMBÉM: Entenda porque terceirizar o Data Center pode melhorar os índices de sustentabilidade da sua empresa


ODATA conquista a certificação ISO 14001

A ODATA, uma das maiores empresas de Data Centers da América Latina, tem um compromisso com as práticas ESG de forma genuína, desde a sua fundação. E ciente da importância de evoluir constantemente em suas iniciativas dedicadas à gestão ambiental, recentemente conquistou a certificação ISO 14001:2015, correspondente às diretrizes do Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

Assim, ampliou a coleção de selos que atestam os mais altos níveis de serviço em seus Data Centers, como a LEED Gold, a ISO 9001, ISO/IEC 20000-1 e ISO/IEC 27001.

Com o novo reconhecimento, nossa equipe passa a ser avaliada constantemente perante padrões internacionais, os quais atestam que a organização tem ampla responsabilidade ambiental. E que segue com rigor as normas pertinentes“, explica o gerente da Qualidade da ODATA, Carlos Salata.

Conquistada sob a chancela da TÜV Rheinland Brasil, subsidiária da reconhecida empresa alemã de certificação de sistemas de gestão, a ISO 14001 da ODATA abrange os Data Centers SP02, instalados em Hortolândia (SP), e BG01, em Bogotá, na Colômbia. Além desses campus, também abarca os escritórios administrativos da empresa situados em São Paulo e em Bogotá.

No caso da ODATA, a conquista do selo ISO 14001 está ligada ao serviço de Colocation, composto por projetos de solução, gestão de infraestrutura física, de capacidades, de ativos e de redes, além do provisionamento e fornecimento de comunicações para Data Center.

Durante o processo de auditoria, a ODATA comprovou a implementação e operação de um sistema de gestão ambiental em conformidade com as diretrizes da ISO 14001, demonstrando que seus interesses técnicos, econômicos e comerciais estão voltados à prevenção da poluição ambiental e à redução dos possíveis impactos causados por suas atividades”, explica Mayara Zunckeller Paulino, gerente de Operações da TÜV Rheinland.

Outras iniciativas ESG

Desde 2020, a ODATA responde o questionário Carbon Disclosure Project (CDP) referente a governança, riscos, oportunidades e até o engajamento e biodiversidade. Trata-se de um questionário formulado por investidores, visando à transparência na divulgação de informações sobre as estratégias de mudanças climáticas.

Além disso, a companhia aderiu, recentemente, ao Acordo Climático iMasons (ICA) – a iniciativa do grupo composto por diferentes empresas de infraestrutura digital que buscam, em conjunto, frear os impactos ambientais e as mudanças climáticas por meio da redução de carbono em materiais, produtos e energia de infraestrutura digital. A iniciativa tem como objetivo reunir empresas responsáveis por desenvolver novas tecnologias para a transformação digital e criar um mundo mais conectado para a população mundial.

Próximos passos

Em alinhamento com os pontos mais recentes estabelecidos pela ciência climática, a ODATA também se comprometeu em reduzir suas emissões de escopos 1 e 2 em 23% até 2030. A meta foi definida pela empresa ao aderir ao Science Based Targets Initiative (SBTi), uma colaboração global que define e promove práticas para que as companhias adotem metas com base na ciência para a redução de suas emissões de gases de efeito estufa.

Com planos de expandir o engajamento alinhado à agenda ESG, a ODATA planeja ampliar o escopo da ISO 14001 para as suas demais unidades – incluindo o Data Center SP01, em Santana de Parnaíba (SP), e o ST01 em Santiago, no Chile.

A ODATA mantém uma estratégia de sustentabilidade bastante integrada às diretrizes de negócios. O próximo passo, agora, é iniciar os projetos relacionados às certificações ISO 45001 e ISO 22301″, finaliza Salata.


Precisa de ajuda para melhorar os indicadores de sustentabilidade do seu Data Center?

Fale com a ODATA

E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

E-Book: Tendências Tecnológicas 

Fazer o download

Melhore os índices de sustentabilidade da sua empresa

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.