Investimentos em expansão e modernização de infraestrutura de Data Centers crescerão 6% em 2021
Leitura de 5 minutosAlicerces críticos da economia digital, as infraestrutura de Data Centers tornaram-se essenciais para que as relações sociais e os negócios continuassem operando durante a pandemia.
Com isso, mais do que nunca, sua disponibilidade e flexibilidade vêm sendo postas à prova. E, proporcionalmente, exigindo melhorias constantes para manter seus níveis de entrega de missão crítica.
Mas como seria possível manter investimentos em meio a uma crise econômica mundial?
A boa notícia é que, apesar da forçada queda nos gastos em 2020, os aportes em infraestruturas de Data Center prometem avançar em 2021. Por isso, gastos em modernização e expansão crescerão um dígito ao ano até 2024, conforme estimativa do Gartner.
Quer saber o que é preciso para que a sua TI não fique de fora desse movimento?
Siga conosco nessa leitura.
Infraestrutura de Data Centers: o cenário em 2020
Se as infraestrutura de Data Centers já vinham se expandindo no Brasil, com a pandemia do novo coronavírus esse avanço se tornou emergencial.
E com o aumento da demanda, fica claro que esse movimento está acelerando a digitalização da economia do País como um todo.
No entanto, o Gartner, Inc. estima que os bloqueios da COVID-19 impedirão a construção de mais de 60% das novas instalações planejadas para 2020. Por essa razão, os investimentos em modernização da infraestrutura de Data Centers encolherá 10,3% em 2020.
Por enquanto, todos os segmentos de infraestrutura de Data Centers estarão sujeitos a medidas de contenção de custos. Isso porque os compradores corporativos devem estender os ciclos de vida dos equipamentos instalados.
Naveen Mishra,
diretor sênior de pesquisa do Gartner
Desse modo, a empresa de pesquisa e consultoria prevê uma pausa temporária nos planos de expansão dos Data Centers empresariais. Mas estima que serão retomados ainda neste ano ou no início de 2021.
“A prioridade, para a maioria das empresas em 2020, é manter as luzes acesas. Por consequência, a ampliação dos Data Centers, de um modo geral, está sendo postergada, até que o mercado entre em recuperação”, explicou Naveen Mishra.
Contudo, o analista faz uma importante ressalva: “os ‘hiperscaladores’ manterão seus planos de expansão global devido aos investimentos contínuos em nuvem pública”.
A retomada do crescimento em 2021
Apesar do declínio de 10,3% nos gastos com Data Center em 2020 devido à restrição fluxo de caixa durante a pandemia, o mercado de serviços de Data Center promete crescer ano a ano até 2024.
“Grande parte da redução da demanda em 2020 deve retornar em 2021, quando a equipe puder estar fisicamente no local”, esclarece Mishra.
Assim, de acordo com a previsão do Gartner, os gastos globais com infraestrutura de Data Centers devem chegar a US$ 200 bilhões em 2021. Isso representa um aumento de 6% a partir de 2020.
Portanto, nesse ritmo, os investimentos em melhorias e expansão devem crescer na casa de um dígito ao ano a partir de 2021.
Três ações para recuperar oportunidades de infraestrutura de Data Centers
Com a lenta melhora no crescimento econômico, o Gartner recomenda que as empresas priorizem um conjunto selecionado de iniciativas, como:
- Treinar a força de vendas da organização para que, em conjunto com o diretor financeiro (CFO) e o diretor de compras (CPO), desenvolvam um conjunto holístico de iniciativas de otimização de custos. Entre elas, a renegociação de contratos, a otimização de custos de nuvem e a consolidação de TI;
- Elaborar um manual que ajude os provedores de tecnologia a entenderem o impacto do COVID-19 em uma gama de setores diferentes. A partir dele, recomendar ações de curto a médio prazos para cada setor;
- Investir em um novo modelo go-to-market para nativos digitais, para impulsionar a inovação. Criar impulso em torno de TI híbrida e preços baseados no consumo para melhorar o compartilhamento de ideias com esse público.
LEIA MAIS: Multicloud ou Colocation? O futuro do seu Data Center é híbrido
Como vai o mercado brasileiro
Por aqui, os investimentos em expansão e modernização das infraestruturas de Data Centers demonstram acompanhar a passada do mercado global.
Analogamente, para a ODATA – provedora da mais moderna infraestrutura de Data Centers na América Latina -, esse movimento vem se comprovando. Mesmo em meio à pandemia, entre janeiro e outubro de 2020, a empresa firmou diversos novos contratos, sendo a maioria para clientes de atacado.
Assim, esse movimento levou a empresa a expandir suas operações para os mercados do México e do Chile.
Adicionalmente a esse crescimento regional, a ODATA está ampliando seus Data Centers já operantes no Brasil e na Colômbia, mais especificamente o DC SP01, DC SP02 e DC BG01.
Os centros de dados foram classificados entre os serviços essenciais no início da pandemia. Por isso, nesse ano, nossos clientes vêm priorizando gastos em soluções capazes de assegurar a disponibilidade de seus sistemas. E claro, em serviços capazes de proteger seus colaboradores dos riscos da contaminação, como os Smart Hands e Remote Hands, que oferecemos em nossos Data Centers
Ricardo Alário,
CEO da ODATA
SAIBA MAIS: Entenda por que o Colocation vem crescendo durante a crise da COVID-19
Porque as previsões do Gartner são importantes para o nosso setor e para nós
Gartner, Inc. (NYSE: IT) é a empresa líder mundial em pesquisa e consultoria, membro do S&P 500. A empresa provê líderes de negócios com insights, recomendações e ferramentas indispensáveis para alcançar suas prioridades de missão crítica hoje, construindo organizações de sucesso de amanhã.
Desse modo, sua combinação incomparável de pesquisas conduzidas por especialistas, fornecidas por profissionais e orientadas por dados, orienta os clientes na direção das decisões corretas, sobre as questões mais importantes.
Assim, a empresa atua como um consultor confiável e um recurso objetivo para mais de 14 mil empresas, em mais de 100 países – em todas as principais funções, em todos os setores e tamanhos de empresa.
Para conhecer mais a fundo, visite: gartner.com.
Quer saber mais sobre como sua infraestrutura de Data Centers pode acompanhar esse crescimento?
E-BOOKS exclusivos
para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation
E-Book: Tendências Tecnológicas
Fazer o downloadMelhore os índices de sustentabilidade da sua empresa
Fazer o download