Redução-de-custo-de-TI

Redução de custos de TI: melhores estratégias para a otimização do orçamento

Leitura de 5 minutos
19/04/22

Apesar das perspectivas otimistas para os investimentos em tecnologia, tão necessários para ancorar a digitalização acelerada, pedidos de otimização do orçamento de TI continuam a pressionar os gestores, em empresas dos mais diversos setores.

Isso porque a redução dos custos operacionais, inegavelmente, está entre as principais premissas da sustentabilidade financeira nas organizações. No entanto, é muito comum negligenciar-se o impacto que isso pode causar em outras unidades de negócios da organização.

Por esse motivo, junto à avaliação dos direcionadores de gastos, é preciso entender como as despesas de TI afetam a entrega de serviços como um todo, bem como seu efeito sobre os custos gerais e a receita do negócio. E aqui, vale darmos foco aos Data Centers, assim como os aspectos de CapEx e de OpEx embutidos na operação.

Nesse sentido, contar com um parceiro especializado pode ser uma das principais estratégias para a otimização do budget operacional. Quer saber o motivo? Leia a seguir:

O que é otimização do orçamento de TI?

Em suma, a otimização do orçamento de TI é composta por uma série de medidas estratégicas destinadas a obter-se mais com menos.

Na prática, sabemos que há muito desperdício nos gastos com TI. Isso porque, muitas vezes, as empresas investem em tecnologias e ferramentas das quais não carecem realmente, apenas porque estão em alta, ou como resultado de testes mal sucedidos.

Assim, considerando-se que o objetivo de todo negócio é obter lucro, é preciso garantir que sua infraestrutura de TI esteja entregando valor proporcional aos investimentos realizados nela. Para isso, é necessário eliminar os excessos e otimizar os processos, de modo que se obtenha eficiência nos gastos com TI.

Em 2021, o mundo acumulou US$ 4,2 trilhões em despesas de TI, de acordo com o Gartner e os números devem aumentar pelo menos 5,5% em 2022.

No mesmo sentido, as estimativas da Statista apontam que os gastos globais da indústria de TI serão de aproximadamente 5,3 trilhões de dólares em 2022. Olhando para o futuro, espera-se que a indústria global continue avançando até 2024, a uma taxa de crescimento anual composta de 5% (CAGR).

Por esse motivo, não há melhor momento para as empresas reavaliarem sua posição em relação aos gastos com TI, determinando oportunidades de redução de custos e repensando a estratégia em direção à entrega de valor ideal.

Redução de custos ou otimização do orçamento?

Muitas pessoas confundem otimização do orçamento com redução de custos. No entanto, há uma diferença básica: enquanto a minimização de gastos pode ocorrer uma única vez, a otimização é contínua.

Assim, quando muitos profissionais dizem que estão otimizando o orçamento de TI, o que estão realmente fazendo é um simples corte de despesas. E como os efeitos deste último são de curto prazo, acabam se desgastando e a empresa volta à estaca zero, em busca de uma nova medida de corte de custos.

Contudo, quando uma empresa otimiza seu orçamento, é capaz de estruturar o budget de forma mais assertiva para maximizar o valor do negócio. De acordo com uma análise divulgada pelo Gartner, a economia alcançada com essa prática pode variar de 15% a 20%, no período entre 18 e 36 meses; as maiores economias podem chegar a mais de 25%.

Gestão de Data Center e os impactos no orçamento

Para muitas empresas, os Data Centers representam uma fatia vultosa dos investimentos de TI, seja para a atualização dos equipamentos, para a manutenção da estrutura ou em folha de pagamento da equipe dedicada.

Como exemplo, para uma estrutura de Data Center corporativo adequada, as despesas de manutenção, como com água, energia elétrica e limpeza, podem chegar a cerca de US$ 200 por metro quadrado. Mesmo os menores, com aproximadamente 1500 metros quadrados de tamanho, isso significa que um novo projeto de construção será difícil de se manter com investimentos inferiores a um milhão de dólares.

Além disso, o valor do terreno, as condições do mercado e os requisitos, entre outros aspectos, podem afetar o custo e a viabilidade da estrutura.

Otimizando a TI para liberar fundos para negócios digitais

Os esforços tradicionais de redução de custos podem deixar as organizações mal equipadas para avançar em suas iniciativas digitais, prejudicando a capacidade de aumentar a receita, de gerar fidelidade do cliente final e de ganhar participação no mercado.

Nesse sentido, os serviços de otimização de TI enfatizam a evolução dos recursos digitais, ao mesmo tempo em que mitigam despesas desnecessárias.

Com essa abordagem, as organizações podem capitalizar novos e emergentes modelos de negócios digitais, à medida que atendem às necessidades de eficiência de seus Data Centers ou às restrições orçamentárias da organização como um todo.


LEIA MAIS: Como o Colocation ajuda a reduzir custos e a aumentar a disponibilidade de TI


Terceirização de Data Center é saída estratégica para a otimização do orçamento

Tendo-se em mente o papel fundamental que os Data Centers representam nas jornadas de evolução digital das organizações, é preciso reexaminar seus custos de forma sistêmica, de modo que a companhia possa determinar sua prontidão para o futuro.

Para isso, a utilização de serviços compartilhados, oferecidos por provedores especializados como a ODATA, tem sido uma das saídas mais efetivas para a otimização do orçamento operacional de TI. Esse é o principal benefício da contratação de um parceiro especializado.

Assim, ao migrar o Data Center corporativo para uma estrutura remota, mais moderna e escalável, como os edifícios de Colocation, as estruturas de nuvem e a edge, os gastos originalmente inseridos em CapEx passam a ser convertidos em OpEx, permitindo-se uma alocação de budget mais inteligente.

Quer saber mais sobre como reduzir suas despesas de TI com serviços de Data Centers, sem ter que sacrificar a qualidade de suas instalações?

Entre em contato e conheça mais sobre a ODATA, a mais moderna empresa de Data Center da América Latina

E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

E-Book: Tendências Tecnológicas 

Fazer o download

Melhore os índices de sustentabilidade da sua empresa

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.