Conheça os benefícios de uma estratégia eficiente de governança no Data Center

Leitura de 6 minutos
08/11/23

A forma como as organizações gerenciam e supervisionam suas operações tem um impacto significativo nos negócios. Por isso, à medida que dependem cada vez mais da tecnologia para conduzir as suas atividades e armazenar crescentes volumes de dados, torna-se crucial fomentar estratégias eficientes de governança no Data Center.

Hoje, os líderes empresariais já percebem a importância de se implementar políticas que priorizem a responsabilidade social, a transparência e a gestão das partes interessadas – e o mesmo se dá na gestão dos centros de dados. Isso porque tais iniciativas ajudam a manter a conformidade com regulamentos e padrões do setor, além de mitigar riscos como corrupção, danos ambientais e instabilidade financeira.

De fato, a dinâmica do mercado trouxe a transparência e a gestão das partes interessadas para o primeiro plano das discussões sobre governança, uma vez que desempenham um papel na salvaguarda da integridade da companhia. Por sua vez, a não incorporação destes elementos pode ter consequências drásticas, afetando não apenas a sua reputação, mas também o desempenho financeiro.

Quer saber o que fazer para aprimorar a política de governança em seu Data Center? Leia a seguir:

Governança e sustentabilidade

Dado que os centros de dados são a base da infraestrutura digital atual, a indústria tecnológica tem demonstrado um foco significativo na abordagem das preocupações com a as práticas voltadas aos princípios ambientais, sociais e de governança (Environmental, Social, and Governance – ESG).

De acordo com o relatório ESG Radar 2023, divulgado pela consultoria Infosys, até 2025, os investimentos em ESG nas organizações devem chegar a US$ 53 trilhões.

Tal previsão comprova que a adoção de uma política eficiente de governança desempenha um papel fundamental na promoção de práticas sustentáveis e na garantia de que as empresas darão prioridade a ações ambientalmente responsáveis, ao mesmo tempo que salvaguardam o negócio. Com isso, minimizam a pegada e as emissões de carbono relacionadas às suas operações.

De fato, esse comportamento deve fazer parte de qualquer estrutura de governança no Data Center, pois ajudam a reduzir custos e a demonstrar responsabilidade perante os stakeholders e os clientes. Em especial, porque o consumo de energia para o funcionamento de tais estruturas contribui significativamente para as emissões de carbono, o que, por sua vez, tem impacto nas alterações climáticas.

Assine a newsleter Data Center Insights

Os riscos da adoção de estratégias de governança deficientes

Os riscos associados à governança nos Data Centers são significativos, pois podem ter impactos não apenas na própria estrutura, mas também no meio ambiente, na sociedade e na economia. Entre eles, o aumento da probabilidade de corrupção, danos ambientais, sociais e perdas financeiras.

Como exemplo, organizações que não dispõem de estruturas de governança podem lidar incorretamente com o armazenamento de dados, resultando em vazamentos e violações que colocam em risco a privacidade do cliente e prejudicam a reputação da companhia.

Além disso, estratégias de governança ineficientes podem resultar no aumento da pegada de carbono que, em última análise, conduzirá às alterações climáticas, causando efeitos significativos tanto no planeta como nas comunidades locais.

Para enfrentar estes riscos de forma eficaz, é crucial implementar políticas que priorizem a transparência, a responsabilidade ambiental e o bem-estar social. Assim, é possível mitigar estes riscos, ao mesmo tempo que se promovem esforços de desenvolvimento e padrões éticos que criam valor a longo prazo.

Uma estratégia de governança inadequada – ou a falta de uma estratégia e de debates abertos – pode apresentar consequências críticas para uma organização. Riscos como corrupção, danos ambientais, sociais e fiscais são alguns deles. Por essa razão, é primordial que as companhias se esforcem para desenvolver e implementar planos de governança inclusiva e transparente, de modo que promovam integridade e responsabilidade fiscal, social e ambiental”.

Carolina Maestri
Diretora de ESG e EHS da ODATA

SAIBA MAIS: Governança corporativa: da transparência à voz dos stakeholders


Benefícios de uma estratégia eficiente de governança no Data Center

A governança, dentro do Data Center, vai além de ser uma exigência; é também uma abordagem estratégica, que traz diversas vantagens para as organizações. Ao implementá-la, as empresas otimizam suas operações, melhoram as medidas de segurança, garantem a conformidade, melhoram a eficiência e promovem a inovação.

A seguir, confira cinco entre os principais benefícios da adoção de uma estratégia eficaz de governança no Data Center:

  • Eficiência operacional aprimorada: uma estrutura de governança definida simplifica os processos, melhora a alocação de recursos e minimiza o tempo de inatividade. Ainda, estabelece funções e responsabilidades, promove a responsabilização e garante a utilização adequada da infraestrutura do Data Center para melhorar a eficiência operacional;
  • Medidas de segurança reforçadas: os centros de dados abrigam ativos e informações confidenciais. Uma estratégia de governança robusta permite a implementação de medidas de segurança como controles de acesso, encriptação de dados e auditorias regulares para protegê-lo contra violações e acesso não autorizado;
  • Conformidade regulatória: o alinhamento com as regulamentações do setor e com as leis de proteção de dados é crucial para as empresas que operam Data Centers. Uma estratégia de governança ajuda as organizações a estabelecerem e manterem a conformidade por meio da implementação de políticas, procedimentos e controles que aderem a padrões e diretrizes importantes;
  • Gestão de riscos: os centros de dados enfrentam diversos riscos como desastres naturais, ataques cibernéticos e falhas de sistema. Uma estratégia eficaz ajuda a identificar esses riscos e a implementar medidas capazes de mitigá-los;
  • Fomento à inovação: a implementação de uma abordagem de governança incentiva a inovação, fornecendo uma estrutura que apoia a experimentação de novas abordagens, ao mesmo tempo em que proporciona uma avaliação de riscos adequada. Assim, estimula a colaboração, facilitando o compartilhamento de conhecimento e a adoção de tecnologias emergentes. Além disso, cria um ambiente seguro para experimentar e explorar ideias, capacitando as equipes a manterem a competitividade no mundo digital.

LEIA TAMBÉM: Sustentabilidade: estratégias inteligentes para reduzir o impacto ambiental no Data Center


Importantes iniciativas de governança no setor de Data Centers

No mercado de Data Centers, atestar que determinada organização está em conformidade com as melhores práticas do setor inclui o envolvimento com associações profissionais sem fins lucrativos como a iMasons, bem como iniciativas como a Science Based Targets Initiative (SBTi).

Estas entidades desempenham um papel substancial no estabelecimento de padrões industriais e de objetivos lineares de sustentabilidade para Data Centers. Ademais, enfatizam a importância das práticas, da responsabilidade social e da prosperidade econômica.

A iMasons, por exemplo, identifica os desafios enfrentados por operadores de centros de dados e oferece uma estrutura adequada para que se enderecem os principais desafios do mercado. Ao priorizar a responsabilidade ambiental nas operações do Data Center, a iMasons alinha sua estratégia às práticas de governança, promovendo transparência e responsabilidade em todo o setor. A SBTi, por outro lado, incentiva as empresas a estabelecerem metas baseadas na ciência para reduzir suas emissões de carbono.

Por fim, mas não menos importante, o alinhamento ao Acordo de Paris fornece uma plataforma para iniciativas de governança que visam reduzir a pegada de carbono das operações dos centros de dados. Estes esforços permitem que as empresas alcancem os seus objetivos de responsabilidade social, ao mesmo tempo que aderem aos padrões da indústria que promovem práticas ambientalmente saudáveis.


LEIA TAMBÉM: Investimentos em ESG: empresas já contabilizam o retorno da sustentabilidade


Precisa de ajuda para aprimorar os indicadores de governança no seu Data Center?

Fale com a ODATA

E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

E-Book: Tendências Tecnológicas 

Fazer o download

Melhore os índices de sustentabilidade da sua empresa

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.