Eficiência energética do Data Center: 5 passos para maximizar a sustentabilidade e reduzir custos

Leitura de 6 minutos
02/08/23

Os centros de processamento de dados são, hoje, o cérebro de operações empresariais eficientes e confiáveis – mas com tantos hardwares poderosos concentrados em um só lugar, devem ser mantidos ininterruptamente refrigerados e protegidos contra influências ambientais. Como resultado, consomem quantidades significativas de energia. Diante desse cenário, o que é possível fazer para melhorar a eficiência energética do Data Center?

Algumas dessas opções incluem o ajuste da velocidade dos ventiladores, hardware energeticamente eficiente, otimização de sistemas de resfriamento e, principalmente, a priorização das fontes de energia renováveis. Mudanças como essas podem reduzir coletivamente o consumo energético da operação, resultando em uma economia significativa.

Apesar do enorme potencial de ganhos de eficiência, é fundamental mitigar quaisquer riscos e obter suporte especializado antes de adotar qualquer uma das táticas a seguir para reduzir o consumo de energia do Data Center. Isso porque, sem o planejamento adequado, a infraestrutura de alta densidade pode fazer com que a estrutura se torne hiper térmica em segundos.

Quer saber mais sobre como melhorar a eficiência energética do seu Data Center? Leia a seguir:

O que é eficiência energética do Data Center?

Eficiência energética do Data Center é a prática de se utilizar um menor volume de energia para realizar as mesmas tarefas – ou seja, manter o pleno funcionamento da estrutura 24 horas por dia, 7 dias por semana, para garantir o pleno funcionamento da operação.

Trata, consequentemente, de otimizar o consumo energético e a utilização de recursos dentro da instalação para que se possa obter o máximo rendimento com o mínimo de entrada de energia. Assim, edifícios energeticamente eficientes gastam menos para aquecer, resfriar e operar seus equipamentos e instalações.

Os Data Centers são infraestruturas críticas que abrigam servidores, equipamentos de rede e sistemas de armazenamento para lidar com grandes quantidades de dados e fornecer serviços digitais. No entanto, para isso, sua operação demanda um volume alto de energia, o que pode levar a um consumo significativo, assim como a custos associados.

Por esse motivo, a eficiência energética é fundamental para reduzir o impacto ambiental e as despesas operacionais dos centros de dados, mantendo sua funcionalidade e desempenho.

Assine a newsleter Data Center Insights

Por que a eficiência energética em Data Centers é importante?

A eficiência energética é uma das maneiras mais acessíveis e econômicas de se combater a mudança climática, de reduzir os custos relacionados ao consumo de energia e de melhorar a competitividade das empresas, além de contribuir para a construção de um setor de TI e um ambiente geral mais sustentáveis.

É, portanto, um componente vital para alcançar emissões ‘Net Zero’ (ou emissão líquida zero) de dióxido de carbono – conceito relacionado ao equilíbrio entre a quantidade de gases de efeito estufa emitidos na atmosfera e a quantidade retirada. O objetivo é chegarmos a um nível em que as atividades humanas não aumentem esses gases na atmosfera, atenuando as mudanças climáticas

Para que se possa priorizar a eficiência energética do Data Center é preciso implementar uma variedade de estratégias. Isso pode incluir a utilização de hardware de baixo consumo, a otimização de sistemas de resfriamento, a adoção de virtualização para melhorar a utilização do servidor e a integração de fontes de energia renováveis.


LEIA MAIS: Eficiência energética de Data Centers já é prioridade em diversos setores


5 passos para maximizar a sustentabilidade e reduzir custos

O crescimento na geração, no tráfego e no armazenamento de dados vem sendo observado como resultado da incorporação de agentes inteligentes nas operações, como o machine learning e outras formas de inteligência artificial. Até 2025, estima-se que serão gerados 181 zetabytes de dados, de acordo com uma estimativa da Statista.

Por esse motivo, de acordo com o Gartner, Inc., 75% das organizações terão implementado um programa de sustentabilidade da infraestrutura de Data Center, até 2027, contra menos de 5% em 2022, impulsionadas pela necessidade de otimização de custos e das pressões dos stakeholders.

Assim, para que se possa maximizar a sustentabilidade da operação e reduzir os gastos de capital relacionados ao consumo energético é possível adotar boas práticas, entre as quais destacaremos as cinco principais a seguir:

#1: Promova auditorias energéticas

  • Conduza processos de análise constantes e auditorias de energia abrangentes para avaliar o consumo de energia da estrutura e identificar ineficiências;
  • Analise a eficácia do uso de energia (PUE) para medir a proporção entre a entrada total e a energia utilizada para atividades de computação;
  • Identifique e priorize áreas de consumo energético intensivo, como sistemas de resfriamento ineficientes ou servidores subutilizados, para que se possa implementar melhorias direcionadas.

#2: Otimize os sistemas de resfriamento

  • Implemente a contenção de corredores quentes e frios para aprimorar o gerenciamento do fluxo de ar, reduzir a mistura e melhorar a eficiência do resfriamento;
  • Explore a adoção de tecnologias avançadas de arrefecimento, como refrigeração líquida ou livre, que são capazes de reduzir significativamente o consumo energético;
  • Utilize sensores de temperatura e umidade para implementar o monitoramento dos gastos de energia em tempo real, o que permitirá ajustes dinâmicos para sistemas de resfriamento com base nas necessidades reais.

#3: Dê prioridade à virtualização e à consolidação

  • Adote tecnologias de virtualização para consolidar diversas máquinas virtuais em um único servidor físico, otimizando a utilização de recursos;
  • Desative servidores desatualizados e subutilizados para reduzir o desperdício de energia e simplificar as operações do Data Center;
  • Use ferramentas de gerenciamento de carga de trabalho para equilibrar o processo computacional entre servidores, o que aumentará a eficiência e o desempenho.

#4: Privilegie o uso de hardware energeticamente eficiente

  • Selecione componentes de hardware com baixo consumo de energia, incluindo processadores de baixo consumo de energia, unidades de estado sólido (SSDs) e fontes de alimentação eficientes.
  • Otimize as configurações de gerenciamento de energia para servidores e equipamentos de TI, permitindo modos de economia de energia durante períodos de baixa utilização.
  • Promova uma cultura de conservação de energia por meio de programas de treinamento e conscientização de funcionários, incentivando práticas sustentáveis entre a equipe do data center.

#5: Abrace a energia renovável

  • Integre fontes de energia renováveis, como painéis solares ou turbinas eólicas, para complementar os requisitos de energia do edifício com energia limpa;
  • Envolva-se em contratos de compra de energia (PPAs) para adquirir energia renovável a preços competitivos, obtendo benefícios de sustentabilidade de longo prazo;
  • Explore parcerias com concessionárias locais ou fornecedores de energia renovável para apoiar iniciativas ecológicas;
  • Terceirize sua operação para as instalações de um fornecedor especializado em serviços de Data Center e que se utilize de fontes de energia renovável para sustentar seus campus. Como exemplo, a ODATA adquiriu uma participação no parque eólico Assuruá IV, na Bahia e, com isso, tornou-se a primeira provedora de hiperescala na América Latina a ter 100% do consumo de energia de seus edifícios proveniente de uma fonte renovável.

Ao seguir essas cinco etapas, os gestores de infraestruturas de dados certamente conseguirão melhorar a eficiência energética da operação, diminuindo as despesas operacionais, dando passos significativos em direção à sustentabilidade e alinhando-se às práticas ambientalmente conscientes do setor de TI.


SAIBA MAIS: Entenda porque os Data Centers precisam da energia renovável


Precisa de ajuda para melhorar os indicadores de sustentabilidade do seu Data Center
e para reduzir os custos da operação?

Fale com a ODATA

E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

E-Book: Tendências Tecnológicas 

Fazer o download

Melhore os índices de sustentabilidade da sua empresa

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.