Brasil

Data Centers no Rio de Janeiro: importante locação no próspero mercado latino-americano

Leitura de 5 minutos
13/09/23

Nos últimos anos, o Brasil vem se consolidando como um centro robusto para o desenvolvimento da infraestrutura necessária à evolução digital da América Latina – em especial, no mercado de Data Centers do Rio de Janeiro.

Hoje, a proliferação de organizações com utilização intensiva de dados, o advento da computação em nuvem, da internet das coisas e da inteligência artificial, assim como a crescente dependência de serviços digitais, catalisam o aumento na procura por centros de dados.

Esta tendência é acelerada pelos crescentes negócios online, o que desencadeia um aumento na demanda por armazenamento de dados e o avanço nas preocupações com a segurança cibernética. Consequentemente, tanto os fornecedores de serviços de Data Centers nacionais quanto os internacionais têm visto o Brasil como um mercado lucrativo e próspero.

Nesse caminho a ODATA, um dos principais provedores da região, está inaugurando um Data Center de última geração no Rio de Janeiro, seu quarto campus instalado no Brasil.

Quer saber mais como a sua empresa pode se beneficiar desse movimento? Leia a seguir:

O cenário dos Data Centers no Brasil

Atualmente, o Brasil é o principal mercado de Data Centers da América Latina, graças ao aumento da demanda por tecnologia de ponta, o que se destaca entre os fatores que mais impulsionam o mercado.

De acordo com um levantamento realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o País já consolidou sua posição como líder na indústria de Data Centers na região. A apuração ainda revelou que a reivindicação mais substancial por serviços de armazenamento vem de setores como alimentos e bebidas (13,7%), comércio varejista e agricultura (ambos com 9,8%), seguidos por veículos e peças (7,8%) e TI e telecomunicações (5,9%).

O relatório ainda ressalta que o aumento nos investimentos em Data Centers no Brasil se alinha aos desafios contínuos de transformação digital da nossa economia. Por sua vez, que essa abordagem proativa melhora a segurança interna País e reforça a nossa competitividade no cenário internacional.

E uma análise divulgada pela Mordor Intelligence corrobora esses dados: estima-se que o mercado de Data Center do Brasil deverá avançar a uma taxa de crescimento anual composto (CAGR) de 7,58% entre 2023 e 2028, chegando a US$ 3,03 bilhões.

Assine a newsleter Data Center Insights

ODATA inaugura Data Center no Rio de Janeiro: impulsionando o crescimento do setor

Em um movimento que ressalta a expansão do setor de Data Centers do Brasil, a ODATA acaba de dar início às operações em seu novo campus de última geração, instalado em São João de Meriti, no Rio de Janeiro. O edifício é o primeiro na região e representa um marco significativo na expansão estratégica da companhia, que já contempla instalações em São Paulo e em outros países como Chile, México e Colômbia.

A iniciativa o momento crucial no compromisso da ODATA em atender à crescente demanda por infraestrutura de Data Center, não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina. Com capacidade total de até 24 MW de energia, o DC RJ01 se destaca como um farol de confiabilidade, desempenho e inovação na região.

O CEO Latam da ODATA na América Latina, Ricardo Alário, explicou que esta entrega reflete a dedicação contínua da empresa em atender às demandas dos clientes em diferentes geografias, mantendo o alto padrão de excelência dos demais sites nos quais a companhia já opera na região.

Com a inauguração deste Data Center reforçamos o nosso comprometimento em impulsionar a inovação e oferecer uma infraestrutura confiável, segura e escalável, contribuindo em conjunto para o crescimento dos nossos clientes.”

Ricardo Alário,
CEO Latam da ODATA

LEIA TAMBÉM: Estratégias de aceleração digital: o papel do Data Center no suporte às tendências tecnológicas


Expansão Estratégica

A entrada da ODATA no mercado de Data Centers no Rio de Janeiro exemplifica a tendência mais ampla de provedores especializados nesse segmento expandirem sua presença por todo o Brasil. Este movimento não apenas reforça a posição da ODATA como um player-chave na América Latina, mas também ressalta a importância do País no cenário global.

O Data Center RJ01 foi construído especificamente para oferecer alta disponibilidade e infraestrutura robusta, atendendo a diversos níveis de criticidade. Com capacidade de até 24 MW de potência de TI, a ODATA está, agora, ainda mais preparada para atender às demandas de clientes de hiperescala, reafirmando seu compromisso com a inovação, confiabilidade, segurança e escalabilidade.

Bruno Toma, Gerente de Infraestrutura e Construção da ODATA, comemora: “todo o time do novo Data Center desempenhou um papel fundamental na preparação do local, para que pudéssemos iniciar as operações atendendo aos mais altos padrões de qualidade da indústria”. O gestor ainda explica que a busca incessante pela excelência permitiu que a empresa alcançasse os mais altos padrões de qualidade, segurança e eficiência energética para o local.


LEIA TAMBÉM: O papel da conectividade na estratégia de crescimento digital da América Latina


Campus sustentáveis

Além disso, a dedicação da ODATA em fornecer um ambiente operacional altamente confiável e eficiente está em sincronia com o objetivo mais amplo de expansão sustentável deste mercado.

Vale ressaltar que simultaneamente à inauguração do Data Center no Rio de Janeiro, a empresa ainda comissionou com sucesso seu campus DC SP02, localizado em Hortolândia, no interior de São Paulo. Com capacidade total de TI de 36 MV, essa conquista reforça o compromisso da companhia em atender às crescentes demandas do mercado, mantendo a excelência operacional.

Hoje, a ODATA conta com 16 campus de Data Centers na América Latina. Além do Rio de Janeiro e de Hortolândia, a empresa dispõe de sites em operação em mais dois municípios paulistas (Santana de Parnaíba e Barueri), assim como unidades no Chile, México e Colômbia.

Com a recente aquisição da companhia pela norte-americana Aligned Data Centers o grupo reúne, ao todo, 41 campus espalhados por toda a América, incluindo Estados Unidos e Canadá.


LEIA TAMBÉM: Eficiência energética do Data Center: 5 passos para maximizar a sustentabilidade e reduzir custos


Precisa de ajuda para melhorar a eficiência operacional do seu Data Center?

Fale com a ODATA

E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

E-Book: Tendências Tecnológicas 

Fazer o download

Melhore os índices de sustentabilidade da sua empresa

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.