Blog

Resolvemos por meio deste blog estabelecer um canal direto de comunicação do grupo executivo da ODATA com nossos clientes, prospects e parceiros. É também uma forma de conhecer um pouco melhor nossa visão, forma de pensar e um pouco da cultura ODATA.

Cloud Data Centers X Traditional Data Centers

Marcelo Mendes

Estamos tendo o privilégio de acompanhar grandes mudanças no setor de TI, mudanças que inclusive estão sendo chamadas por muitos de rupturas. Independente do nome que quisermos dar, as mudanças são inegavelmente significativas, o mundo dos negócios nunca demandou e dependeu tanto da tecnologia como agora. A tendência com toda certeza é só aumentar esta dependência e todas as possibilidades são ainda inimagináveis com a adesão maciça de tecnologias como Big Data, Internet das Coisas, Rede Sociais e principalmente Cloud.

No mundo dos Data Centers, base fundamental desta verdadeira revolução digital, não é muito diferente. Tive a oportunidade de acompanhar a implantação dos primeiros Data Centers Missão Crítica Comerciais há quase duas décadas e estou tendo a oportunidade de acompanhar agora a “nova onda” de Data Centers e pude constatar diferenças significativas.

Destaco a seguir algumas principais:

  • Energia – Para começar, Os Data Centers atuais, com o desafio de suportar o novo “mundo das Clouds”, tem como principal elemento a Energia. As demandas atuais desta nova realidade pedem grandes volumes de Energia. Além de volume, os projetos precisam ser desenhados levando em consideração grandes concentrações de Energia por m² que se traduzem comumente na indústria na métrica de kVA por rack. Enquanto antes os Data Centers não tinham tão fortemente esta preocupação, hoje os projetos precisam ser milimetricamente desenhados (considerando aspectos importantes como Refrigeração, apenas para citar 1 exemplo) e concebidos para endereçar esta nova tendência.
  • Conectividade – Os Cloud Data Centers atuais precisam ser fortemente conectados como os Tradicionais, porém, muda um pouco a forma de conexão e com quem. No mundo das Clouds, tudo precisa estar ainda mais conectado. O Data Center, além de permitir que as Empresas conectem seu ambiente a seus escritórios, fornecedores e clientes, necessita também que conecte sua Cloud Privada com Clouds Públicas, que por sua vez, muito provavelmente sejam mais de uma e em Data Centers diferentes. É preciso tudo ser feito de forma transparente para os usuários e com alta performance e segurança. Fácil…. Ou seja, a rede que o Data Center oferece aos seus clientes precisa permitir todas estas possibilidades.
  • Flexibilidade–  Os Data Centers atuais são muito exigidos quanto a este item. Formas de cobrança de energia, disponibilização imediata de recursos, espaços específicos para profissionais e equipamentos especiais, salas-cofres são apenas alguns dos requisitos atuais que os Data Center atuais precisam endereçar.
  • Produtividade Operacional e Agilidade – Estes são também alguns dos itens principais. Além de toda a demanda exponencial e aumento da complexidade, se espera hoje que tudo seja feito muito mais prontamente. Apenas com equipes muito bem preparadas e treinadas e novas arquiteturas baseadas em software (Software Defined Data Center), que apenas os Data Centers atuais possuem, torna-se viável obter a agilidade e prontidão que o mercado pede. Provisionamento e disponibilidade imediata é o óbvio que se espera.
  • Sustentabilidade – Com toda a conscientização em relação as questões do meio ambiente, não podia ser diferente no mundo dos Data Centers. Os valorizados atualmente são Data Centers “conscientes” quanto a este tema e que buscam eficiência energética (baixo PUE), utilização de energia “limpa” e certificação que comprove esta preocupação/atenção especial como o LEED Gold.

Em resumo, a mudança atual não é pequena também no mundo dos Data Centers. Os Data Centers estão sendo apontados por analistas como o “centro nervoso” da integração entre Clouds (Privadas e Públicas) e Legados. Os Data Centers antigos estão tendo que se remodelar para endereçar estas necessidades atuais. A vantagem dos novos é que já nascem dentro desta nova realidade.

Nós na ODATA estamos atentos a estas questões e estamos direcionando todos nossos esforços para sermos a principal rede de Cloud Data Centers do mercado da América Latina, endereçando todos os pontos apresentados acima.