Sua empresa vai crescer e você precisa pensar na infraestrutura de TI

Leitura de 5 minutos
28/02/19

Depois da popularização da tecnologia de armazenamento em nuvem, parece que os dados nem mesmo existem, apenas surgem quando precisamos. Mas você sabe que por trás da cloud computing existem inúmeros data centers. Por isso, o E-commerce, as Redes Sociais e outras atividades humanas dependem muito da escalabilidade dos infraestrutura de TI.

 Que o diga a sua empresa!

Para uma startup, desenvolver as tecnologias de base é fundamental na hora de promover inovação. Por isso, o aumento do parque tecnológico é tão importante. Acontece que eles ocupam um espaço nobre da empresa, devem sempre ter a temperatura controlada e ficar fora de riscos ambientais oferecidos por quedas de energia e pela possibilidade de aquecimento do ambiente, por exemplo.

Mas como fazer isso se automaticamente estamos diante do aumento de necessidade de espaço físico para infraestrutura de TI e de exigências quanto à qualidade dele? A capacidade operacional dos data centers tem que atender rapidamente às necessidades de aumento de espaço de armazenamento de dados, seja ele na nuvem ou em espaço físico.

Dispor desta capacidade de expansão exige planejamento e tempo do time de TI (Tecnologia da Informação). E o mais indicado é que se busque investir em opções que permitem o crescimento modular da sua infraestrutura.

Nesse cenário, você aumenta seu investimento de acordo com sua necessidade de operação, à medida em que seu negócio cresce em volume ou criticidade. Então você não deveria investir hoje em um espaço físico para data center com uma capacidade maior do que você precisa. O ideal é investir em um modelo preparado para crescer conforme sua demanda.

Sinais de que o crescimento modular é necessário

A primeira pergunta que você deve se fazer é: sua empresa tem espaço disponível para expansão da infraestrutura de TI ? Ou seja, você dispõe de condições de espaço e tecnologia para ter um data center que vai garantir seu crescimento?

Para entender se é o caso de começar a investir em um modelo de data center que permita o crescimento modular, existem respostas importantes que precisam ser analisadas. Veja se a sua empresa já passou por uma das situações a seguir:

  • Ficou com o site fora do ar durante o momento de alta nos acessos;
  • Experimentou várias vezes a indisponibilidade de aplicativos de missão crítica, o velho problema do “sistema fora do ar”;
  • Planejou crescimento, mas não está conseguindo fornecer qualidade ao mesmo tempo que aumenta as vendas;
  • Constatou que ficará sem espaço livre para armazenamento nos próximos meses;
  • Não conseguiu convencer outros setores de que a TI faz parte do core business;
  • Teve problemas com arquiteturas de disaster recovery, pois sempre que precisou nunca deram certo, por falta de infraestrutura e de capacidade de processamento de dados;
  • O data center in house tem dado conta apenas das operações básicas.

A lista poderia continuar. Afinal de contas, o aumento da necessidade de espaço físico para infraestrutura não é apenas uma questão que impacta a TI. Trata-se de uma estratégia de negócio que leva à garantia de crescimento.

Você, em seu papel de liderança, já ficou sabendo de alguma reclamação mencionada acima. E isso já pode ser um sinal de que é hora de pensar em alternativas.

O difícil é saber qual caminho percorrer para melhorar o desempenho. Por mais que o setor de TI contribua, a leitura de cenário leva a crer que é necessária uma infraestrutura fora da empresa, em um data center apropriado e seguro.

Então, chegamos ao próximo ponto: uma ótima alternativa para buscar crescimento modular!

Colocation na expansão de infraestrutura

Para expandir sua infraestrutura de acordo com o crescimento da empresa, é importante compreender como o colocation pode ser a solução. Atualmente esse modelo de data center vem desempenhando um papel fundamental para sociedade, a ponto de se transformar em uma das indústrias mais críticas do mundo, junto da computação em nuvem.

Mas afinal, qual é a definição de colocation?

O data center em colocation oferece suas instalações para que as empresas coloquem seus equipamentos de TI. É desse fornecedor a responsabilidade de prover e monitorar a infraestrutura de rede de dados, refrigeração, energia e segurança, 24 horas por dia, 365 dias por ano. Nesse caso, a infraestrutura de TI é movida para um data center específico, em virtude da necessidade do aumento de capacidade para a infraestrutura de TI.

A possibilidade de usar esse modelo permite à equipe de tecnologia planejar o crescimento modular e dispor de espaço para a execução de melhorias. Tudo isso sem se preocupar se haverá ou não espaço, ao mesmo tempo que mantém uma infraestrutura sob medida para o seu negócio.

Características do data center em colocation que viabilizam o crescimento modular

Sua empresa comercializa uma plataforma web? Tem seu próprio e-commerce? Usa muitos aplicativos de missão crítica que rodam em nuvem? Precisa de muita disponibilidade? Vislumbra um grande crescimento para os próximos anos?

Suas preocupações devem estar voltadas a como viabilizar seu negócio e o crescimento dele, não é mesmo? Como evoluir seus produtos e serviços, onde buscar investimentos e em outras ações estratégicas. Com um data center em colocation e um fornecedor 100% focado nesse modelo você pode fazer isso.

Veja características de um data center colocation que comprovam isso:

  1. Segurança física: com sistemas de controle de acesso e prevenção de incidentes.
  2. Infraestrutura de ponta: climatização, conectividade, energia.
  3. Rede dimensionada para alta performance: concentra entradas e saídas de telecomunicações para alta conectividade.
  4. Escalabilidade: concebido para garantir expansão de forma personalizada
  5. Serviços profissionais por demanda: é possível contar com suporte remoto, suporte a projetos e pagamento de serviços por uso.

Data center em colocation é uma das formas de garantir o crescimento modular dos data centers sem a necessidade de ampliar o espaço físico da empresa. Para quem planeja o crescimento da empresa e deseja alta disponibilidade é uma opção válida e segura.

Que tal parar e pensar no assunto? Aqui você encontra um checklist para ver se é o momento certo para mudar seu data center. E para saber mais sobre o tema, baixe já esse ebook que traz conceitos fundamentais sobre modelos de data center.

Entre em contato e conheça mais sobre a ODATA, a mais moderna empresa de Data Center da América Latina

E-BOOKS exclusivos

para você conhecer mais sobre o mundo do Colocation

E-Book: Tendências Tecnológicas 

Fazer o download

Melhore os índices de sustentabilidade da sua empresa

Fazer o download

Assine nossa newsletter

A ODATA utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.