certificação PCI_Homem apertando um botão que representa a segurança das informações

ODATA conquista certificação PCI-DSS

27/05/20

Norma global atesta condições de segurança no armazenamento, processamento e transmissão de dados de portadores de cartões de crédito e débito, prevenindo fraudes

A ODATA, provedora da mais moderna infraestrutura de Data Centers na América Latina, anuncia a conquista da certificação Payment Card Industry – Data Security Standard (PCI-DSS) para seu site em Santana de Parnaíba, o DC SP01.

O PCI-DSS é um padrão de segurança de alto nível, que aufere a confiabilidade nos processos de prevenção a fraudes – especialmente em transações realizadas por operadoras de cartões de crédito e débito que trafegam suas operações nos Data Centers certificados.

Entre outros aspectos, o selo atesta que práticas fundamentais em segurança estão sendo empregadas dentro da organização. “Considerando que quanto maior o volume de transações financeiras, mais se elevam as tentativas de fraudes, roubos de senhas e outras ameaças virtuais, com esta certificação os clientes comprovam a confiabilidade necessária às operações realizadas dentro dos nossos Data Centers”, explica Ricardo Alário, CEO da ODATA.

Os requisitos de segurança especificados no PCI-DSS se aplicam a todos os elementos da cadeia de sistemas participantes do processamento de cartões de créditos. Entre eles, destacam-se infraestrutura, controles de segurança física e lógica e componentes de rede, além de servidores, aplicações e gerenciadores de bancos de dados. Tais sistemas são envolvidos na operação sempre que um número de cartão de crédito é transmitido, processado ou armazenado durante o fluxo de determinada transação comercial.

“A credibilidade de uma companhia que lida diariamente com transações como as do ecossistema de pagamentos é de suma importância à continuidade dos negócios. Uma vez quebrado o vínculo de confiança entre cliente e empresa, dificilmente será possível recuperar essa relação”, analisa Alário

O PCI-DSS foi conferido ao ODATA DC SP01 após a análise de todos os pré-requisitos no escopo de Serviço de Colocation analisados pela entidade certificadora foram atendidos.

“Estarmos em conformidade com essa norma é essencial para os serviços que prestamos a empresas de varejo e, principalmente, do mercado financeiro. É a garantia de que hospedam os ambientes de TI em um Data Center capaz de proteger por completo os dados de seus clientes”, completa Ricardo Alário.

Além disso, pode-se afirmar que as organizações que estão em conformidade com a norma PCI-DSS dispõem de base necessária para adotar as regras da Lei Geral de Proteção de dados (LGPD) em seu negócio.

A norma foi criada pelo PCI Security Standards Council (PCI SSC) – fórum global dedicado ao desenvolvimento e difusão da adoção de padrões de segurança de dados e recursos ao sistema de pagamentos eletrônicos. Seu trabalho é, prioritariamente, torná-lo mais confiável tanto aos players do segmento quanto aos clientes finais.

Além da PCI-DSS, o DC SP01 reúne as mais importantes certificações internacionais conferidas a provedores de serviços de Data Centers, tais como ISOs 9001, 20001, 27001; Tiers III Facilty e Design, ISAE 3402 e o primeiro Data Center de Colocation do Brasil a conquistar o certificado LEED Gold, conferido pelo US Green Building Council.

Sobre os Data Centers ODATA

Construídos para abrigar infraestruturas de nuvens públicas e privadas, suportando racks de alta densidade, os Data Centers de Colocation da ODATA se destacam entre os mais avançados em toda a América Latina.

Os Data Centers ODATA são altamente eficientes na operação e no consumo de energia. Todas as instalações são gerenciadas por sistemas integrados e contam com diversas camadas de automação. Assim, proporcionam ao cliente final segurança e a visão total de seu ambiente de TI.

As salas de TI são dedicadas à operações de missão crítica. Todos os equipamentos prediais (PDUs, CRAHs e STSs) localizam-se em corredores técnicos, separados das áreas de TI. Todas as salas contam com um sistema de detecção precoce de fumaça (Very Early Smoke Detection Apparatus – VESDA), de supressão de chamas com sistema de gás (Ecaro 25 – Clean Agent Fire Suppression) e sprinklers com dry-pipe.

Há, ainda, a disponibilidade de escritórios para clientes no prédio administrativo do DC SP01, incluindo a possibilidade de NOCs (Network Operations Centers), ambientes de contingência, salas de reuniões e vagas de estacionamento.

Sobre a ODATA

A ODATA é uma provedora de serviços de Data Center de origem brasileira, dedicada a fornecer infraestruturas de TI escaláveis, seguras e flexíveis na América Latina. Dispõe de cerca de 35 MVAs de capacidade, distribuídos em três plantas no Brasil e uma na Colômbia. Especializada em Colocation, a ODATA suporta as crescentes demandas de energia, espaço e segurança de organizações de diversos setores, interessadas em avançar em suas jornadas de transformação digital.

É uma empresa do grupo Patria Investimentos, um dos maiores gestores de investimentos alternativos centrado em ativos na América Latina, pioneiro na indústria de Private Equity no Brasil. Tem como uma de suas acionistas a CyrusOne, companhia norte-americana de investimento imobiliário (REIT) de alto crescimento, especializada em data centers carrier-neutral, de alta confiabilidade e de classe global. É um dos principais players internacionais do setor.