Imagem externa do data center da ODATA

IFC investe na ODATA para apoiar o crescimento da economia digital do Brasil e impulsionar a recuperação econômica

13/01/21

As empresas do Brasil terão melhor acesso a serviços de hospedagem de dados com um investimento da IFC, membro do Grupo Banco Mundial, que ajudará a revitalizar e impulsionar a infraestrutura digital do país. O empréstimo de US$ 30 milhões (aproximadamente R$ 155 milhões) permitirá que a ODATA Brasil S.A., provedora de infraestrutura de Data Center, com ampla atuação em diversos setores de mercado, como nuvem e telecomunicações, expanda seus três data centers existentes no Brasil e suas operações em toda a América Latina. Este é o primeiro projeto de financiamento da IFC em datacenters.

Dada a pandemia global, o investimento da IFC ajudará o país a fortalecer sua produtividade, aumentando a resiliência digital e contribuindo para uma recuperação econômica sustentável. Como a maior economia e o país mais populoso da América Latina, o Brasil gera uma grande demanda por conectividade em toda a região.

“Diante desse cenário, vemos que a ODATA está bem posicionada para aproveitar essa tendência de demanda por capacidade de data center na América Latina. Com o financiamento e o apoio da IFC, estamos expandindo nossas operações para apoiar empresas com a infraestrutura de maior qualidade e escalabilidade na região”, afirma Rafael Bomeny, Vice-Presidente da ODATA.

Após a pandemia da COVID-19, será essencial para a estratégia de recuperação econômica brasileira o aumento de investimentos na preparação da infraestrutura digital do país e, desta forma, ampliar os serviços habilitados de tecnologia de informação e comunicação. O Brasil tem todas as vantagens para continuar como o principal hub de data center da América Latina: uma grande população experiente em tecnologia, um aumento da penetração da Internet e uma crescente demanda por serviços em nuvem. No entanto, o país ainda não tem uma classe bem estabelecida de provedores de infraestrutura de data centers com foco em serviços de data center de atacado, deixando os clientes com escolhas limitadas.

Em resposta, com foco em servir seus clientes globais por meio de uma única plataforma, a ODATA está impulsionando seus negócios na região. Além de expandir seus três data centers baseados no Brasil e um na Colômbia, a empresa iniciou a construção de unidades no México e no Chile e está desenvolvendo um novo prédio no Rio de Janeiro.

“Além de fornecer financiamentos de alta qualidade que aumentam nossa competitividade no mercado, a IFC vai nos apoiar na melhoria de nossos padrões ambientais e sociais e esperamos expandir nosso relacionamento para outros países da região, onde estamos implantando novas capacidades”, acrescenta Bomeny.

“No Brasil, uma das prioridades estratégicas da IFC é melhorar o acesso a serviços de data center de qualidade, promovendo a conectividade e apoiando economia digital. Em meio à pandemia, o investimento da IFC ajudará a aumentar a competitividade do mercado para serviços de hospedagem de dados na América Latina, permitindo produtividade e o uso mais amplo de serviços digitais. Isso ajudará o Brasil a alcançar uma economia digital sustentável”, afirma Carlos Leiria Pinto, Gerente Geral da IFC no Brasil.

A IFC é um importante player no financiamento do setor de telecomunicações, mídia e tecnologia (TMT) em mercados emergentes em todo o mundo. Desde 2010, a IFC se comprometeu e mobilizou mais de U$ 6 bilhões para projetos TMT globalmente.

A IFC vem investindo no setor privado brasileiro desde 1957 para endereçar os principais desafios de desenvolvimento do país, incluindo os de urbanização, inclusão social, competitividade e produtividade, e gerenciamento de recursos naturais. No ano fiscal de 2020, os investimentos de longo prazo da IFC no Brasil, em todos os setores, totalizaram US$ 2,2 bilhões, incluindo US$ 615 milhões em mobilizações de recursos de terceiros.

Sobre a ODATA

A ODATA é uma provedora brasileira de serviços de data center, dedicada a fornecer infraestruturas de TI escaláveis, seguras e flexíveis na América Latina. Fundada em 2015, a empresa possui atualmente três data centers no Brasil, um na Colômbia e já iniciou sua expansão para o México e Chile. Especializada em Colocation, a ODATA atende à crescente demanda por energia, espaço e confiabilidade de organizações de diversos setores, interessadas em avançar em sua transformação digital.

É uma empresa do Patria Investimentos, uma das maiores gestoras de investimentos alternativos da América Latina, pioneira na indústria de Private Equity no Brasil. Um de seus acionistas é a CyrusOne, uma REIT americana de alto crescimento, focada na construção e operação de data centers de classe mundial neutros para operadoras. É um dos maiores players internacionais do setor. Para obter mais informações, visite https://odatacolocation.com.

Sobre a IFC

A IFC—organização do Grupo Banco Mundial—é a maior instituição global de desenvolvimento voltada para o setor privado nos mercados emergentes. Trabalhamos em mais de 100 países, usando nosso capital, conhecimento técnico e influência para criar mercados e gerar oportunidades nos países em desenvolvimento. No exercício financeiro de 2020, investimos US$ 22 bilhões em empresas privadas e instituições financeiras nos países em desenvolvimento, alavancando o poder do setor privado para erradicar a pobreza extrema e aumentar a prosperidade compartilhada. Para mais informações, visite www.ifc.org.