Blog

Resolvemos por meio deste blog estabelecer um canal direto de comunicação do grupo executivo da ODATA com nossos clientes, prospects e parceiros. É também uma forma de conhecer um pouco melhor nossa visão, forma de pensar e um pouco da cultura ODATA.

Nasce uma empresa… ODATA!

Marcelo Mendes

Neste primeiro post, achamos interessante fazer uma breve apresentação pessoal e falar um pouco o que nos trouxe para este novo projeto do Pátria Investimentos chamado ODATA.

Venho de uma carreira de aproximadamente 20 anos dentro do setor de Tecnologia ocupando nos últimos 12 anos posições executivas nas áreas de Vendas e Marketing de grandes empresas brasileiras e multinacionais como Tivit, SAS, HP e CGI, nesta última, também com atuação na América Latina.

Meu interesse e motivação por este projeto se deveu principalmente por 4 principais fatores:

– Start-up – gosto muito da dinâmica de uma empresa começando a operar. Participar de todas as atividades iniciais em todas as áreas, das pequenas como a escolha da máquina de café, as grandes como a estratégia da empresa, primeiros funcionários e definição de escritório me agradam e motivam bastante. Já tive um experiência semelhante no passado e tenho agora a oportunidade e prazer de repetir.

– Atuação América Latina – apesar das dificuldades atuais e perceber as diferenças políticas e econômicas, entendo que existe uma sinergia potencial no bloco em todas as áreas ainda pouco explorada. Me motiva também trabalhar com diferentes culturas.

– Grupo forte e qualificado – este item vale tanto para o grupo investidor que concebeu a ODATA (Pátria Investimentos dentro de seu fundo de Infraestrutura, Pátria Infraestrutura) quanto meus colegas diretores da empresa. Com esta base estamos buscando manter uma equipe igualmente qualificada e motivada.

– Potencial do mercado de data centers na América Latina – deixei por último o principal. Estudamos a fundo o tema e seu desenvolvimento atual em regiões mais desenvolvidas como EUA e Europa em sua fase de maturação dentro do Pátria ainda e acreditamos fortemente no seu grande potencial de evolução na região. Com toda a explosiva proliferação de dados atual e sua consequente necessidade de armazenamento e processamento, advindas do crescimento exponencial dos ambientes de Nuvens, Internet das Coisas, Big Data, Vídeo por demanda, Armazenamento de Imagens, que sob hipótese nenhuma deixarão de continuar crescendo, entendemos que a região precisará ainda de muitos data centers missão crítica para sustentar este crescimento. Nos parece um caminho sem volta que precisa ser pavimentado por data centers que sustentem com performance, segurança e escalabilidade este crescimento.

Com estes pontos e outros que estou descobrindo ainda na jornada, entro 2016 com muita motivação para junto com o time ODATA fazer de nossa empresa uma referência no setor. Este é o nosso principal objetivo: sermos reconhecidos como a principal rede de data centers, com foco em Wholesale Colocation, da América Latina.

Nos próximos posts teremos a oportunidade de comentar um pouco mais sobre nossa estratégia e portfólio.